sexta-feira, 29 de maio de 2026

Governo Lula leva um dia para reagir, não explica omissão e ataca família Bolsonaro

Presidente Lula. (Foto: Agência Brasil
Nota do governo evita criticar o governo dos EUA que, afinal, tomou a decisão

Do - Diario do Poder - O governo Lula (PT) levou um dia inteiro elaborando uma nota de resposta, divulgada nesta sexta-feira (29), sobre a decisão do governo dos Estados Unidos de classificarem como organizações terroristas a facções criminosas PCC e Comando Vermelho. A resposta, meramente político-eleitoral, reforça a impressão geral de que o governo segue passando pano para criminosos.

Em vez de responder ao ao governo dos EUA, donos da decisão, o Palácio do Planalto preferiu atacar a família Bolsonaro e seus apoiadores, acusando-os de estimular interferência estrangeira no Brasil. A classificação se destina a dar instrumentos efetivos ao governo norte-americano de combater esses criminosos, que motivam quantias impressionantes de dinher.

Somente a operação policial nesta quinta-feira (28) investiga a movimentação de mais de R$26 bilhões do PCC por meio de fintechs e outras instituições financeiras.

Na nota, o governo mistura defesa da soberania nacional com ataques diretos à oposição, chamando aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “traidores”, como se o Brasil estivesse em guerra contra os EUA, e de “falsos patriotas”, sem explicar aos brasileiros sua relutância em enfrentar essas organizações criminosas, inclusive apoiando mudanças legislativas de aumento das pena e de redução da maioridade penal, única alternativa para proteger os jovens do assédio dessas organizações criminosas ou terroristas.

A nota do governo Lula também não explicou por que o governo brasileiro recusou convite para se unir a uma aliança de 12 países das Américas para enfrentar organizações terroristas e de tráfico internacional de drogas. Lula (PT) preferiu se associar a outro esquerdista, o colombiano Gustavo Petro, para a atitude estudantil de “marcar posição” contra os EUA.

A reação ocorre justamente após autoridades americanas endurecerem o discurso contra organizações criminosas brasileiras, tratadas cada vez mais como grupos de alcance transnacional e potencial terrorista. Em vez de aproveitar o momento para reforçar alinhamento estratégico com os EUA no combate ao crime organizado, o governo preferiu transformar a crise em mais um embate político interno.

Outro ponto que chamou atenção foi a tentativa do Planalto de relativizar a classificação das facções como organizações terroristas. O governo argumenta que PCC e CV atuam motivados por lucro e tráfico de drogas, e não por razões ideológicas ou religiosas, como ocorre no terrorismo internacional.

A nota também levanta preocupação com possíveis impactos econômicos de medidas unilaterais estrangeiras, chegando a citar riscos ao sistema financeiro brasileiro e até ao PIX.

Veja abaixo a nota na íntegra:

“O Brasil é uma nação soberana que tem travado combate permanente contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e as demais facções e milícias que praticam o terrorismo nos territórios em que vivem milhões de famílias. Enfrentar essas organizações criminosas com firmeza é, e continuará sendo, prioridade do Estado brasileiro.

O terror causado por essas organizações em comunidades busca obter lucro através do crime, especialmente pelo tráfico de drogas e armas, e não pode ser confundido com o tipo de ação por motivos ideológicos, políticos e religiosos do terrorismo internacional.

A segurança da nossa população é importante demais para ser manipulada politicamente por traidores que tentam confundir esses conceitos. Por falsos patriotas, envolvidos com o crime organizado, que pedem a autoridades estrangeiras a interferência em assuntos brasileiros.

 É deplorável que mais uma vez integrantes da família Bolsonaro viajem aos Estados Unidos para defender intervenção estrangeira no Brasil, como já fizeram no tarifaço, que causou tantos danos ao nosso país.

Aprovamos recentemente uma lei de combate às facções e milícias com penas que chegam a até 80 anos de prisão – a maior prevista em toda a legislação brasileira. O Governo do Brasil conduz o programa “Brasil contra o Crime Organizado”, que combate as facções e milícias desde o seu braço armado nas esquinas até o seu andar de cima.

O crime organizado não respeita fronteiras e seu combate exige ação conjunta. Construímos, ao longo de décadas, parcerias com vários países, inclusive com os Estados Unidos. O Brasil apresentou em 16 de abril deste ano, ao Departamento de Estado dos EUA, uma proposta focada na inteligência e na cooperação internacional que inclui ampliação dos controles sobre a lavagem de dinheiro praticada no exterior e sobre o tráfico de armas enviadas ao Brasil.

Qualquer colaboração internacional para o combate às facções será bem-vinda. Seguimos dispostos a construir soluções conjuntas benéficas aos países envolvidos. Mas não aceitaremos o uso de medidas arbitrárias vindas do estrangeiro como pretexto para atacar a nossa soberania e a nossa economia.

Medidas unilaterais, não negociadas, podem enfraquecer o combate aos criminosos e gerar ações que colocam em risco a vida das pessoas que nada têm a ver com o crime. Podem reduzir a capacidade de compartilhamento de informações entre as polícias. Podem afetar nosso sistema financeiro e inovações nacionais como o PIX, que incomodam interesses estrangeiros.

Em resumo, trata-se de possível retrocesso no combate ao crime, risco à vida das pessoas e prejuízos econômicos ao país.

A soberania nacional é inegociável. O Brasil rejeita qualquer forma de interferência externa em seus assuntos internos. Quem define como o crime é classificado e combatido dentro do Brasil são os brasileiros, com suas instituições, suas leis e suas forças de segurança”.

ITABUNA EM FOCO:

Com otema “O clima já mudou. E nós?”, Prefeitura de Itabuna promove Semana do Meio Ambiente 2026

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA),  entre os dias 31 de maio e 3 de junho, realiza a Semana do Meio Ambiente 2026. Sob o tema “O clima já mudou. E nós? Prepare hoje o amanhã que o planeta exige”, o evento reunirá estudantes, empresas, instituições parceiras e a comunidade em uma programação voltada à conscientização ecológica e a educação sustentável.


No dia domingo (31 de maio) será realizado Pedal Ambiental: A abertura oficial será um passeio ciclístico aberto ao público de todas as idades (menores devem estar acompanhados). A concentração ocorre às 7h no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, com saída às 8h. Os inscritos terão direito a café da manhã, camisas e sorteio de brindes.

No dia 1º de junho (Segunda-feira) – Oficina de Adaptações Climáticas: Promovido pelo CDS Litoral Sul da Bahia. Na sede da instituição, o encontro debaterá estratégias e políticas públicas sustentáveis para os municípios da região.

No dia 2 de junho (Terça-feira) – Feira Ambiental: o evento contará com exposições acadêmicas, rodas de conversa e ações educativas no Centro de Cultura Adonias Filho. A iniciativa tem a parceria de órgãos e empresas como AACRRI, CVR, UFSB, SEBRAE, FICC, Inema e Biosanear.

Já no dia 3 de junho (Quarta-feira) – Blitz Ambiental: O encerramento da programação contará com uma ação educativa de trânsito e conscientização, realizada em parceria com a SETTRAN e a Biosanear na Avenida Comendador Firmino Alves.

AÇÕES NO SHOPPING

Durante dois dias do evento, o Shopping Jequitibá receberá a exposição do projeto Itabuna Mais Verde, com doação de mudas nativas e, para simbolizar a adesão do centro de compras como parceiro da iniciativa, será realizado o plantio de um jequitibá. Além disso,
um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes, em parceria com a Reciclus, passará a funcionar no local.   

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Carlos Santal um grande nome de nossa arte.

 RECEBEU ALTA E JÁ SE ENCONTRA EM CASA

O professor de artes-plásticas Carlos Santal, que também é compositor, cantor e escritor, após cerca de oito dias internado no Hospital São Lucas para a realização de alguns procedimentos médicos, recebeu alta nesta sexta-feira, 29, e já se encontra no aconchego do seu lar.

Carlos Santal aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que oraram por sua recuperação, em especial à sua família, que permaneceu sempre ao seu lado nesse momento delicado.

O professor Carlos Santal, que vem fazendo sucesso com suas músicas — especialmente a canção “Mariana”, disponível em sua página no YouTube — é um dos nomes de Itabuna que mais revelou novos talentos da pintura grapiúna ao longo dos anos.

Daqui, continuamos torcendo por sua plena recuperação, em nome do Pai Altíssimo. Faça parte também dessa corrente de fé e solidariedade!

SÃO JOÃO CANCELADO EM ILHÉUS: ENTRE A BUROCRACIA E A GUERRA POLÍTICA

E D I T O R I A L:

A decisão da Prefeitura de Ilhéus em cancelar a realização da festa “Meu São João Amado 2026” caiu como um balde de água fria sobre a população, comerciantes, artistas e o setor turístico regional. O anúncio oficial, divulgado pela Secretaria Municipal de Turismo, atribui o cancelamento à impossibilidade de conclusão dos trâmites burocráticos necessários para garantir segurança jurídica às contratações, obedecendo às exigências da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026 do Ministério Público Estadual.

As praias mais bonitas do Brasil 

Segundo a nota, a gestão municipal havia planejado uma programação especial para fortalecer a cultura junina e aquecer a economia local. Contudo, dificuldades administrativas e até mesmo a apreensão de equipamentos essenciais utilizados nos processos internos teriam inviabilizado a continuidade das ações dentro do prazo necessário.

Até aí, o discurso oficial segue a linha da prudência administrativa e do respeito ao dinheiro público. Entretanto, nos bastidores políticos de Ilhéus, o assunto ganha outra interpretação.

Comentários vindos de setores políticos e administrativos apontam que parte da lentidão burocrática teria parado justamente em órgãos ligados ao Governo do Estado da Bahia, adversário político da atual administração municipal. Embora nenhuma autoridade estadual tenha se pronunciado oficialmente sobre tais acusações, cresce nos meios políticos a percepção de que disputas partidárias continuam interferindo diretamente em ações que deveriam priorizar exclusivamente os interesses da população.

Infelizmente, quem paga a conta dessa disputa é o povo. O comércio deixa de faturar, artistas locais perdem espaço, ambulantes deixam de trabalhar e a cidade perde mais uma oportunidade de movimentar sua economia em um período tradicionalmente importante para o Nordeste.

É preciso separar divergências políticas da responsabilidade pública. O São João é patrimônio cultural do povo nordestino e não pode se tornar vítima de disputas entre grupos políticos.

A população espera mais diálogo, menos vaidade e maior compromisso coletivo com o desenvolvimento regional. Afinal, enquanto a burocracia trava e a política disputa poder, quem sofre é sempre o cidadão.

AUSÊNCIA DE SANITÁRIOS NAS AGÊNCIAS E ÔNIBUS DA ROTA REVOLTA PASSAGEIROS

Um problema antigo e recorrente continua gerando indignação entre os usuários do transporte intermunicipal da Empresa ROTA: a falta de sanitários nas agências de embarque e também nos ônibus da companhia.

A situação, frequentemente denunciada pela população e por setores da imprensa regional, segue sem solução concreta. Passageiros reclamam do desconforto e da falta de respeito aos direitos básicos dos consumidores, especialmente idosos, gestantes, crianças e pessoas com problemas de saúde, que acabam sendo os mais prejudicados durante as viagens.

Segundo usuários, mesmo após diversos apelos públicos direcionados aos proprietários da empresa e aos órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte, nenhuma providência efetiva foi adotada até o momento.

O assunto voltou a repercutir na manhã desta sexta-feira, 29, durante o programa “O Poder da Notícia”, da rádio Boa FM, apresentado pela comunicadora Jaqueline Mendes. Durante o programa, Jaqueline criticou a situação e cobrou medidas urgentes das autoridades competentes e da empresa responsável pelo serviço.

Em tom de indignação, a comunicadora levantou um questionamento que reflete a preocupação de muitos passageiros:

“Se uma mulher gestante estiver viajando para Canavieiras e, durante o trajeto, sentir necessidade de usar um sanitário, o que ela deve fazer?”

A cobrança reforça a necessidade de maior fiscalização e de melhorias no serviço prestado pela empresa, visando garantir mais dignidade, conforto e respeito aos passageiros que dependem diariamente do transporte rodoviário regional.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Afetos Reais é lançado na Uesc em solenidade marcada por poesia, arte e presença da comunidade acadêmica

Evento reuniu autoridades, professores, estudantes, servidores e representantes das academias de letras em celebração à nova obra de Alessandro Fernandes


O lançamento do livro de poesias Afetos Reais, de autoria de Alessandro Fernandes, foi realizado na manhã de quarta-feira, 27 de maio, no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Universidade Estadual de Santa Cruz. A solenidade reuniu autoridades acadêmicas, professores, estudantes, servidores técnicos e docentes, além de confrades e confreiras das academias de letras de Ilhéus e Itabuna.

A cerimônia destacou a integração entre literatura, arte e cultura no ambiente universitário. A abertura foi conduzida pela diretora da Editus, professora Rita Virgínia, seguida da participação do vice-reitor da Universidade, professor Maurício Moreau, que ressaltou o papel da universidade pública na promoção do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, com valorização das manifestações artísticas regionais. O auditório esteve lotado durante o evento, marcado por momentos de emoção, recitação de poemas e apresentações culturais.

A solenidade contou ainda com a presença da escritora e professora Tica Simões, responsável pelo prefácio da obra, e do professor e filósofo Sanqueilo Lima, autor das ilustrações em “bico de pena” que acompanham os poemas. Ambos participaram da apresentação da publicação, destacando o diálogo entre poesia, música, filosofia e arte visual presente no livro.

Durante o evento, diversas poesias foram recitadas, inclusive pela ex-reitora da Uesc, que dirigiu a instituição entre os anos de 1996 e 2004, além de convidados e participantes da comunidade acadêmica. A programação reforçou o caráter sensível e reflexivo da obra, que propõe uma imersão nos afetos, nas escolhas e na passagem do tempo.

Publicado pela Editus, editora da Uesc que celebra 30 anos de atuação em 2026, Afetos Reais dá continuidade à trajetória literária iniciada com Rascunhos Reais. Dividido em três partes — O Amor, As Escolhas e O Tempo —, o livro reúne 21 poemas que exploram emoções, memórias, amadurecimento e transformação, em versos livres e intimistas.

No prefácio, Tica Simões afirma que a poesia de Alessandro Fernandes “emociona e surpreende”, ao suscitar reflexões sobre afetos, maturidade e experiência humana. Já as ilustrações de Sanqueilo Lima ampliam a experiência estética da obra, permitindo ao leitor uma interpretação subjetiva e pessoal dos poemas.

Mais do que uma publicação literária, Afetos Reais reafirma a presença da produção artística no ambiente universitário e evidencia o compromisso da Editus e da Uesc com a difusão cultural. A obra apresenta-se como um convite à sensibilidade, à reflexão e ao reconhecimento dos sentimentos que atravessam a vida humana.

Confira mais notícias

Ascom 

ILHÉUS NÃO VAI TER SÃO JOÃO

ILHÉUS EM NOTÍCIAS 

Nota Oficial

Sobre a não realização da festividade Meu São João Amado 2026

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por intermédio da Secretaria de Turismo, comunica à população a não realização da festividade "Meu São João Amado 2026". A decisão reflete o alinhamento contínuo da atual gestão com os princípios de responsabilidade administrativa e o estrito cumprimento das diretrizes de zelo orçamentário estabelecidas pelo Ministério Público Estadual para toda a Bahia, por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026.

​A administração municipal havia planejado com grande dedicação uma programação especial para celebrar a tradição junina de forma antecipada, com o intuito de movimentar a cultura e a economia local.

Entretanto, a plena execução do evento esbarrou na impossibilidade de conclusão de todos os rigorosos trâmites burocráticos exigidos para garantir a segurança jurídica das contratações em tempo hábil. 

Esse cenário adverso tornou-se insuperável diante da recente apreensão de equipamentos essenciais para a finalização administrativa dos processos internos, o que inviabilizou a continuidade dos trabalhos com a celeridade necessária.

​Reafirmamos que nenhum procedimento avança nesta gestão sem o devido respaldo legal e a mais absoluta transparência com os recursos do contribuinte. O cancelamento, portanto, consolida-se como uma medida de prudência institucional e respeito à correta aplicação do dinheiro público. Seguimos trabalhando com empenho para viabilizar futuras ações turísticas e culturais dentro do mais rigoroso padrão ético.

Ilhéus-BA, 28 de maio de 2026

​Secretaria de Turismo

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus orienta famílias sobre atualização obrigatória do Cadastro Único

Regularização cadastral evita bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios sociais

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, orienta as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) a realizarem a atualização cadastral dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal. O procedimento é obrigatório e deve ser feito a cada dois anos, mesmo nos casos em que não houve alteração de endereço, renda ou composição familiar.

O município identificou que muitas famílias ainda estão com os dados desatualizados desde 2022 e 2023. Em alguns casos, o atraso já chega a quatro anos. A situação pode causar bloqueio, suspensão, cancelamento de benefícios sociais e até exclusão do cadastro na base nacional do CadÚnico.

Mesmo com os avisos e convocações realizados pelos setores responsáveis, muitas famílias ainda não procuraram atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. As equipes municipais também realizam ações de busca ativa para orientar a população sobre a necessidade da regularização.

O Cadastro Único é utilizado para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e garantir acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros auxílios sociais.

Atualmente, mais de 3.500 famílias em Ilhéus estão em processo de revisão cadastral e ainda não regularizaram a situação. O atendimento pode ser realizado nas unidades do CRAS dos bairros ou na sede da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Para a atualização, é necessário apresentar documentos pessoais de todos os membros da família, comprovante de residência atualizado, atestado escolar dos integrantes que estudam e comprovante de pesagem de 2026 emitido pela unidade de saúde de referência da família.

A Prefeitura orienta que as famílias procurem os postos de atendimento o quanto antes para evitar prejuízos no acesso aos benefícios sociais.

Odontologia itinerante amplia acesso à saúde bucal em comunidades de Ilhéus

Novo projeto da Prefeitura leva consultório portátil para unidades básicas sem sala odontológica e inicia atendimentos pela comunidade do São José

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (27) um novo projeto de odontologia itinerante, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal em unidades básicas que ainda não possuem consultório odontológico.

A ação funciona com um consultório portátil, permitindo que equipes de odontologia realizem atendimentos diretamente nas comunidades, em parceria com a Atenção Primária do município. O projeto começou pela Unidade de Saúde da comunidade do São José, onde 13 pacientes foram atendidos ao longo do dia.

De acordo com Louise Tainá, coordenadora de Saúde Bucal do município, a iniciativa busca garantir mais acesso aos cuidados odontológicos, principalmente para as pessoas que mais precisam.

“Esse novo projeto leva odontologia itinerante para unidades de saúde que não possuem sala odontológica. Hoje iniciamos pela comunidade do São José, realizando profilaxias, procedimentos preventivos e também encaminhamentos para tratamentos mais complexos em unidades com maior estrutura. É uma grande satisfação poder ofertar cada vez mais odontologia para a população”, destacou.

Entre os atendimentos realizados estiveram procedimentos de limpeza, aplicação de flúor e orientações preventivas. Pacientes que necessitam de tratamentos especializados também receberam encaminhamento para continuidade do cuidado em outras unidades da rede municipal.

A moradora Evelin de Jesus Santos comemorou a chegada do serviço à comunidade. Segundo ela, é a primeira vez que os moradores recebem atendimento odontológico diretamente no local.

“É muito bom receber atendimento odontológico aqui na comunidade, algo que nunca teve antes. Agora essa gestão está levando esse tipo de atendimento para a gente. Gostei muito do atendimento”, afirmou.

Já Manuela Silva Ferreira realizou limpeza dentária e aplicação de flúor e elogiou a iniciativa. “Que atendimento maravilhoso”, disse.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em descentralizar os serviços de saúde e ampliar o acesso da população aos atendimentos básicos e preventivos em todas as regiões do município. - Por ASCOM SESAU

 Ilhéus garante reajuste salarial e avanço em benefícios aos servidores municipais

Projetos foram aprovados na Câmara de Vereadores e seguem o trâmite processual para publicação no Diário Oficial do Município nos próximos dias

A Prefeitura de Ilhéus informa que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade os projetos de lei referentes ao reajuste salarial dos servidores públicos municipais (PL nº 38/2026) e dos servidores da educação (PL nº 44/2026), ambos enviados pelo Poder Executivo. As propostas foram construídas em diálogo permanente com as entidades representativas das categorias, Sinsepi e APPI/APLB, respectivamente, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores.

O PL nº 38/2026, além do reajuste salarial, também contempla o aumento do vale alimentação, que passa a ser de R$ 730, além de outros benefícios destinados às categorias.

Com a aprovação no Legislativo, os projetos seguem agora para os trâmites finais até a publicação no Diário Oficial do Município, prevista para os próximos dias.

Quanto ao retroativo referente aos meses de abril e maio, a Prefeitura de Ilhéus informa que após a sanção das leis, divulgará o cronograma de pagamento que será executado.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a valorização do funcionalismo público, reconhecendo a importância dos servidores para a administração e para a prestação de serviços de qualidade à população, além do diálogo permanente com as entidades representativas das categorias.

Prefeitura realizará audiência pública para apresentação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2026

Encontro amplia o acesso da população às informações sobre as contas públicas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, realizará uma audiência pública para demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre de 2026.

A audiência atende ao que determina a Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. A legislação estabelece que a prestação de contas deve ocorrer até o final de maio, em comissão permanente ou equivalente do Poder Legislativo.

Durante a reunião, serão apresentados dados sobre a execução orçamentária e financeira do município, além da trajetória da dívida municipal. A audiência está prevista para o dia 29 de maio de 2026, às 15h, na Câmara Municipal de Ilhéus.

A iniciativa busca garantir transparência na gestão fiscal e ampliar o acesso da população às informações sobre as contas públicas.

Prefeitura de Ilhéus participa de Seminário Nacional sobre Licitações e Contratos

Capacitação reforça compromisso da gestão com transparência, qualificação técnica e cumprimento da Lei 14.133

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria Jurídica do município, participou nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) do Seminário Nacional de Estudos Avançados de Licitações e Contratos 2026, realizado em Salvador. O evento reuniu gestores, procuradores, técnicos e especialistas para debater a aplicação prática da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133), fortalecendo a qualificação técnica das equipes responsáveis pelos processos administrativos.

Representando o município, a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais envolvidos diretamente nos processos licitatórios e na gestão de contratos públicos.

“Viemos nós da Saúde e integrantes da Procuradoria Jurídica do município para que a gente possa, cada dia mais, fazer os nossos processos licitatórios dentro do que preconiza a Lei 14.133. Estamos capacitando o pessoal para que possamos melhorar cada vez mais nossos contratos e nossas licitações”, afirmou a secretária.

O procurador-geral do município, Jorge Cajueiro, também ressaltou a relevância da atualização técnica e jurídica para garantir mais segurança nos procedimentos administrativos da gestão pública.

“Esse tipo de capacitação é fundamental para assegurar que os processos administrativos sejam conduzidos com responsabilidade, eficiência e total alinhamento às exigências legais. A atualização constante das equipes fortalece a gestão pública e garante mais segurança jurídica para o município”, destacou o procurador-geral.

Durante os dois dias de seminário, os participantes acompanharam palestras sobre temas fundamentais relacionados às contratações públicas, entre eles: aplicação prática da Lei de Contratações e produção de artefatos processuais, auditoria e fiscalização de contratos administrativos, reequilíbrio financeiro e alterações contratuais, responsabilização judicial e improbidade administrativa, além de jurisprudência e atuação dos Tribunais de Contas.

A programação contou com palestras ministradas por especialistas renomados, como André Malheiros, Maike Oliveira, Alessandro Macedo, o desembargador José Aras e o professor Joel Niebuhr.

A participação da equipe da Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização administrativa, a transparência nos processos públicos e a qualificação permanente dos servidores, visando oferecer serviços cada vez mais eficientes para a população. - Por ASCOM SESAU- Sucom 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...