segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FALTA ÁGUA EM ITABUNA

O POVO DE ITABUNA ESTÁ COM SEDE
A CULPA É DO GOVERNADOR DO PT

(O GOVERNO JÁ ASSINOU ORDEM DE SERVIÇOS TRÊS VEZES PARA A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM, MAS AS OBRAS SEMPRE COMEÇAM E PARAM, CULPAM AS LICITAÇÕES! POR CAUSA DISSO UM COLAPSO DE ÁGUA EM ITABUNA JÁ SE ANUNCIA).

Devido à irresponsabilidade dos Governos do PT do Estado da Bahia, respectivamente, Jaques Wagner e Rui Costa que prometeram a construção de uma barragem no município de Itapé e não cumpriram, agora a população de Itabuna que foi sempre enganada pelos dois governadores, está sem água potável para o consumo, para beber, está com sede!


Isso tudo, já era previsto desde o desmatamento por causa da chegada, criminosa, da temível “vassoura de bruxa”, a esta região exterminando quase por completo a produção de cacau, principal economia do sul da Bahia e, consequentemente, deste município.

Com isso, os produtores de cacau foram obrigados a derrubar as matas de suas fazendas para fazer renda, para auto se sustentarem e quitar seus compromissos, o que provocou, em parte, a falta da água na região, contribuindo para a seca de muitas nascentes, que formam as bacias dos rios: Salgados, Colônia, Piabanha, Almada e Rio do Braço que, não só abastece, Itabuna mas todos os municípios por onde passam suas águas.

Com o crescimento do município que partiu de 120 mil habitantes, nos anos 70, para 220 mil, no atual momento, o único gestor que se preocupou, neste período,  com a falta da água nesta cidade foi o prefeito Fernando Gomes, ampliando a demanda do produto, construindo as estações de: Castelo Novo (brigando na Justiça, com Ilhéus para trazer a água), a  Intermediaria de Mutuns e no seu ultimo governo a de Nova Ferradas, captando água do Rio Cachoeira, desembocadura do Rio Piabanha.

Esses investimentos fizeram com que a oferta passasse de 350 litros por segundo, para 1200 litros, mas dentro de uma previsão, conforme a seca e o crescimento populacional, deste município, de cinco anos, o que já decorreu e, de lá (2008) para cá, o comodismo, a inércia, dos gestores, levou à nossa população a esse ponto, de não ter água na torneira para beber, para o comércio, o que já está gerando muita confusão, disputa  e brigas, pela água, nos bairros periféricos, principalmente, o que nunca era esperado em uma região tão rica em água e nascentes, mas tudo se acaba, se não tiver estudo e projetos.

Em nosso caso, a culpa maior recai aos governos: Federal e Estadual! Federal, por fazer vistas grossas para quem trouxe à “vassoura de bruxa” à região, naquela época (1987), mandando arquivar o processo, a que ora estava sendo investigado... E o Estadual, porque nunca olhou com bons olhos às reivindicações e os problemas do Sul do Estado. Região, essa, que até parece não pertencer ao mapa da Bahia. É por isso que muita gente fica a favor da criação do estado Bahia do Sul, Santa Cruz ou Monte Pascoal.

A realidade é que, por causa de tudo isso a população de Itabuna, que sempre se deixou enganar, está de “mãos atadas”,  sem água e incerta para o futuro, aonde a tendência é piorar a situação, se o governo Rui Costa (PT) não construir a Barragem, no distrito da Estiva, em Itape. Esperamos que a população, com sede, agora vá  brigar para não ser novamente, enganada pelo PT, ou os pastores que comandam este município, invocarem milagres e, juntamente, com o glorioso São José, padroeiro, desta cidade, trazerem chuvas e salvar a todos temporariamente!   Enquanto esperamos  pela boa vontade da construção da Barragem. 

O que esta acontecendo com Itabuna...    Ate parece que o feitiço, virou contra o macumbeiro!...     Xó Satanás!


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão

Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...