sábado, 27 de junho de 2026

PREFEITURA DE URUÇUCA QUER EXPULSAR POBRES DE SERRA GRANDE?

A Prefeita de Uruçuca,  o Administrador de Serra Grande  e os Vereadores, aprovaram uma escorcha tributária, que terminará por expulsar da Vila às pessoas mais pobres.

Estou falando da cobrança do IPTU, que vem aumentando em cerca de 300 por cento ao ano.

Para se ter uma ideia,  um morador que pagava 70 reais em 2024, em 2026 vai pagar mais de 800 reais.

No meu caso particular,  paguei 300 reais em 2024, 800 reais em 2025, e este ano, tenho até 31 de Julho para pagar 2 mil e 500 reais.

Muita gente está dizendo que não  vai pagar, sem atentar para o fato que, com o acúmulo do débito, o cidadão corre o risco de, até mesmo, perder  o imóvel. 

Eu me pergunto, se não é isto que estão querendo.

Se não é esta a maneira de expulsar os menos afortunados da Vila.

Os sinais desse desejo vêm acontecendo há um bom tempo, com a compra de vastas áreas por empresas que dizem defender a natureza e o impedimento de construções populares.

Algumas pessoas falam em alugar suas casas e ir morar em Ilhéus ou Itabuna, locais onde não existe essa escorcha tributária. 

O pior de tudo, é que não  se tem a quem apelar,  pois os representantes da Vila, na Câmara Municipal , ou estão  coniventes com a escorcha, ou estão num silêncio sepulcral.

Segunda noite do Ita Pedro em Itabuna

Segunda noite do Ita Pedro tem público recorde, Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa e show eletrônico de Alok
Foi histórica a 2ª noite do Ita Pedro – Maior São Pedro do Brasil na Arena Zé Cachoeira, em Itabuna, que teve público recorde estimado pela Polícia Militar em 110 mil pessoas que dançaram, se alegram e vibraram com os shows de Leo Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa e os arranjos de música eletrônica de Alok que ainda ofereceu um grande espetáculo de sons, cores e luz.




Sexta atração da noite, o DJ Alok fez sua estréia brindando o público e os brincantes com seus sucessos a exemplo de Ocean, In my mind, Never Let Me Go, Don't Cry For Me e o “chiclete” Hear me Now levando o público ao delírio tanto pelo contagiante ritmo eletrônico como pelas projeções em LED e hologramas que acompanham os seus shows do DJ Alok. Também levou um pouco de funk carioca.


Mas, a utilização de drones com as projeções da bandeira da Bahia, o nome Itabuna colorido e a frase “Itabuna eu te amo” fizeram o público explodir em aplausos. Ao final, em post nas redes sociais, Alok se disse maravilhado com a recepção no Ita Pedro, uma festa que não conhecia.

Mas, admitiu que a noite foi mágica para um DJ que jamais tinha se apresentado para público tão diverso e que amou o uso da tecnologia para criar experiências sensoriais imersivas e lúdicas com drones e painéis LED, o diferencial do palco do Ita Pedro 2026.

A sexta-feira, dia 26, teve as apresentações de Preta Vip,, Thiago Aquino e Silfarley no esquenta, quando o públicou começou a chegar no circuito da festa numa temperatura agradável abaixo de 21 graus. Mas, as grandes atrações, afora o DJ Alok, foram mesmo Leo Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa.

A dupla Bruno e Marrone exibiu seus principais sucessos ao longo de 40 anos de carreira, inclusive “Dormi na Praça”, lançada no álbum de 2001. O publicou cantou canções como “Por um Minuto”, “Choram as Rosas”, “Vida Vazia”, “Boate Azul”, “Inevitável”, “Bijuteria”, “Te Amar Foi Ilusão”,

“Agora (Ahora)”, “Na Conta da Loucura”, “Esqueci Você” e ainda “Quer Casar Comigo”, “Juras de Amor” e “A Dama de Vermelho” para a alegria do público.

A noite ainda teve Maiara & Maraisa, dupla sertaneja de cantoras, compositoras, multi-instrumentistas e empresárias brasileiras, formada pelas irmãs gêmeas. A dupla estourou no cenário nacional com "10%", lançada em 2015, tendo se tornado um dos maiores hits do feminejo.

No Ita Pedro, a dupla cantou com as pessoas sucessos como “Medo Bobo”, “A Culpa é Nossa”, “Todo Mundo Menos Você”, “Aí Eu Bebo”, “Nem Tchum”, “Libera Ela”, “Ai, Que Vontade”, “

Correntes e Cadeados”, além de canções em parceria com Marilia Mendonça, a exemplo de “Presepada”, “Todo Mundo Menos Voce”, “Esqueça-Me Se For Capaz” e ainda “Se Olha No Espelho”, com a participação de Cristiano Araújo.

Já Leo Estakazero trouxe forrós como “A Hora Certa”, “Encosta N’Eu”, “Sapatilha 37”, “Coração”, “De Frente pro Mar” e “Frevo Mulher”, dentre outros. Para fechar a noite, em grande estilo, as últimas apresentações foram de “Seu Mastruz” e Marcynho Sensação”, já no alvorecer do sábado, dia 27, quando acontece a 3ª noite que terá Silvano e Carla, Lordão, Toque Dez, Zé Neto e Cristiano, Tarcísio do Acordeon, e Kaio Oliveira.

Promovido pela Prefeitura de Itabuna,através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o Ita Pedro 2026 – Maior São Pedro do Brasil conta com as parcerias do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo; e Governo Federal, com o Ministério do Turismo.

Ainda, Plansul, Caixa Econômica Federal, Brahma, EMASA, He-Net, Biosanear, Vista do Vale, Cardiofit, Absolut Vokda, Royal Salute, Chivas Regal, Guerreiros Guinho e ICEE. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias:Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade

História, pertencimento e desenvolvimento caminham juntos nas comemorações pelos 492 anos de Ilhéus. Entre sábado (27) e domingo (28), a Prefeitura Municipal preparou uma agenda que reúne esporte, cultura, entregas e melhorias em diferentes regiões da cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

A programação tem início no sábado com a Segunda Copa Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, e com a grande final da Copa Interbairros, no Estádio Mário Pessoa, incentivando o esporte e promovendo a integração entre atletas, torcedores e comunidades.

No domingo, as comemorações começam com o tradicional ato cívico e a missa solene em ação de graças. A programação também contempla a entrega do Título de Cidadão Ilheense a Jorge Amado Neto e a reabertura da Casa Cultural Jorge Amado, valorizando a história, a memória e a identidade cultural de Ilhéus.

Como parte das celebrações, a população também receberá novos investimentos em áreas essenciais. Serão entregues a reforma da Unidade Básica de Saúde do Banco da Vitória, a pavimentação asfáltica da Avenida Governador Paulo Souto, a revitalização da Praça Lomanto Júnior e a iluminação viária e cênica da Ponte Lomanto Júnior, obras que ampliam os serviços públicos e qualificam os espaços urbanos.

Ao celebrar quase cinco séculos de história, os 492 anos de Ilhéus serão marcados por investimentos que permanecem como patrimônio da cidade. As entregas simbolizam um presente para os ilheenses e reforçam o compromisso de construir um município cada vez mais preparado para o futuro, sem perder de vista a sua história, sua identidade e o orgulho de quem vive aqui.

Esporte; Final da Copa Interbairros movimenta o Estádio Mário Pessoa neste sábado

Nelson Costa e Iguape disputam o título, enquanto Morada do Porto e Nossa Senhora da Vitória brigam pela terceira colocação

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realiza neste sábado (27) as partidas decisivas da 1ª Copa Interbairros de Futebol. Os jogos acontecem no Estádio Mário Pessoa e definirão tanto o campeão quanto o terceiro colocado da competição, que reuniu equipes de diferentes bairros do município.

A programação começa às 14h, com a disputa de terceiro e quarto lugares entre Morada do Porto e Nossa Senhora da Vitória. Em seguida, às 16h, Nelson Costa e Iguape entram em campo para a grande final, em busca do título da primeira edição da Copa Interbairros.

A competição começou com a participação de 17 equipes, contando com inscrição gratuita para os times e arbitragem custeada pela organização. Ao longo das últimas semanas, os jogos movimentaram diversos bairros, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e fortalecendo a integração entre as comunidades.

Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, a Copa Interbairros conta com o apoio da Câmara Municipal de Ilhéus, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Liga Ilheense de Futebol (LIF). A expectativa é de um grande público no Estádio Mário Pessoa para acompanhar as duas decisões da primeira edição da competição. Sucom.

OAB-BA transfere simbolicamente sede para Cachoeira e inaugura Sala da Advocacia

Durante as celebrações do 25 de Junho, instituição reforçou compromisso com a democracia, a memória da Independência da Bahia e a valorização da advocacia do interior

A nova Sala da Advocacia foi entregue como parte da agenda institucional da Seccional no município e passa a oferecer mais estrutura e melhores condições para o exercício profissional de advogados e advogadas que atuam na comarca.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) transferiu simbolicamente sua sede para o município de Cachoeira nesta quarta-feira (25), em homenagem às celebrações da Independência da Bahia. Durante a programação, a seccional baiana da OAB também inaugurou uma nova Sala da Advocacia no Fórum da Comarca de Cachoeira, reforçando seu compromisso com a valorização da classe e com o fortalecimento das condições de trabalho da advocacia no interior do estado.


Representada pelo vice-presidente Hermes Hilarião e pela secretária-geral Cléia Costa, acompanhados por conselheiros, advogados e advogadas da capital e do interior, a OAB-BA participou dos atos oficiais realizados na cidade do Recôncavo, reconhecida por seu papel fundamental nas lutas que culminaram na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. A programação teve início nas primeiras horas da manhã, com a tradicional salva de 21 tiros na Praça da Aclamação, seguida do hasteamento das bandeiras e da celebração do Te Deum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A OAB Bahia também participou da sessão solene da Câmara Municipal de Cachoeira e do desfile cívico realizado pelas ruas da cidade.


"É com muito orgulho e honra que estamos na cidade histórica de Cachoeira, exatamente no dia 25 de junho, uma data que simboliza a luta pela independência da Bahia e do Brasil. Hoje nos unimos ao Judiciário, ao Executivo e ao Legislativo baiano, também transferindo a sede da OAB da Bahia por um dia para a cidade de Cachoeira. Aqui reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com a independência, com os valores constitucionais e com o Estado Democrático de Direito", destacou o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, sobre a sede a instalação temporária que ocorreu no Fórum Augusto Teixeira de Freitas.

Ele destacou ainda a importância do contato direto com a advocacia local e da entrega do novo equipamento. "Teremos a oportunidade de dialogar com a advocacia, de ouvir as necessidades dos colegas e das colegas de Cachoeira e de toda a região, juntamente com a Subseção Cruz das Almas. É uma alegria enorme para a OAB da Bahia se somar à sociedade baiana e a todos os poderes nesse momento tão importante para a Bahia e para o Brasil", afirmou.


A nova Sala da Advocacia foi entregue como parte da agenda institucional da Seccional no município e passa a oferecer mais estrutura e melhores condições para o exercício profissional de advogados e advogadas que atuam na comarca.


A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) transferiu simbolicamente sua sede para o município de Cachoeira nesta quarta-feira (25), em homenagem às celebrações da Independência da Bahia. Durante a programação, a seccional baiana da OAB também inaugurou uma nova Sala da Advocacia no Fórum da Comarca de Cachoeira, reforçando seu compromisso com a valorização da classe e com o fortalecimento das condições de trabalho da advocacia no interior do estado.


Representada pelo vice-presidente Hermes Hilarião e pela secretária-geral Cléia Costa, acompanhados por conselheiros, advogados e advogadas da capital e do interior, a OAB-BA participou dos atos oficiais realizados na cidade do Recôncavo, reconhecida por seu papel fundamental nas lutas que culminaram na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. A programação teve início nas primeiras horas da manhã, com a tradicional salva de 21 tiros na Praça da Aclamação, seguida do hasteamento das bandeiras e da celebração do Te Deum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A OAB Bahia também participou da sessão solene da Câmara Municipal de Cachoeira e do desfile cívico realizado pelas ruas da cidade.


"É com muito orgulho e honra que estamos na cidade histórica de Cachoeira, exatamente no dia 25 de junho, uma data que simboliza a luta pela independência da Bahia e do Brasil. Hoje nos unimos ao Judiciário, ao Executivo e ao Legislativo baiano, também transferindo a sede da OAB da Bahia por um dia para a cidade de Cachoeira. Aqui reafirmamos nosso compromisso com a democracia, com a independência, com os valores constitucionais e com o Estado Democrático de Direito", destacou o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, sobre a sede a instalação temporária que ocorreu no Fórum Augusto Teixeira de Freitas.

Ele destacou ainda a importância do contato direto com a advocacia local e da entrega do novo equipamento. "Teremos a oportunidade de dialogar com a advocacia, de ouvir as necessidades dos colegas e das colegas de Cachoeira e de toda a região, juntamente com a Subseção Cruz das Almas. É uma alegria enorme para a OAB da Bahia se somar à sociedade baiana e a todos os poderes nesse momento tão importante para a Bahia e para o Brasil", afirmou.

Ascom 

sexta-feira, 26 de junho de 2026

UESC PROMOVE SEMINÁRIO LIMITES DA GESTÃO MUNICIPAL

Uesc promove mesa-redonda para discutir os limites da gestão municipal no período eleitoral

O encontro do Programa AGIR será realizado dia 30 de junho, no Auditório da Torre Administrativa.

O Fórum Regional dos(as) Procuradores(as) Municipais (Foprom) realiza, no dia 30 de junho de 2026, a mesa-redonda "Eleições 2026 e a situação dos Municípios: o que pode e o que não pode neste período?". O evento acontece a partir das 8h30, no Auditório da Torre Administrativa (5º andar) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e é aberto a gestores públicos, procuradores, advogados, estudantes e demais interessados.

O encontro busca promover um debate sobre os impactos do período eleitoral na administração pública municipal, abordando limites legais, boas práticas e os principais desafios enfrentados pelos municípios nesse contexto. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo link: https://sig.uesc.br/evento/FOPROM26/pagina/inscricao

A ação é promovida pelo Foprom no âmbito do Programa  de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir), executado pela Uesc por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O programa tem como objetivo promover a formação continuada de gestores públicos municipais, contribuindo para o desenvolvimento local, e é destinado principalmente aos secretários das prefeituras vinculadas à Amurc.ascom.

Câmara de Ilhéus presta homenagem à rádio Ilhéus FM no dia do aniversário da cidade


A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) vai conceder uma Moção de Congratulação e Louvor à rádio Ilhéus FM, neste domingo (28/06), dia do aniversário do município, a partir das 10h30. A homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelo veículo de comunicação à cidade.

Aprovada pelo Plenário da Casa, a iniciativa é fruto da Moção 116/2026, de autoria do vereador Professor Gurita (PSD). Segundo o edil, a rádio merece ser exaltada porque é uma referência na região, por meio de uma programação comprometida com a verdade, a transparência e o interesse público.

O vereador destacou, especificamente, o programa O Tabuleiro. “A influência positiva exercida pela Rádio Ilhéus FM e pelo Programa O Tabuleiro ultrapassa os limites da comunicação, refletindo diretamente no desenvolvimento do município, na valorização das causas sociais e na disseminação de informações que auxiliam a população em seu dia a dia”, afirmou.

Na mesma sessão, será também entregue o Título de Cidadão Ilheense ao advogado e professor Jorge Amado Neto, também de autoria do vereador Professor Gurita. A homenagem é um reconhecimento ao legado literário do seu avô que faz parte da identidade ilheense.

A sessão acontece no plenário da Câmara (Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro), com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).
Ascom 

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura intensifica limpeza de bueiros para reduzir riscos de alagamentos em Ilhéus

Operação preventiva melhora o escoamento da água da chuva, reforça a drenagem urbana e contribui para prevenção de doenças

Com a chegada do período de chuvas, manter a rede de drenagem em boas condições é fundamental para reduzir o risco de alagamentos e garantir o escoamento adequado da água nas ruas. Como parte das ações preventivas, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros em diferentes pontos da cidade. 

A iniciativa também evita o acúmulo de água parada, ambiente favorável à reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Na Rua Araújo Pinho, no Centro, as equipes realizaram a desobstrução de bueiros, a substituição de grade de concreto e a remoção de resíduos acumulados, muitos deles provenientes do descarte irregular de lixo nas vias públicas. A intervenção melhora o escoamento da água da chuva e reforça o funcionamento da rede de drenagem no local.

A operação faz parte das ações permanentes de manutenção urbana desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhéus para preservar a infraestrutura de drenagem e manter a cidade preparada para os períodos de chuva. O trabalho é realizado de forma contínua em diferentes regiões do município, contribuindo para reduzir transtornos, prevenir alagamentos e promover mais segurança e qualidade de vida para a população. - Sucom.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ILHÉUS!

Ilhéus inicia comemorações pelos 492 anos com celebração religiosa e ato cívico Missa em ação de graças e hasteamento das bandeiras marcaram...