quarta-feira, 22 de abril de 2026

Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís Fortalecem Projeto de Internacionalização Através de Intercâmbio Acadêmico

O estudante Matheo Joaquin
 Flores Tamagni e o professor
Joilson Vasconcellos, coordenador
 do curso de Direito
da Faculdade de Ilhéus

As Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, mantidas pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), ampliam sua atuação no cenário educacional internacional, promovendo a mobilidade acadêmica e a integração entre instituições de ensino de diferentes países. Um programa de intercâmbio acadêmico internacional foi implementado em parceria com o Instituto de Formación y Enseñanza Superior (IFES) da Argentina, contando com o apoio do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado e do Rotary Club Cipolletti Comahue. 

O convênio firmado entre as instituições visa fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural, além de incentivar a circulação de estudantes entre os dois países. Nesse contexto, o estudante argentino Matheo Joaquin Flores Tamagni se integrou oficialmente ao programa, passando a desenvolver atividades acadêmicas no Brasil. Matheo está matriculado no semestre 2026.1 no curso de Direito da Faculdade de Ilhéus e tem acesso a toda a infraestrutura acadêmica da instituição. 

O intercâmbio garante a Matheo acesso gratuito às atividades acadêmicas autorizadas, conforme previsto no termo aditivo ao convênio, além de manter seu vínculo com o IFES. Essa iniciativa destaca o compromisso social e educacional das instituições envolvidas. 

O intercâmbio garante a Matheo acesso gratuito às atividades acadêmicas autorizadas, conforme previsto no termo aditivo ao convênio, além de manter seu vínculo com o IFES. Essa iniciativa destaca o compromisso social e educacional das instituições envolvidas. 

Com o suporte do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado, sob a liderança de seu presidente Abram Feldman, e do Rotary Club Cipolletti Comahue, que atuam como intermediários entre o estudante, a instituição e a comunidade, o programa não apenas promove a integração acadêmica, mas também proporciona vivências culturais e sociais no Brasil. O caráter inclusivo desta ação viabiliza oportunidades educacionais por meio de parcerias institucionais, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade. 

A experiência de intercâmbio nas Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís reforça o papel estratégico na formação de profissionais com uma visão global, preparados para os desafios contemporâneos em contextos multiculturais. Com essas iniciativas, o Centro de Ensino Superior de Ilhéus consolida sua posição como um polo de ensino superior comprometido com a excelência acadêmica e a internacionalização do conhecimento. 

Para o coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, professor Joilson Vasconcellos, é uma grande satisfação receber o aluno Matheo Tamagni. “Vindo da Argentina, ele traz consigo a rica bagagem cultural de nosso país vizinho e o entusiasmo de quem busca expandir horizontes acadêmicos e profissionais”, afirma Vasconcellos. “Ao integrar conhecimentos jurídicos à sua graduação original em marketing, Matheo demonstra uma compreensão clara de que o Direito contemporâneo exige competências multidisciplinares. Seu desejo de conhecer a cultura brasileira e nosso sistema jurídico enriquece não só sua formação, mas também a convivência no campus”, acrescenta o coordenador. ASCOM.

Uesc celebra 52 anos do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade com outorga de títulos honoríficos

campus
Consu realiza sessão especial que destaca trajetórias de excelência na educação, ciência e saberes tradicionais

Nesta quarta-feira, 22 de abril de 2026, completam-se 52 anos de implantação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, situado no bairro Salobrinho, às margens da Rodovia Jorge Amado, em Ilhéus. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) comemora, no dia 28 de abril, às 9 horas, com uma reunião especial do Conselho Universitário (Consu).

A solenidade, aberta ao público, ocorrerá no auditório do Centro de Arte e Cultura e será marcada pela concessão de títulos honoríficos, reafirmando o compromisso institucional com a valorização do conhecimento e das trajetórias que impactam a sociedade.

Como ponto central das comemorações, serão outorgados os títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Honoris Causa, as mais elevadas distinções acadêmicas da Universidade, destinadas a reconhecer contribuições relevantes à educação, à ciência, à cultura e aos saberes tradicionais.

Receberão o título de Doutor Honoris Causa as lideranças indígenas Maria Valdelice Amaral de Jesus e Maura Rosa Vieira Titiah, além do médico Silvio Porto de Oliveira. Pela primeira vez, a Uesc concede simultaneamente a honraria a duas representantes dos povos originários, reconhecendo a relevância dos saberes ancestrais e da luta histórica indígena. Segundo o reitor e presidente do Consu, Alessandro Fernandes, a iniciativa simboliza o respeito à diversidade epistemológica e à justiça histórica.

Maria Valdelice Amaral de Jesus destaca-se na defesa do território e da identidade cultural do povo Tupinambá. Maura Rosa Vieira Titiah é referência na medicina tradicional e na organização do movimento de mulheres indígenas. Já Silvio Porto de Oliveira possui trajetória consolidada na neurocirurgia, no ensino superior e na produção científica.

Na mesma sessão, serão agraciados com o título de Professor Honoris Causa os docentes José Bites de CarvalhoEvandro Nascimento Silva e Luiz Otávio de Magalhães, reconhecidos por suas contribuições à gestão universitária e à defesa da educação pública na Bahia.

O vice-reitor e vice-presidente do Consu, Mauricio Moreau, ressalta que as homenagens, no marco dos 52 anos do Campus, reafirmam o papel da Universidade na promoção do desenvolvimento científico, social e cultural, bem como na valorização da pluralidade de saberes.

SUL DA BAHIA PODE ELEGER SEU PRIMEIRO SENADOR EM 135 ANOS

Carlos Sodré ganha força política dentro e fora da região e desponta como opção de renovação

Carlos Sodré, um grande nome do sul da Bahia 

Da redação - O Sul da Bahia pode, pela primeira vez em 135 anos da República, eleger um representante próprio para o Senado Federal. O nome do advogado, jornalista e procurador federal aposentado Carlos Sodré vem ganhando força no cenário político regional e também na capital baiana, consolidando-se como pré-candidato competitivo ao cargo.

Natural da região, Sodré reúne um currículo diversificado: é ex-professor, já atuou em funções executivas nas esferas municipal, estadual e federal, além de ter experiência na área diplomática internacional. Ao longo da carreira, acumulou condecorações em diferentes áreas de atuação.

Sua pré-candidatura surge em um momento de críticas recorrentes à classe política e à ausência de representantes do Sul da Bahia nos espaços de poder. Com perfil considerado técnico e ficha limpa, Sodré tem atraído apoios crescentes, mesmo antes do início oficial da campanha eleitoral — fator que já desperta atenção de analistas políticos.

Outro ponto observado por aliados é o contraste em relação a possíveis adversários, alguns citados em investigações ou suspeitas de corrupção, a exemplo de menções envolvendo o caso Banco Master. O nome de Carlos Sodré, por sua vez, não aparece associado a esse tipo de situação, o que reforça sua imagem pública.

Discreto na condução de sua pré-campanha, Sodré tem adotado uma estratégia de articulação silenciosa, priorizando o fortalecimento de bases e alianças políticas, com foco no resultado nas urnas.

A candidatura deverá ser oficializada pelo MOBILIZA-33 (Partido da Mobilização Nacional), legenda pela qual será o único postulante ao Senado, com previsão de registro sob o número 333. A escolha por um partido de perfil independente, segundo apoiadores, reflete a intenção de exercer um mandato com autonomia, voltado às demandas e necessidades da população do Sul da Bah

terça-feira, 21 de abril de 2026

Lula chega em Portugal sob protestos: ‘Lula, ladrão, teu lugar é na prisão’

Manifestantes exibiram cartazes com frases como 'PT, facção criminosa' e referências ao STF

Protestos ocorreram em frente ao Palácio de Belém, sede da Presidência da República portuguesa. (Foto: Redes Sociais).

Do - Diario do Poder - A chegada do presidente Lula (PT) a Portugal, nesta terça-feira (21), foi marcada por protestos em frente ao Palácio de Belém, sede da Presidência da República portuguesa.

Manifestantes contrários ao petista entoaram palavras de ordem como “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão” e exibiram cartazes com críticas ao governo brasileiro e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as faixas levantadas durante o ato, estavam mensagens como “PT facção criminosa” e referências ao STF, em um protesto que reuniu apoiadores da direita portuguesa e brasileiros residentes no país.

Um dos nomes que apareceu discursando durante a manifestação foi André Ventura, líder do partido Chega, legenda de direita em Portugal.

Ventura, que ganhou projeção nacional nos últimos anos, tem se consolidado como uma das principais vozes da oposição ao governo socialista português e costuma adotar um discurso crítico à esquerda latino-americana, incluindo o governo Lula.

Veja abaixo:

Uesc aprova oito artigos no Simpósio Nacional de Rádio

Rádio-Uesc aprova o maior número de trabalhos no evento

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi a instituição recordista em aprovações de trabalhos no 7º Simpósio Nacional de Rádio, evento bianual promovido pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Este ano o evento será realizado de 20 a 22 de maio, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 90 anos da Rádio Nacional.

Entre as universidades de todo o país e de alguns países da América Latina que enviaram trabalhos científicos (resultados de pesquisas e relatos de experiência em emissoras universitárias), a equipe da Rádio UESC aprovou oito artigos, que serão apresentados nos diversos Grupos de Trabalhos do evento.

Os trabalhos foram elaborados por alunos do curso de Comunicação Social da Uesc – estagiários/as da rádio e bolsistas de Iniciação Científica e Extensão – com orientação das professoras e diretoras da Rádio-Uesc, Eliana Albuquerque e Priscila Chéquer, que também aprovaram duas propostas. Os temas são diversos e refletem as discussões e experiências da equipe, mas também afirmam a importância da Uesc no cenário radiofônico universitário nacional.  

No GT de Estudos Radiofônicos, o estudante Isac Costa Figueiredo apresentará o artigo “Entre Ondas e Batidas: a trajetória do funk brasileiro no rádio”, estudo feito a partir da experiência musical da Rádio-Uesc. No GT de Rádios Públicas, Rádios Universitárias, Rádios Comunitárias e Livres, é a vez de Cléo Santos Conceição; Maria Luisa Gomes Carvalho e Kauê Eduardo Santana de Góes apresentarem “O papel da rádio universitária na democratização do cinema no interior da Bahia”, fruto da experiência de transmissão ao vivo feita por eles no Festival de Cinema dos Interiores, ocorrido na Chapada Diamantina em 2025. Já no GT de Rádio, Gênero e Diversidade, é a vez das professoras Eliana Albuquerque e Priscila Chéquer apresentarem “Mulheres no rádio do sul da Bahia: histórias de resistência”, trabalho realizado em co-autoria com as orientandas Julia Molfi (de Iniciação Científica-UESC) e Auany Borges (de TCC-Uesc).

No GT de Rádio, Linguagem, Gêneros e Formatos, é a vez de “Cinema no rádio: a experiência do ProCine na Rádio Uesc”, trabalho elaborado pelas alunas Maria Clara Lima e Samara Maria Nunes. E no GT de Rádio, Educação e Cultura a Rádio-Uesc vem em dose dupla, com “Herança de Palmares: o conhecimento a partir de um radiodrama”, dos alunos Kélmany Fernandes e Emanuel Santos Souza e “Projetos Experimentais em Áudio: a experiência da Uesc”, das professoras Priscila Chequer e Eliana Albuquerque.

Por fim, no GT de Rádio, Tecnologia, Plataformas Digitais e Podcasting, novamente a Uesc repete dose dupla com “A expansão do rádio para as redes: adaptação tecnológica na Rádio-Uesc”, de Letícia Monteiro Mendes dos Santos, que discute os desafios de fazer rádio na internet e “Na Arquibancada: a atuação de mulheres no rádio esportivo”, de Maria Rita Aragão; Sarah Maroto e Gabriela Souza, trabalho premiado no Seminário de Extensão da Uesc em 2025 e que relata a experiência do programa esportivo da Rádio-Uesc, que é líder de audiência na emissora e tem como diferencial uma equipe composta exclusivamente por mulheres.

Neste ano, o Simpósio Nacional de Rádio ganha um significado especial ao celebrar os 90 anos da Rádio Nacional, uma das instituições mais emblemáticas da história da comunicação brasileira. Fundada em 1936, a Rádio Nacional foi protagonista na constituição de linguagens, formatos, públicos, imaginários e políticas do rádio no Brasil, exercendo papel central na formação cultural do país e na consolidação da radiodifusão como serviço de interesse público.

Com o tema “Rádio Nacional 90 anos: memória, inovação e futuros da mídia sonora”, o 7º Simpósio nos convida a refletir sobre as continuidades e rupturas da mídia sonora, articulando passado, presente e futuro, questionando que legados históricos orientam o rádio contemporâneo; como as transformações tecnológicas, políticas e culturais reconfiguram o papel do rádio público, comercial, comunitário, universitário e digital; quais futuros são possíveis — e desejáveis — para a mídia sonora em um ecossistema comunicacional marcado pela plataformização, pela inteligência artificial e pela reconfiguração das escutas. E a Uesc, com sua Rádio, estará lá reafirmando sua dedicação e o compromisso com a comunicação pública.

Para a professora Eliana Albuquerque, esse resultado na seleção de artigos para o evento, é uma prova de que “a Rádio Uesc não é somente uma emissora que transmite informações, mas também uma prova inconteste de que aqui fazemos pesquisa, ensino e extensão da melhor qualidade, como é a marca da nossa universidade. Estamos comemorando muito essas aprovações porque refletem nosso trabalho em equipe e a dedicação de todas e todos nós”.

segunda-feira, 20 de abril de 2026

Gilmar quer Zema na mira de Moraes por compartilhar piada

PGR chefiada por amigo do ministro deve se manifestar sobre o caso

Ministro Gilmar Mendes - (Foto: Bruno Moura/STF)

Do - Diario do Poder ' O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, procurou o ministro colega de Corte, Alexandre de Moraes, para defender a inclusão do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), como investigado no inquérito das fake news.

De acordo com a CNN, a intimação sigilosa já foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), chefiada por Paulo Gonet, amigo e até ex-sócio do denunciante, que deve se manifestar.

A iniciativa de Gilmar contra o mineiro veio após ele compartilhar um vídeo de uma piada mostrando fantoches (Gilmar e Dias Toffoli) discutindo sobre o escândalo do Banco Master.

Perante os últimos acontecimentos, Zema e Gilmar já expressaram publicamente críticas um ao outro. O ex-g0vernador sempre se refere a ministros do STF como “os intocáveis” e, como pré-candidato, promete transformar o tribunal, limitando seu acesso a juristas de indiscutível saber, com idade mínima de 60 anos e mandato 15 anos.

Em abril, o então governador havia defendeu críticas ao ministro Alexandre de Moraes e pediu seu impeachment, junto a Dias Toffoli.

Na ocasião, em publicação nas redes sociais, Gilmar classificou como “contradição” o fato de Zema atacar o STF após já ter recorrido a ele para adiar o pagamento de parcelas da dívida de Minas Gerais com a União.

Após a publicação de Gilmar, o ex-governador respondeu com nova postagem. Criticou a postura de Mendes e disse que uma decisão judicial favorável a Minas Gerais no passado não o obriga a ser submisso ao Supremo Tribunal Federal.

Expressaounica: Que democracia é esta, um ministro da Corte, se preocupando com piada?!?

Radio Difusora Sul da Bahia 66 anos no ar

Ele é o mais antigo 
Como a única emissora AM no ar, em Itabuna, a rádio Difusora Sul da Bahia, líder em audiência, neste 21 de Abril, comemora 66 anos de grandes servicos à região do cacau e toda a Bshia.

Fundada pelo deputado Paulo Nunes em 1960, encontrando várias pedras  no caminho, a Difusora, hoje é a voz e o xodó da população de grapiúna, com  uma programação jornalística de muita ética  e musical de qualidade, o ponto alto da emissora com a transformação da comunicação e à participação popular.

Sem maiores programaçôes, o comunicador Robério Nunes, preparou uma grande seresta, conforme, mostra a chamada de video, que será reslizada no Clube dos Amigos, no bairro Santo Antonio, que é uma entidade social, criada pelo proprio radialista, vendo na época à necessidade de mobilizar seus ouvintes, numa união fraterna e, hoje, possibilitando intercâmbio e grandes amizades. 

Do seu quadro formado por grandes profissionais da comunicação, Orlando Cardoso é o único na emissora que permanece, desde a sua fundação.

Mensagem

"Parabéns Difusora! Você nasceu grande e permanece grande". Do blog Expressaounica 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...