sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Ilhéus emite alerta para fortes chuvas nos próximos dias

Gestão municipal atua com ações preventivas e segue em monitoramento contínuo

Catedral de São Sebastião 
ao fundo ponte Jorge Amado

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil, alerta à população para a previsão de fortes chuvas nos próximos dias. A estimativa é de 83 mm entre sexta (27) e segunda-feira (02). O órgão orienta a todos que redobrem os cuidados, especialmente em áreas de risco.

Em caso de emergência, a população pode acionar imediatamente os


canais oficiais de atendimento, como a Defesa Civil de Ilhéus, através do número (73) 97400-7521, a Defesa Civil Nacional, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A gestão municipal vem atuando com ações preventivas, como desobstrução de bueiros, recuperação de drenagens e reposição de lonas em encostas. As equipes seguirão em monitoramento contínuo e à disposição para atender possíveis ocorrências.

ILHEUS EM NOTICIAS

Limpeza e roçagem na Escola Municipal Batista Memorial

A ação proporciona um ambiente mais adequado para o processo de ensino e aprendizagem

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta semana os serviços de limpeza e roçagem na Escola Municipal Batista Memorial, localizada no bairro Malhado, com foco na organização dos espaços e na melhoria das condições do ambiente escolar.

A ação proporciona um local mais adequado à rotina de alunos, professores e demais profissionais da unidade, favorecendo o bem-estar, o conforto e o desenvolvimento das atividades educacionais.

O serviços integram as ações contínuas de manutenção executadas pela gestão municipal nas escolas da rede, assegurando um ambiente seguro e apropriado para o processo de ensino e aprendizagem.

1º Encontro de Lideranças fortalece ações de capacitação de servidores no município

Iniciativa contribuiu para o planejamento de formações alinhadas às demandas de cada secretaria

A Prefeitura de Ilhéus promoveu o 1º Encontro de Lideranças do Programa de Treinamento e Desenvolvimento Servidor do Futuro. A iniciativa da Secretaria de Gestão, por meio da Gerência de Recursos Humanos, teve o intuito de acolher as lideranças da gestão municipal e discutir as necessidades de treinamento para capacitação técnica e comportamental das equipes.

A programação ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Auditório da Contabilidade 'A Parceria'. O encontro contribuiu para o diagnóstico e o planejamento de ações formativas alinhadas às demandas específicas de cada secretaria.

No dia 26, participaram as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde. Já no dia 27, o encontro reuniu representantes da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Serviços Urbanos.

A ação integra a política de valorização do servidor público municipal, com foco na qualificação contínua e no aprimoramento dos serviços prestados à população.

Recuperação de estradas no Aderno e Tibina

Equipes trabalham na melhoria do acesso para moradores e produtores rurais

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Interior, está dando continuidade aos serviços de recuperação da Estrada de Aderno e Tibina, com a realização de patrolamento e encascalhamento. O objetivo da manutenção é melhorar a segurança e facilitar o trânsito de moradores, produtores rurais e veículos de transporte escolar. 

A iniciativa garante o direito de ir e vir com segurança. Com a via em boas condições, o tempo de deslocamento até a cidade diminui e o escoamento da produção agrícola local torna-se mais rápido.

A Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a manutenção da infraestrutura rural, investindo em ações contínuas que promovem desenvolvimento, qualidade de vida e mais dignidade para as comunidades do interior do município. Sucom.

Materno-Infantil recebe segunda etapa do FESF Itinerante e debate cuidados com Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Na segunda etapa do Projeto FESF Itinerante, iniciativa da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) que leva a sede administrativa diretamente às unidades de saúde sob sua gestão, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, recebeu mais uma equipe técnica da fundação para alinhar fluxos, fortalecer o diálogo, realizar escuta qualificada, identificar e solucionar desafios locais e reduzir riscos operacionais e administrativos. A etapa foi aberta pelo diretor-geral da FESF-SUS, Bruno Guimarães, com transmissão online direcionada aos colaboradores da instituição.

A programação também trouxe um debate relevante sobre os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRTs). Trata-se de um grupo de condições psiquiátricas como ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout, causadas, agravadas ou desencadeadas por fatores de risco no ambiente laboral, como má organização, excesso de carga de trabalho e assédio.

A discussão foi mediada por Érica Bowes, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da FESF. A instituição considera esse tipo de debate prioritário entre seus colaboradores, já que, desde maio de 2026, está em vigor uma atualização do Ministério do Trabalho e Emprego que inclui explicitamente os riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, obrigando as empresas a identificar e gerenciar fatores como assédio, jornadas exaustivas e sobrecarga de trabalho.

“Não podemos normalizar processos discriminatórios e assediadores. Quando normalizamos a violência, normalizamos o usuário”, destacou Érica. A diretora ressaltou que o trabalho funda a sociabilidade humana e é a partir dele que se produz o novo, impulsionando a humanidade a patamares mais elevados. Ela defendeu a adoção de medidas cotidianas de prevenção ao assédio, considerando que os TMRTs representam a terceira causa de afastamento e concessão de benefícios por incapacidade no Brasil.

Uma oficina com coordenadores, gestores e representantes dos trabalhadores marcou o encontro. Nesta segunda etapa, também foram realizadas diversas reuniões setoriais. Com a iniciativa, a FESF promove uma gestão participativa, na qual as soluções são construídas em conjunto com as equipes locais, com foco no aprimoramento da gestão. Além disso, são desenvolvidas ações temáticas organizadas por áreas, voltadas às necessidades específicas de cada unidade. O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia e única maternidade 100% SUS da região, foi uma das primeiras unidades a receber o FESF Itinerante. Ascom.

Sandoval Benevides deixa a diretoria do Itabuna Esporte Clube

SANDOVAL BENEVIDES ENTREGA CARTA RENÚNCIS DA SUA VICE-PRESIDÉNCIA DO IEC

O incansável Sandoval
O desportista itabunense Sandoval Benevides, um dos fundadores da sede social do clube, entregou carta de renúncia ao cargo que ocupava na diretoria da agremiação, após discordâncias relacionadas ao cumprimento do Estatuto da entidade.

De acordo com informações apuradas pela equipe jornalística, a carta foi encaminhada ao presidente do Conselho Deliberativo, Rui Correia. O motivo principal teria sido a não observância de normas estatutárias, especialmente após o afastamento do presidente Rodrigo Xavier, quando, segundo Benevides, o cargo não foi oficialmente repassado ao vice-presidente, como determina o regulamento interno.

Sandoval Benevides possui uma longa trajetória no clube de Itabuna, ao qual se dedica desde 1978. Ao longo dos anos, foi presidente por três mandatos, vice-presidente em diversas ocasiões e ocupou outros cargos relevantes na administração do Itabuna Esporte Clube, além de participar da fundação da sede social.

No momento da renúncia, Benevides exercia novamente a vice-presidência. Sua decisão marca o encerramento de mais um ciclo de atuação direta na gestão do clube, após décadas de serviços prestados à instituição esportiva.

Paraná Pesquisa confirma crescimento de Flávio, que aparece à frente de Lula

 Petista continua à frente em simulações de 1º turno com a oposição fracionada em várias candidaturas

Senador e pré-candidato a presidente da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) - (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Do - Diário do Poder - Novo levantamento nacional do Paraná Pesquisas confirma o crescimento da pré-candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também mostra, a exemplo de outras pesquisas, que o filho mais veho do ex-presidente Jair Bolsonaro já supera Lula (PT) em cenário bem provável de segundo turno na disputa.

De acordo com esse levantamento, ambos estão praticamente empatados em intenção de votos, mas Flávio Bolsonaro já aparece à frente do petista, com 44,4% contra 43,8%. Qualquer diferença é considerada relevante em disputa tão acirrada, lembrando que a vitória de Lula sobre seu oponente, em 2022, foi de cerca de 1 ponto percentual.

O Paraná Pesquisas realiza esse levantamento mês após mês, e mostra no gráfico abaixo a evolução do nome de Flávio Bolsonaro, cujo nome começou a constar em outubro, quando somou 37% das intenções de voto logo após ser anunciado pelo pai. Desde então, Flávio só cresceu: foi para 38,6% em novembro, 41% em dezembro, 42,2% em janeiro e 44,4% em fevereiro.

Em simulações de primeiro turno, Lula lidera em todos os cenários em que aparece como candidato único da esquerda contra vários candidatos de oposição.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.080 eleitores em 159 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-07974/2026.

Veja os números da disputa presidencial em disputa de segundo turno:

 

A poesia agradece a Val Cabral

Joselito dos Reis
Tributo ao comunicador Val Cabral.

Por Joselito dos Reis - A cidade de Itabuna viveu um momento histórico para sua cultura ao inaugurar, no último 26 de fevereiro, um espaço que eterniza a memória de seu poeta mais ilustre e mundialmente reconhecido: Telmo Padilha. A iniciativa, que por anos inquietou os que defendem a literatura grapiúna, tornou-se realidade graças à sensibilidade e persistência do comunicador Val Cabral, que abraçou a causa e a conduziu até sua concretização.

Val Cabral. ama Itabuna
 e à sua gentr

A oportunidade surgiu com a requalificação da Orla do Berilo pela prefeitura municipal. Ao saber do projeto, Val Cabral procurou a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, apresentando a proposta de integrar arte e cultura à revitalização urbana. A ideia encontrou acolhimento também no prefeito Augusto Castro, que demonstrou sensibilidade diante da importância de se preservar e celebrar a memória cultural da cidade.

Monumento e Mosaico ao poeta Telmo Fontes Padilha 

Com o apoio do Clube do Poeta Sul da Bahia, a proposta ganhou forma concreta. Foi contratado o artista plástico e escultor Diovane Tavares, responsável pela criação do monumento em tamanho real de Telmo Padilha, construído em ferro e aço. A obra foi instalada na Alameda do Berilo, acompanhada de um grande mosaico com resumos biográficos e produções literárias de diversos poetas grapiúnas — um verdadeiro painel da poesia regional.

A mobilização envolveu ainda empresários e amigos da cultura, que contribuíram para a arrecadação de recursos necessários à execução do projeto. O resultado é um conjunto artístico de forte simbolismo: a estátua, produzida em ferro reciclado, conta com iluminação interna que sugere o pulsar do coração e o brilho da mente criadora do poeta. O mosaico, composto por 150 peças dedicadas a escritores locais, amplia o significado do monumento, transformando-o em espaço coletivo da memória literária.

Mais que uma homenagem individual, o novo espaço cultural nasce com vocação viva. Sua administração ficará a cargo do Clube do Poeta Sul da Bahia, que pretende promover atividades artísticas e culturais regulares, garantindo que o local se torne referência permanente de criação, encontro e celebração da palavra poética.

A inauguração, marcada por recital de poesias, música e presença expressiva da comunidade, foi digna do legado de Telmo Padilha — o poeta que levou a poesia grapiúna ao mundo quando ainda não havia internet, apenas talento, perseverança e amor pela literatura.

Como poeta, jornalista e fundador do Clube do Poeta Sul da Bahia, registro meu profundo agradecimento a Val Cabral e a todos que tornaram possível esse gesto de respeito à cultura de nossa terra. Que este espaço seja não apenas monumento, mas semente de novos versos, novos sonhos e novas vozes.

Que a poesia continue sendo o encanto divino de Itabuna — cidade moldada pela força do cacau, pelo sabor do chocolate e pela grandeza de seus criadores — em um permanente e necessário “Voo Absoluto” rumo à prosperidade cultural.

Joselito dos Reis

Poeta e jornalista.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Tropa de choque de Lula fracassa e CPMI quebra sigilos de Lulinha

Após aprovação, petistas iniciaram uma confusão no colegiado após a oposição celebrar a aprovação do requerimento

A CPMI do INSS aprovou nesta quinta-feira (26) a quebra de sigilo bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva o “Lulinha”, filho do presidente Lula (PT).

Após a votação, simbólica, parlamentares do PT armaram uma grande confusão, com tentativas de agressão ao presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Após a oposição celebrar as aprovações, os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Paulo Pimenta (PT-RS) partiram para cima da mesa diretora do colegiado.

A tropa de choque que Lula mandou à CPMI tinha ordens expressas para impedir a quebra dos sigilos de Lulinha e de outras figuras suspeita no caso do roibo aos aposentados e pensionistas e também no escândalo do Banco Master.

Os lulistas cometeram o erro de insistir que os 87 requerimentos da pauta, com convocações para depor e quebras de sigilos, fossem votados em bloco. Mas, na hora da votação, prevaleceu a vontade da oposição, que, assim, aprovou todas as propostas que estavam na pauta.

Após o tumulto, a sessão foi suspensa por 15 minutos. Veja abaixo:

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) denunciou que o deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ), foi agredido na confusão.

“Requerimento de quebra de sigilo do Lulinha é aprovado e base do governo parte para agressão!Minha solidariedade ao Deputado @oficialluizlima que foi AGREDIDO!”, escreveu nas redes sociais.


ITABUNA EM FOCO

 Prefeitura investe R$ 8,9 milhões nas obras do Parque Linear da Avenida Amélia Amado*

Prefeito assina ordem de serviços 

A Prefeitura  de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), está investindo R$ 8,9 milhões nas obras do Parque Linear da Avenida Amélia Amado, no centro. Em solenidade transferida para seu Gabinete, em decorrência das chuvas, o  prefeito Augusto Castro (PSD), assinou na noite desta quarta-feira, dia 25,  a ordem de serviço para autorizar  Metro Engenharia e Consultoria Ltda., à execução.

Na solenidade, o prefeito Augusto Castro disse que as obras na Amélia Amado representam uma ação de governo. “É uma grande obra na área central, que vai se integrar à nova ponte sobre o Rio Cachoeira fazendo ligação ao Bairro da Conceição, que também está avançando. Visitei hoje o canteiro onde acontece a montagem das estruturas dessa obra gigante para a mobilidade da cidade’, comentou.


“A área do Parque Linear, que há 20 anos sofreu intervenção com o tamponamento do córrego Lava-Pés, terá agora investimento na implantação de novo tamponamento em alguns trechos descobertos, no início e no final da avenida. Será a modernidade para garantirá mais espaços num importante polo de comércio e serviço, com algumas áreas residenciais, ligando a Beira-rio ao viaduto na rodovia BR-101”, acrescentou o prefeito.

“Este novo equipamento será inserido no canteiro central da avenida, sobre o rio tamponado em um espaço de 1,5 km de extensão, contendo estacionamentos e elementos de urbanização com áreas de lazer e esportes, espaços para contemplação, ciclovia e paraciclo em todo o trecho, favorecendo o modal alternativo. Também terá calçadas, meio-fio e rota acessível beneficiando mais de 35 mil habitantes diretamente e em áreas adjacentes”, informou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, disse que a construção do Parque Linear da Avenida Amélia Amado atende à determinação de Castro para modernizar o centro da cidade. “Este é um projeto em que ele vinha pedindo celeridade e posso chamar de ‘menina dos olhos’ do prefeito’ pelo seu empenho junto à equipe de engenheiros e arquitetos”, disse.

“Há quase dois anos estamos executando o Programa de Integração Urbana Itabuna 2030, com recursos próprios, financiado pelo Fonplata. Então é mais uma obra importante para a cidade, porque vai dar nova roupagem à área urbana, a exemplo dos parques lineares de Beira-rio, as praças e obras de arte como a nova ponte, o complexo viário da Avenida Princesa Isabel, com um viaduto. O principal dessa obra é a transformação urbana com a cidade num novo ciclo de crescimento, organização e a valorização  de espaços, trazendo para a comunidade mais qualidade de vida, bem-estar e beleza nos traços da cidade”, ressaltou.

A secretária também falou da execução de obras que valorizam as entradas da cidade, tendo citado a duplicação de parte da BR-415, no trecho do Fátima até o Condomínio Cidadelle, acessos à rodovia BA-649, pelas ruas do Contorno e do Prado, entre o São Judas Tadeu e o Conceição. “O Parque Urbano da Amélia Amado, é portanto, novo vetor que valoriza uma grande avenida que era mal organizada, com problemas de drenagem e de iluminação pública, serviços e de pavimentação. Agora, ganha-se uma nova avenida”, concluiu.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara de |Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy,  secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e autoridades. Além de convidados. Ascom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UESC PROMOVE SEMINÁRIO LIMITES DA GESTÃO MUNICIPAL

Uesc promove mesa-redonda para discutir os limites da gestão municipal no período eleitoral O encontro do Programa AGIR será realizado dia 3...