segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Câncer colorretal: saiba mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção da doença

câncer colorretal é o terceiro tumor mais comum em homens e o segundo entre as mulheres, perdendo apenas para os canceres de próstata e pulmão nos homens e para o câncer de mama na mulher. No ano de 2018, a estimativa foi de36.360 novos casos, sendo 17.380 no público masculino e 18.980 no público feminino, segundo dados do INCA.
De acordo com o Dr. Fabrício Matos, cirurgião geral, coloproctologista e endoscopista da Santa Casa de Itabuna, algunshábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão: “obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados”. Ele também destaca que a história prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto.

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) massa (tumoração) abdominal.
médico alerta que esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como: hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros. “É importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias”, cita. O diagnóstico é feito através de biópsia (exame de pequeno pedaço de tecido retirado da lesão suspeita). A retirada da amostra é feita por meio da colonoscopia ou retossigmoidoscopia.
Alguns hábitos diários podem contribuir na prevenção da doença, segundo o endoscopista. “A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino”. Verificar se o seu peso está adequado com uma calculadora de IMC, não fumar e não se expoao tabagismo também são formas de prevenir.
Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. “Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal”, conclui.
O setor de Endoscopia A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna dispõe de uma estrutura física e uma equipe de médicosaltamente qualificada e capacitada para atender os seus pacientes e a população que busca por esse tipo de serviço em Itabuna e região. No local são disponibilizados os serviços de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
*As consultas estão sendo exclusivas para atendimento particular com valores mais acessíveis.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...