A Prefeitura de Itabuna participou na quinta e sexta-feira passada, dias 7 e 8, em Brasília, do encontro promovido pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, o supervisor de Engenharia Everson Levi dos Santos Ribeiro, a Contadora-Geral Edvânia Souza, da Secretaria da Fazenda e Orçamento, representaram o município.
O objetivo do encontro foi acompanhar o andamento e prestação de contas do Programa de Integração Urbana que está em execução no município, por meio de recursos obtidos via contrato de empréstimo, visando à realização de obras em bairros com deficiência de infraestrutura e saneamento.
Além da revisão de carteira, a reunião também teve como objetivo apresentar o planejamento para 2025.
“O nosso projeto e a avaliação do andamento foi muito elogiado pelos órgãos federais, até porque Itabuna foi o primeiro município na Bahia a conseguir aprovação de contrato de investimentos internacionais”, comentou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.
Do Governo Federal estiveram presentes ao encontro os representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), do Ministério do Planejamento e da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.
Essa convocação de reunião semestral, de acordo com Sônia Fontes, incluiu representantes dos municípios que possuem projetos em execução com o FONPLATA. Na sua totalidade são dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.
“No primeiro dia participamos de um receptivo em comemoração aos 50 anos do FONPLATA e inauguração da nova sede em Brasília, enquanto no dia seguinte fizemos as apresentações. Vale ressaltar que Itabuna foi o único município da Bahia a ter a aprovação e liberação dos recursos pela agência de desenvolvimento”, acrescentou a titular da SIURB.
“Conseguimos, porque o município trabalhou e teve competência para estabilizar suas contas. A equipe técnica fez a sua parte com um bom projeto e a Prefeitura foi ágil para conseguir liberação do recurso em tempo recorde, porque o normal seria a liberação depois de dois ou até três anos”, explicou.
Leia tambem:
FUTEBOL- Sexta rodada do Interbairros é marcada por vitórias e eliminações no domingo
A chuva não desanimou quem foi assistir à 6ª rodada do Campeonato Interbairros de Futebol realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer no domingo, dia 11. Os últimos jogos da primeira fase aconteceram em cinco campos da cidade e o resultado foi a classificação das seleções do Santo Antônio e do Conceição para as oitavas de final.
No campo do Núcleo Habitacional Ceplac, o time local e o Novo Lomanto se enfrentaram em partida decisiva. No primeiro tempo, Ian, o camisa 9, fez um gol que deu esperança à equipe de ir para as oitavas de final. “Aproveitei a falha do adversário e fiz o gol. E, vamos pra cima” disse Ian Maicon, que pela primeira vez participa do Campeonato Interbairros.O técnico da seleção do N. H. da Ceplac Cosme Nascimento disse que a equipe tem grandes chances de passar à próxima fase. “A equipe está com vontade de jogar. Queremos ser vencedores. Se não houver a classificação vamos em busca do biônico” falou.
O técnico Cláudio Santana acredita que os jogadores do Novo Lomanto cometeram falhas que se refletiram no segundo tempo. “No início, até criamos oportunidades de gol, mas que não foram concluídas”, lamentou.
Carlos disse que participar do Interbairros foi muito importante mesmo com o resultado desfavorável. “É um bom Campeonato que promove movimentação na cidade. Nosso time entrou para competir da melhor maneira possível”, disse.
E emoção foi o que não faltou no jogo entre São Pedro x Conceição. A partida aconteceu no campo do São Pedro, às 10 horas, quando os times jogaram debaixo de chuvas no domingo.
No primeiro tempo, houve tentativas de ataque do São Pedro contra o Conceição, mas o jogo terminou em 0 a 0. “Na verdade o empate é nosso, mas estamos em busca da vitória porque foi uma aposta grande em cima de jovens atletas que eram esquecidos por alguns técnicos” disse o capitão do time Herbert Silva
Ele reconheceu as falhas do primeiro tempo, mas disse que o time estava ajustado. “Nosso time é guerreiro, ajustamos alguns detalhes e agora vamos para a vitória no segundo tempo”, comentou.
Durante a partida, os dois times estavam equilibrados e em busca de um placar favorável. Foram diversos chutes a gol, mas o resultado ficou mesmo em 0 a 0. Com esse resultado, o Conceição está classificado para as oitavas de final, porque já tinha pontos garantidos com a vitória contra o Vila Zara no jogo anterior, no domingo passado.
Após o juiz apitar o jogo houve muita comemoração em campo. “Foi muito difícil, mas sempre acreditei nesse resultado. Agora vamos esperar o sorteio para saber quem vamos enfrentar”, comemorou o técnico do Conceição, Reinaldo Alves.
Já o técnico do São Pedro avaliou a desqualificação. “Infelizmente não deu. Tivemos duas boas oportunidades, mas não conseguimos concluir. Mesmo assim, para nós foi gratificante estar no Campeonato Interbairros de Futebol”, concluiu. Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável