sexta-feira, 24 de abril de 2026

Morre “Dú da Peixaria” em Itabuna

"Dú" Vá na luz 

Faleceu na manhã desta sexta-feira (24), em Itabuna, o comerciante Eduardo José Oliveira dos Santos, conhecido popularmente como “Dú da Peixaria”, aos 74 anos. Ele estava internado há alguns dias no Hospital de Base e foi vítima de complicações decorrentes da diabetes.

"Dú", era uma figura bastante conhecida na cidade, especialmente na região central, onde mantinha seu estabelecimento comercial localizado na cabeceira da Ponte Miguel Calmon, entre o centro e o bairro da Conceição. Morador antigo do bairro Vila Zara, era querido por amigos, clientes e pela comunidade local.

Ele era pai do vereador Eldon Orea.

O corpo será velado a partir das 16h desta sexta-feira, no SAF, situado na Rua Juca Leão. O sepultamento está previsto para este sábado (25), às 10h, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Neste momento de dor, a equipe do Expressaounica manifesta seus sentimentos de pesar aos familiares e amigos.


NOTA DE PESAR

 


Com pesar, lamentamos o falecimento do comerciante Eduardo Antônio Oliveira dos Santos, 74 anos, pai do amigo e vereador Eldon Almeida dos Santos, o popular Orea, em decorrência de complicações do diabetes. Há anos, o falecido mantinha uma pequena peixaria na cabeceira da Ponte Góes Calmon, a ponte velha, principal ligação do centro da cidade com o Bairro da Conceição.  

Neste momento de tristeza e dor, recomendamos nossas orações para que Deus, o Santo e Misericordioso, receba sua bondosa alma em luz, especialmente os seus dois filhos, o vereador Orea e seu irmão Eduardo, e seus dois netos. Logo mais às 16 horas, começa o velório na Avenida Juca Leão, enquanto o sepultamento acontece neste sábado, dia 25, às 10 horas, no Cemitério do Campo Santo.

 

Itabuna, 24 de abril de 2026.

Augusto Castro

Prefeito

__________________

quinta-feira, 23 de abril de 2026

ITABUNA EM FOCO

Pessoas em situação de rua participaram de uma oficina de Emoções no Centro Pop

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, pessoas em situação de rua atendidas pela Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), participaram de uma Oficina de Emoções, na unidade localizada no Jardim Grapiúna.

A oficina foi realizada pela psicóloga Joelma Gonçalves, gerente adjunta da Divisão de Políticas sobre Drogas. A atividade contou com emojis de “emoção” e “tristeza”, estimulando aos atendidos na unidade que falassem sobre como é o dia a dia de quem vive nas ruas. “O objetivo da oficina é trabalhar o resgate e a essência dessas pessoas enquanto seres. Falar da importância da família e do pertencimento à sociedade”, explicou a psicóloga.

 A Divisão de Política Sobre Drogas faz parte da Diretoria de Direitos Humanos que integra a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Joelma disse que as palestras foram definidas no projeto anual entregue esse ano. “Vamos realizar encontros também no POP Acolhimento, nas unidades do CRAS, no CREAS, em postos de saúde e nas escolas. Nós vamos, onde for necessário”, falou. A psicóloga também ministrou uma palestra sobre “Emoções, Resgate e Auto- Estima” com foco na reabilitação de drogas.

Para a diretora do Centro POP, Andreia Nogueira, ações como esta ajudam na parte lúdica e na ressocialização de quem vive nas ruas. “A longo prazo eles têm consciência do que querem, do que prejudica e começam a se afastar do que faz mal”, avalia.

No Centro POP quem vive em situação de rua faz higiene pessoal, recebe alimentação a partir das 8 horas (toma café da manhã), almoça, participa de palestras, oficinas e treinamentos. O trabalho segue até as 16 horas, diariamente, durante a semana. “Essas atividades são realizadas por técnicos da unidade e convidados. As pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros equipamentos da rede socioassistencial. Nós temos essa dinâmica de reinserir as pessoas em seus direitos”, disse Andreia Nogueira. -Secom

Mais ingormacoes: Itabuna.ba.gov.br

Correios registram rombo bilionário e acumulam 14 trimestres de prejuízo

Estatal fecha 2025 com perdas de R$ 8,5 bilhões e recorre a empréstimos com garantia da União para cobrir despesas

Sede dos Correios em Brasília — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Do Diario do Poder - Os Correios divulgou nesta quinta-feira (23) um prejuízo de R$ 8,5 bilhões em 2025, ampliando a sequência negativa para 14 trimestres consecutivos no vermelho desde o fim de 2022.

Do total, R$ 6,4 bilhões estão ligados ao pagamento de precatórios — dívidas judiciais já definitivas — apontados como o principal fator do rombo. A empresa também registrou queda de 11,35% na receita, que somou R$ 17,3 bilhões, impactada sobretudo pela redução de mais de 60% nas encomendas após mudanças na tributação de importações.

Parte das despesas, segundo a estatal, decorre de passivos herdados de gestões anteriores, incluindo R$ 2,63 bilhões reservados para ações trabalhistas.Os números contrastam com o período do governo Jair Bolsonaro, quando os Correios chegaram a registrar resultados superavitários. Desde então, a estatal voltou a apresentar déficits recorrentes. Para tentar equilibrar as contas, a empresa lançou programas de demissão voluntária e contratou um empréstimo de R$ 12 bilhões com um consórcio de bancos, incluindo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.

A operação conta com garantia da União, o que transfere ao governo o risco em caso de inadimplência. Além disso, existe a ampliação do limite para novos empréstimos, podendo chegar a mais R$ 8 bilhões. Mesmo com as medidas, o cenário segue com aumento de despesas, queda de receitas e dependência de crédito para manter as operações.

HOJE É FERIADO EM ILHÉUS

 Ilhéus celebra o Dia de São Jorge e os 470 anos de sua Paróquia nesta quinta-feira (23)

Homenagens ao padroeiro da cidade e da Diocese incluem missa solene e procissão pelas ruas da cidade

As celebrações em homenagem a São Jorge, padroeiro de Ilhéus e da Diocese, acontecem nesta quinta-feira (23). O calendário religioso deste ano marca também os 470 anos de fundação da Paróquia de São Jorge.

Igreja Matriz de São Jorge 

A festividade preserva a memória histórica do município e mantém viva uma tradição que une diferentes gerações em torno da devoção ao santo.

A programação oficial começa às 10h com a realização da Missa Solene na Igreja Matriz de São Jorge. No período da tarde, a partir das 16h, os fiéis participam da tradicional procissão, que terá saída da própria Igreja Matriz.

O evento integra o patrimônio imaterial da cidade e reafirma a importância cultural e religiosa da data para a identidade da comunidade ilheense. - Foto: Wilian Uallace / Sucom

Fato:

Expressaounica: Que bom se o ladrão viesse devolver a placa, roubada da parte externa da Igreja. Com São jorge, nao se brinca!

Flávio Bolsonaro chega a 42,2% contra 28,2% de Lula no RS

Outros nomes aparecem na disputa, como Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD)

Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro, segura a mão do pré-candidato ao governo gaúcho, Luciano Zucco; à esquerda de Flávio, de branco e óculos laranja, está a pré-candidata a vice na chapa de Zucco, Silvana Covatti. (Foto: Marcos Nagelstein).

Do  - Diario do Poder - Um levantamento feito pelo instituto Brasmarket, divulgado nesta quarta-feira (22), mostra que o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registra 42,2%, contra 28,2% de Lula (PT).

Outros 16,0% não sabem ou não responderam; 8,3% somam branco ou nulo.

No cenário, outros nomes aparecem na disputa, como Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD)

Disputa para presidente – Rio Grande do Sul
  • Flávio Bolsonaro: 42,2%
  • Lula: 28,2%
  • Romeu Zema: 4,6%
  • Renan Santos: 0,4%
  • Ronaldo Caiado: 0,3%
  • Não sabem/não responderam: 16,0%
  • Branco/Nulo: 8,3%

O senador se mostrou ao eleitorado gaúcho em um evento nos dias 11 e 12 de abril, no lançamento de Zucco (PL-RS), a disputa pelo governo do estado.

Também representando a oposição no estado, o evento contou com os lançamentos das pré-candidaturas de Sanderson (PL) e Van Hattem (Novo) ao Senado Federal, sob a indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores do Rio Grande do Sul, de 17 a 21 de abril. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Com o registro no TSE: RS-01619/2026 e BR-02697/2026.


quarta-feira, 22 de abril de 2026

Feriado municipal em Ilhéus

ILHÉUS CELEBRA SÃO JORGE, PADROEIRO DA CIDADE, COM FÉ E TRADIÇÃO NESTE DIA 23 DE ABRIL

Matriz de São Jorge 
Da redação -Ilhéus vive, nesta quinta-feira (23), um dos momentos mais significativos de sua fé e história cultural: o Dia de São Jorge, padroeiro do município e da Diocese local. A data, reconhecida como feriado municipal, mobiliza milhares de fiéis em uma programação marcada por religiosidade, tradição e forte participação popular.

As celebrações têm início nas primeiras horas do dia com a tradicional alvorada festiva, seguida de missas ao longo da manhã. O ponto alto ocorre com a missa solene e a procissão pelas principais ruas da cidade, reunindo devotos que expressam sua fé no chamado “santo guerreiro”, símbolo de coragem, proteção e resistência espiritual.

A devoção a São Jorge em Ilhéus remonta à própria fundação do município. Em 2026, a histórica Paróquia São Jorge dos Ilhéus celebra cerca de 470 anos de existência, reforçando a importância do santo na formação religiosa e cultural da cidade.

Além dos atos litúrgicos, a programação inclui a tradicional feijoada comunitária, momento de confraternização entre moradores e visitantes, fortalecendo os laços sociais em torno da fé.

A festa também ganha relevância no campo cultural e literário. O escritor Jorge Amado eternizou a devoção regional em sua obra São Jorge dos Ilhéus, que retrata aspectos da vida e da história da região cacaueira.

Para a Diocese de Ilhéus, o 23 de abril representa mais que uma celebração religiosa: é um momento de renovação da fé, de valorização das raízes históricas e de reafirmação da identidade de um povo profundamente ligado às suas tradições.

Com igrejas cheias, ruas tomadas por fiéis e um clima de devoção que atravessa gerações, Ilhéus reafirma, mais uma vez, sua ligação com São Jorge — um símbolo vivo da fé e da cultura do sul da Bahia.

Leia também:

Prefeitura realiza manutenção de estradas em Tibina

Equipe realiza serviços de patrolamento e encascalhamento na zona rural de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Interior, está realizando serviços de melhoria na localidade de Tibina. O trabalho consiste no patrolamento e no encascalhamento das estradas de terra.


A iniciativa tem como objetivo nivelar as vias, ampliar as condições de acesso às comunidades rurais e facilitar o escoamento de produtos. Além disso, as melhorias trazem mais segurança para o tráfego, garantindo deslocamentos mais tranquilos para motoristas e pedestres.

A Prefeitura reforça o compromisso com o fortalecimento dos distritos e com a promoção de mais qualidade de vida para as comunidades da zona rural. Sucom.

ITABUNA EM FOCO

Itabuna define locais provisórios para as  quatro USFs que entraram em processo de requalificação

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, definiu quatro novos locais para atendimento provisório de pacientes das unidades de saúde que, nesta semana, entraram processo de requalificação: Lourdes Alves (Jardim Primavera), Amália Lessa (Novo São Caetano), Ubiratan Moreira (Itamaracá) e Jacinto Cabral (São Lourenço).

A reforma objetiva melhorar a estrutura física e ampliar a qualidade da assistência prestada à população nestas USFs.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, ressalta que durante esse período de obras os atendimentos serão mantidos normalmente, sendo necessário fazer apenas algumas adequações nos locais provisórios, de acordo com as necessidades de cada unidade de saúde.

 “As equipes de saúde foram realocadas para espaços provisórios, garantindo a continuidade dos serviços à comunidade”, assegura a secretária de Saúde.

A USF Lourdes Alves, do Jardim Primavera, por exemplo, funcionará temporariamente na Rua 4 (mesma rua da unidade de saúde), na sede da Associação dos Moradores do bairro. A unidade atende cerca de 10 mil pacientes não só do Jardim Primavera, como também do Sarinha Alcântara, Vila Anália, parte do Novo Jaçanã e Parque Santa Clara.

A gerente da USF Lourdes Alves, Fabiana Moura, explica que as consultas serão realizadas na associação de moradores. “Para atendimento da farmácia e vacina o serviço estará disponível na unidade de saúde Antônio Menezes I (Sarinha), enquanto serviços de curativo e procedimentos, na unidade de saúde Antônio Menezes II (Vila Anália)”, informa.

Já a USF Amália Lessa atenderá na Rua F, nº 26, no Bairro Novo São Caetano, no templo da Igreja Adventista do 7º Dia, enquanto a USF Ubiratan Moreira, na Vila de Itamaracá, o atendimento foi transferido para a Rua da Frente, nº 16. A USF Jacinto Cabral, do São Lourenço, funcionará provisoriamente na Rua Lúcio Primo, no mesmo bairro.

 “Essas intervenções fazem parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da Rede de Atenção Primária, proporcionando mais conforto, segurança e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, encerra a secretária de Saúde, Lívia Mendes. As obras serão executadas pela AMFB Construção e Engenharia.Secom. Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...