quarta-feira, 18 de agosto de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde vacina comerciários maiores de 20 anos

Secretaria Municipal de Saúde vacina comerciários maiores de 20 anos 

A Secretaria Municipal de Saúde vacina com a primeira dose contra o Covid-19, nesta quarta-feira, dia 18, os trabalhadores do comércio maiores de 20 anos. Para viabilizar a adesão, a ação será das 17 às 21 horas na UniFTC.

O horário da aplicação da vacina é justificado pela Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde pelo fato de o público-alvo trabalhar em horário comercial integral. O horário especial facilita que os comerciários sejam imunizados.

A documentação necessária é Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, fotocópia do contracheque ou registro da Carteira de Trabalho.

A vacinação do grupo segue  a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite - CIB que  permite que 10% das doses de vacina poderão ser destinadas a grupos vulneráveis da idade vigente.
________________________________
Atendimento nas UBS Möise Hage e Roberto Santos aumenta depois da requalificação

As obras de requalificação das Unidades Básicas de Saúde Möise Hage e Roberto Santos, nos bairros Lomanto e Santo Antônio, respectivamente, agradaram a população. O reflexo disto são os atendimentos que têm sido crescentes desde a reinauguração que ocorreu há cerca de duas semanas durante os festejos do Dia da Cidade em 28 de Julho.

O atendimento humanizado e estrutura física adequada, com mais conforto e segurança para servidores e pacientes são alguns dos motivos para o aumento dessa procura pelos usuários. “Antes, a comunidade estava com receio de vir ao posto por conta da pandemia e porque o ambiente era muito insalubre”, comentou o gerente da UBS Möise Hage, Ronaldo de Souza.
 
Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que no período de 30 de julho a 13 de agosto, somente no Möise Hage, unidade que é referência em pediatria, ginecologia e atendimentos clínicos, por exemplo, foram realizadas 68 consultas ginecológicas, 53 pediátricas e 96 de clínico geral. Lá, o horário de funcionamento é das 7 às 17 horas, inclusive para retirada de medicamentos na farmácia, curativos, marcação de exames e vacinas.

Os atendimentos com enfermeiro e visitas domiciliares foram 125, enquanto com técnicos de enfermagem atingiram 220. Para a marcação de consultas e exames foram contabilizados 1.097 agendamentos e quanto às vacinas contra o novo coronavírus 411 pessoas receberam a 1ª e 2ª dose.

Outra novidade para a comunidade do bairro Lomanto foi a retomada do atendimento odontológico. De acordo com o gerente da unidade, este serviço teve início na segunda-feira, dia 16, e até o momento foram contabilizados 32 atendimentos.

 “A requalificação da UBS agradou bastante a população, a procura tem sido intensa e nós ficamos felizes com essa satisfação e aprovação”, frisou Ronaldo de Souza. Ele completa ressaltando que as readequações seguiram padrões do Ministério da Saúde, tendo sido fundamentais para um melhor acolhimento dos usuários.

Eles também são assistidos por programas importantes que estavam suspensos ou mesmo reduzidos por conta da suspensão do atendimento, como por exemplo, crescimento e desenvolvimento da criança (C&D), pré-natal e a portadores de doenças crônicas.

Já na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 300 pacientes foram atendidos por três profissionais da área de Clínica Médica, desde a semana do aniversário de Itabuna até o último dia 13.

Na área de Pediatria foram atendidas 100 crianças e na Ginecologia 90 pacientes. Em relação à vacinação, a média diária tem sido 80 pessoas para imunizações de rotina e 100 para vacinação contra o Covid-19. O serviço de Odontologia ainda não está disponível, mas a expectativa é de que ocorra em breve após a chegada do equipamento autoclave.
___________________________________

Prefeitura notifica moradores que jogam entulhos em áreas públicas

A Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo começou a notificar moradores que insistem em transformar terrenos baldios e áreas públicas em pontos de descarte irregular de entulhos ou de lixo doméstico. A partir de setembro, os infratores serão punidos com aplicação de multa no valor de 10 Unidades Fiscais do Município (UFM)

Nova Califórnia, Mangabinha, Santo Antônio e São Caetano são os bairros onde ocorreu o maior número de notificações. O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, informou que não é de responsabilidade da Prefeitura recolher esse tipo de material. Ele lembra que recolher o recolhimento de restos de construção é de responsabilidade do construtor.

A Superintendência de Serviços Públicos  tem trabalhado diuturnamente a fim de garantir uma Itabuna limpa, bonita, organizada e bem iluminada como determina o prefeito Augusto Castro (PSD), cujo compromisso é melhorar a qualidade de vida das pessoas. A zeladoria da cidade envolve a manutenção de ruas e praças, poda de árvores, capinagem, roçagem, tapa-buracos e recapeamento de asfalto, além da iluminação pública, com a reposição de lâmpadas e de reatores.


A decisão da Prefeitura de Itabuna em aplicar a punição pecuniária, prevista no Código de Postura do Município, se deu em decorrência de todo um processo de educação sanitária e ambiental, que envolveu alertas, entrevistas e reportagens na imprensa, implantação de ajardinamento em pontos viciados e a notificação. Se a infração for cometida por alguma empresa, o proprietário poderá ter a licença suspensa.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara Pellegrini, reforça a necessidade de as pessoas conscientes participarem da manutenção da limpeza e no trato das mais 30 áreas verdes que começam a se espalhar pela cidade. Ele explicou que, após a eliminação dos pontos viciados, os próprios moradores têm se encarregado de mudar o visual, cultivando as plantas ornamentais.
_____________________________

Rodoviários receberão segunda dose da vacina Oxford 

Amanhã, quinta-feira, dia 19, trabalhadores do transporte rodoviário receberão a segunda dose da vacina Oxford-Astrazenica, dos técnicos da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A ação será na UniFTC, no centro de Itabuna, das 10 às 15 h e a documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Já na sexta-feira, 20, trabalhadores da educação da rede municipal, estadual e UFSB com idade a partir de 30 anos serão imunizados com a segunda dose da Oxford. A ação será das 9 às 14h na UniFTC. Também haverá vacinação da primeira dose aos comerciários com idade a partir de 20 anos.


A medida segue orientação de Resolução CIB que diz que 10% das doses poderão ser aplicadas em grupo vulnerável da idade vigente. A aplicação será na UniFTC das 17 às 21 h. A documentação: Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, fotocópia do contracheque ou registro da Carteira de Trabalho.
___________________________________
Hospital de Base faz capacitação de doação de sangue nesta quinta-feira

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, realizará amanhã, quinta-feira, dia 19, uma capacitação sobre doação de sangue aos servidores. A ação visa orientar os profissionais sobre o processo de captação para que o hospital também execute o procedimento.


A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do Hospital de Base, Fernanda Cândida Ludgero, afirma que a unidade tem se comprometido com a causa, pois entende a necessidade do hospital que atende a diversos municípios da região.

“Além da capacitação, voltaremos com o incentivo aos doadores, principalmente para os pacientes de cirurgias eletivas. Cada família apresentará pelo menos três potenciais doadores para a realização da cirurgia do seu ente, o que permitirá manter um equilíbrio dos estoques do Banco de Sangue e atender a demanda do Hospital de Base,” destacou.

O Banco de Sangue atende a mais de 120 municípios. Desde o início da pandemia vem enfrentando níveis críticos nos estoques de sangue, o que se agravou nos últimos meses. Para intensificar a captação de sangue e hemoderivados, a capacitação viabilizará o processo de doação também para que seja feito no Hospital de Base que é a unidade que mais necessita de transfusões pelo intenso fluxo de pacientes na urgência e emergência.

Nesse sentido, como afirma o coordenador do Banco de Sangue da SCMI, Rosildo Ribeiro, haverá instrução dos coordenadores e de toda equipe para elevar as doações para o hospital e para o município. Além disso, também será lançada campanha interna para que os servidores doem sangue, a exemplo da campanha realizada  no mês de junho passado pela Secretaria Municipal de Saúde.


___________________________________
Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.593 de pacientes curados, 34.581 confirmados, sendo 357 casos ativos; internados em UTI  28; leitos de UTI disponíveis 21;  internados em leitos clínicos, 11 leitos clínicos disponíveis, 35; e 631 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.






Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...