sábado, 25 de abril de 2026

Reforma tributária pode fracassar, alerta Fenafisco

Francelino Valença Júnior afirma ao Diário do Poder que falta preparo estatal pode comprometer mudanças

Francelino Valença Júnior, presidente da Fenafisco | Foto: Divulgação

Do - Diário do Poder-presidente da Fenafisco, Francelino Valença Júnior, afirmou ao Diário do Poder que a reforma tributária pode não alcançar os resultados esperados sem uma estrutura sólida de Administração Tributária. Aprovada por meio da Emenda Constitucional nº 132/2023, a reforma promete simplificar o sistema e corrigir distorções históricas. No entanto, segundo o especialista, a capacidade do Estado de implementar as mudanças ainda é um ponto crítico.

Valença destacou que a arrecadação é essencial para sustentar políticas públicas e o funcionamento do Estado, e que a eficiência da máquina pública será determinante para o sucesso das novas regras. A própria emenda prevê a criação da Lei Orgânica da Administração Tributária, com o objetivo de integrar União, estados e municípios.

Ainda assim, desafios operacionais permanecem, especialmente com a criação do Comitê Gestor do IBS e a adoção de mecanismos tecnológicos mais complexos. Segundo ele, há risco de que a reforma não saia do papel sem preparo adequado.

Sem uma Administração Tributária estruturada, eficiente e integrada, existe um risco real de que as mudanças não se concretizem”, afirmou.

Ele também ressaltou que o novo modelo exige alto nível de cooperação entre entes federativos, além de investimento em tecnologia e qualificação técnica. Para o especialista, a digitalização, por si só, não resolve os problemas estruturais.

“O fortalecimento da Administração Tributária não é uma pauta corporativa, mas uma condição para garantir segurança jurídica e manter a arrecadação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Reforma tributária pode fracassar, alerta Fenafisco

Francelino Valença Júnior afirma ao Diário do Poder que falta preparo estatal pode comprometer mudanças Francelino Valença Júnior, president...