quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Zema critica STF e confirma presença em ato de Nikolas Ferreira

Em entrevista, governador de Minas Gerais diz que a Corte virou "balcão de negócios" e defende código de ética

Governador Romeu Zema (Novo-MG) - (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Do rDiario do Poder - O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que se apresenta como pré-candidato ao Palácio do Planalto, manifestou duras críticas à conduta dos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicações feitas nesta quarta-feira (18), o chefe do Executivo mineiro repercutiu declarações dadas à rádio Jovem Pan no dia anterior e ratificou que participará da manifestação agendada para 1º de março na Avenida Paulista, em São Paulo, organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Através de suas redes sociais, Zema foi enfático ao questionar a atual conjuntura da Corte. “Como não tenho rabo preso, posso afirmar com todas as letras: é inadmissível o que o STF está fazendo com o Brasil”, pontuou o governador.

Durante a entrevista, ele utilizou metáforas para descrever a crise institucional sob sua ótica, afirmando que “o STF se transformou no supremo balcão de negócios” e que “o Supremo Tribunal Federal precisar de um código de ética é a mesma coisa que o papa precisar de um caderninho de religião”.

O governador também direcionou seus questionamentos a casos específicos, mencionando o suposto envolvimento de familiares de magistrados em controvérsias ligadas ao Banco Master, embora não tenha citado nomes diretamente. Zema declarou ser o único postulante à presidência com uma postura crítica ativa contra a Corte.

“Como eu não tenho rabo preso, acho inadmissível mulher de ministro fazer contrato para ganhar R$ 3 milhões por mês e irmão de ministro ter contrato de compra e venda para receber R$ 35 milhões”, afirmou.

https://twitter.com/RomeuZema/status/2024111821091733930

Sobre a mobilização política de março, denominada “Acorda, Brasil”, Zema teceu elogios ao organizador do evento.

“Estarei lá, dando total apoio. O brasileiro precisa se manifestar contra este governo. Estarei lá com o Nikolas, uma pessoa que eu admiro e que terá um futuro político brilhante”.

Além das críticas de Zema, a pauta oficial do movimento prevê a defesa da anistia para os detidos em decorrência dos atos de 8 de janeiro. O protesto também deve pautar pedidos de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Zema critica STF e confirma presença em ato de Nikolas Ferreira

Em entrevista, governador de Minas Gerais diz que a Corte virou "balcão de negócios" e defende código de ética Governador Romeu Ze...