terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Oitava edição do Encontro de Prefeitos da UPB começa nesta quarta (29),

Durante o evento, o governador fará a entrega de ônibus escolares aos municípios

O primeiro mês de mandato dos novos gestores municipais será marcado pela participação no maior evento de qualificação da gestão pública da Bahia, trata-se do 8° Encontro de Prefeitos e Prefeitas organizado pela União dos municípios da Bahia (UPB), que acontece nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/1), no Centro de Convenções Salvador. O evento terá participação de lideranças políticas locais e nacionais, a exemplo do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, da ministra Margareth Menezes, e oferecerá o atendimento individualizado de ministérios, secretarias e órgãos estaduais para solucionar demandas das prefeituras. A abertura ocorre a partir das 8h30, com a visitação aos estandes e em seguida as autoridades participam do ato solene.


O presidente da UPB, Quinho Tigre, ressaltou que o encontro será uma oportunidade de articular ações valiosas para os municípios. “Nossa ideia é auxiliar os gestores nesse início de mandato, quando as demandas são muitas e podemos reunir em um só lugar informações que o prefeito e a prefeita precisariam ir até Brasília buscar ou em alguma secretaria aqui em Salvador. Então, a gente desburocratiza e apoia os municípios com essa iniciativa”, explica Quinho Tigre. Entre os benefícios, está a entrega de ônibus escolares às prefeituras para reforçar o transporte de alunos no início do ano letivo.


Com o tema “Perspectivas para o Novo Mandato”, o encontro terá como foco o apoio à gestão municipal no início do novo ciclo de governo. Estarão disponíveis para os prefeitos e prefeitas presentes uma série de atendimentos que visam facilitar o planejamento e execução das ações municipais.  Os gestores poderão esclarecer dúvidas, verificar o andamento de processos e abrir solicitações. Serão realizados atendimentos personalizados por técnicos de diversos órgãos, como o Ministério da Saúde, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Tesouro Nacional, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de secretarias estaduais, como a Sesab, Saeb, Setre, Serin, Embasa, Bahiagás, entre outros.

 

O atendimento também contará com a participação de bancos públicos e agência de fomento.  O 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas é patrocinado pela Caixa Econômica, Embasa, Desenbahia, Sebrae e conta com o apoio de diversas instituições, como o Procultura e a Prefeitura de Salvador. Ascom/UPB

Atendimento ao público na modalidade virtual avança no Crea-BA

O número de atendimentos online cresceu 24% em 2024, e o Conselho superou a marca de 50 mil atendimentos realizados

A modernização dos serviços prestados pelo Crea-BA tem pautado novos capítulos na relação entre profissionais, empresas e o órgão. Ao longo de 2024, o Conselho ampliou significativamente os atendimentos na modalidade virtual, que entre janeiro e dezembro de 2024 cresceram em 24% comparados com o período anterior. Essa evolução consolida o Crea-BA como uma instituição alinhada às necessidades de seus públicos, permitindo que grande parte das demandas seja resolvida de forma prática, sem a necessidade de deslocamentos.

O número é apenas um dentre os destaques do ano de 2024, ao longo do qual o Conselho ultrapassou a marca dos 50 mil atendimentos, considerando todas as modalidades (presencial, telefônica e virtual). O período se encerrou com avanços não apenas quantitativos, mas qualitativos: 88% dos protocolos prioritários entre janeiro e dezembro foram realizados no prazo.

A Supervisora de Atendimento, Isis Figueiredo, explica que o aumento dos atendimentos virtuais tem explicação multifatorial, e deve considerar o novo ambiente de Salas de Espera Virtuais desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (COTEC), além das reformas estruturais nas instalações da sede, que incentivam a adesão do profissional ao formato digital.

“Trabalhamos com o objetivo claro de atender bem, e isso envolve o empenho de toda a equipe e um investimento constante. Implementamos meios de transparência com a fila de espera no atendimento virtual, o que se traduz em satisfação. Esses resultados mostram que nosso trabalho está alcançando o que planejamos. Além disso, recebemos muitos feedbacks positivos, tanto por e-mail quanto no próprio atendimento virtual. Há uma sinalização clara de que as pessoas estão satisfeitas com a modalidade online de atendimento e com os serviços que disponibilizamos”, destacou Isis Figueiredo.

A modernização do atendimento ocorre em um contexto de aperfeiçoamento geral dos procedimentos de registro e cadastro, explica Anna Girão, Supervisora de Cadastro, destacando entre outros efeitos a redução do tempo de espera. “Estamos em constante otimização e ajustes. Ainda mais motivados por ações institucionais para a adoção do Sistema de Gestão da Qualidade e da ISO 9001/2015, automatizamos muitas ações e fomos convidados a tornar fluxos mais eficientes e céleres em nossa Carta de Serviços”.

Um exemplo claro é a descentralização dos serviços em toda a Bahia, que agora possuem mais autonomia em relação à sede, conforme explica Anna Girão. “A emissão de carteiras, por exemplo, já é realizada em mais duas Inspetorias além da sede, ainda que a impressão aconteça em Salvador. Outro destaque é a digitalização dos processos. Atualmente, nossas certidões especiais são 100% digitais. Há modalidades que, quando eram emitidas em formato físico, alcançava cerca de 300 por ano. Agora, com o formato digital, atingimos uma média de 800 por ano”, ressalta.

Outros fatores também foram fundamentais para ampliar o acesso aos serviços do Conselho, como as reformas estruturais realizadas pelo Crea-BA em suas instalações físicas e equipamentos por todo o estado, destaca Fábio Barros, Coordenador de Cadastro. “Realizamos reformas importantes, inauguramos novas Inspetorias e passamos a atender na sede da Mútua, em Salvador, localizada em um bairro de grande concentração empresarial. Tudo isso contribuiu para oferecer mais comodidade e eficiência no atendimento”, pontua. Isis Figueiredo acrescenta: “Com as reformas, a estrutura física foi pensada para proporcionar acessibilidade, conforto e uma ambientação mais acolhedora. Além disso, estamos melhor equipados, o que garante mais conforto tanto para os profissionais quanto para a equipe. É um efeito em cadeia que melhora nossa rotina de trabalho e a experiência de quem utiliza nossos serviços”, observa.

Para 2025, a meta é continuar investindo na qualidade dos atendimentos, enfatiza Anna Girão. “Um Conselho de tecnologia tem o dever de ser tecnológico, e isso tem pautado todas as nossas ações. Também nos preocupamos em manter uma comunicação clara, acessível e eficiente em todas as etapas”, pontuou.  Ascom

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Ilhéus celebra o dia de Iemanjá no próximo domingo (02)

A data contará com uma programação religiosa e musical

O Dia de Iemanjá, comemorado em 2 de fevereiro, é uma data especial dedicada à Rainha do Mar, uma das figuras mais importantes das religiões de matrizes africanas. Tradicionalmente, o dia é marcado por procissões, oferendas e manifestações culturais, em homenagem à orixá.

Em Ilhéus, as celebrações começam cedo e devem ir até a noite, com uma vasta programação religiosa e musical. A data promete reunir moradores e turistas em um momento de espiritualidade e alegria.

O apoio ao evento é mais uma ação da Prefeitura de Ilhéus pelo fortalecimento da cultura e das tradições religiosas da cidade. 

Confira mais informações em breve!

Sucom/Foto: Arquivo / Clodoaldo Ribeiro

ITABUNA EM FOCO: FICC realiza reunião visando parceria com a UESC

O evento é esperado  com grande expectativa neste 2025

Na manhã de hoje, dia 27, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realizou uma reunião estratégica com o maestro Antônio Melo, representante do Núcleo de Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O encontro, realizado na FICC, teve como principal objetivo o alinhamento de uma parceria com a UESC para o resgate das fanfarras no município e o desenvolvimento de ações formativas para a comunidade cultural.

Participaram da reunião Aldo Rebouças, presidente da FICC; Salomão Galvão, Coordenador da Escola de Talentos; e Bruna Setenta, Chefe de Planejamento, Projetos e Pesquisa. Durante o encontro, foi debatida a criação de iniciativas buscando fortalecer a educação musical em Itabuna e resgatar a tradição das fanfarras como parte importante da identidade cultural local.

Para o maestro Antônio Melo, a parceria entre a FICC e o Núcleo de Artes (NAU) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) representa uma oportunidade de promover a valorização da música e da cultura regional.

“Esse projeto é um reencontro com a nossa história e com o poder transformador da música. Ele simboliza um verdadeiro investimento no futuro cultural da nossa região”, afirmou o maestro.

A reunião de hoje marca o início de uma articulação que promete transformar a formação artística em Itabuna. A FICC segue firme em seu compromisso de fortalecer a cultura e a educação no município, apostando em parcerias que gerem impacto positivo para a comunidade.

75 anos da Cantina TICO-TICO

(MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES)

A dupla dinâmica; Deroaldo e Reinaldo

A Cantina Tico-Tico, que completa 75 anos ininterruptos de atividade, é um patrimônio de Itabuna. Fundada em 27 de janeiro de 1950, por Raimundo Pereira Borges e sua esposa Miralva, é um empreendimento familiar que orgulha os itabunenses.

Atualmente, esse empreendimento familiar bem sucedido é tocado pelos filhos do senhor Raimundo, Ronaldo Deroaldo e Deroaldo Ronaldo. Parabenizo pelo aniversário e pelo recebimento do Certificado de Excelência entregue pelo Serviço Brasil de Motivação e Marketing (SIMMBRA).

Itabuna, Bahia, 27 de janeiro de 2025

Augusto Castro

     Prefeito

Prefeitura de Itabuna promove encontro para planejar a 44ª Lavagem do Beco do Fuxico

Representantes das secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) e de Segurança e Ordem Pública (SESOP), incluindo os secretários Mauro Ribeiro e Humberto Mattos, respectivamente, se reuniram para alinhar as ações e o planejamento da 44ª Lavagem do Beco do Fuxico, uma das festas mais tradicionais da cidade.

Ficou definido, no encontro de sexta-feira passada, dia 24, o calendário de cadastro e confirmação dos vendedores ambulantes que vão comercializar alimentos e bebidas durante a festa.Serão cadastrados ambulantes nas categorias Food Truck, Isopor,  Barraca de Comida e Barraca de Bebida.

Foto arquivo 

Neste ano, a Lavagem do Beco do Fuxico chega à sua 44ª edição, sendo um evento consagrado no calendário cultural de Itabuna. A abertura oficial do evento acontecerá às 16 horas do dia 21 de fevereiro, reunindo moradores e visitantes no centro da cidade, no circuito tradicional e contará com diversos blocos carnavalescos que prometem animar os foliões.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, o formato de dois dias de festa foi planejado para minimizar o impacto nas atividades comerciais da região central.

“A expectativa é que mais de 300 ambulantes trabalhem durante os dias de celebração, que têm grande importância cultural e econômica para Itabuna”, destacou.

A Lavagem do Beco do Fuxico foi reconhecida como patrimônio imaterial e cultural da cidade, por meio da Lei Municipal nº 2.606/2022 sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o que reforça o compromisso com a preservação das tradições, cultura e história da cidade.

Ascom

Confira aqui o resultado do Sisu, que o MEC divulgou nesta segunda-feira.

Nesta edição foram ofertadas 261.779 vagas?para 6.851 cursos de graduação – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Do - Jornaldamidia.com - Com um dia de atraso, o Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (27), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Nesta edição foram ofertadas 261.779 vagas?para 6.851 cursos de graduação?em?124?instituições?públicas de ensino superior?do?país.

O resultado pode ser acessado pela página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Clique no botão “Inscreva-se”, em “Período de Inscrições”, para ingressar no sistema de inscrição do Sisu. Após realizar o acesso gov.br na página de inscrição do portal, o primeiro passo é confirmar seus dados de contato, além de preencher os questionários de Perfil Social e de Perfil Econômico referentes à Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).

Os classificados na chamada regular poderão fazer a matrícula até 31 de janeiro e os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.

Os candidatos que fizeram a inscrição no período de 17 a 21 de janeiro foram classificados de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. São consideradas também as escolhas de curso e turno bem como perfil social e econômico.

Atraso

De acordo com o calendário divulgado pela instituição, as listas com os classificados na chamada regular deveriam estar disponíveis desde o domingo (26). Sem informar a causa, o órgão divulgou durante a noite da data prevista um comunicado informando o atraso. “O MEC informa que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação seguem trabalhando na finalização dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025”.

O texto também estipulava a data de hoje como previsão para entrega do resultado, mas sem definir horário. “A divulgação ocorrerá ao longo desta segunda-feira, 27 de janeiro.”

Lula despenca na sua avaliação

Reprovação do governo Lula sobre para 49% e já é maior que aprovação

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Getty Images
Gestão petista não é bem visto por grande parte do eleitorado

Do - Diário do Poder - A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) aponta a desaprovação do eleitorado em relação ao governo do presidente Lula (PT).  O trabalho do petista não é bem visto por grande parte do eleitorado, chegando assim a 49% de reprovação em janeiro, subindo dois pontos percentuais em relação ao mês de dezembro de 2024 que era de 47%.

A aprovação, por sua vez, oscilou cinco pontos para baixo, de 52% para 47%, no mesmo intervalo.

Veja os números:

  • Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
  • Desaprova: 49% (eram 47%);
  • Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).

A pesquisa também divulgou os dados de como os entrevistados avaliam o governo do petista de forma geral. Para 31%, a avaliação do governo é positiva (eram 33%), para 37% é negativa (eram 31%), e para 28% é regular (eram 34%). Não souberam ou não responderam somam 4%.

Veja os números:

  • Positiva: 31% (eram 33%);
  • Negativa: 37% (eram 31%);
  • Regular: 28% (eram 34%);
  • Não sabem/Não responderam: 4% (eram 2%).
O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro. Foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o Brasil. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

domingo, 26 de janeiro de 2025

Antônio Ssntana vence eleição em Aguas de Olivença

ANTONIO SANTANA PRRMANECE NO  CARGO
Na eleição do Condomínio Águas de Olivença, realizada neste sábado, dia 26, após a apuração dos votos, foi constatada a vitória da Chapa 1, que obteve 157 votos, liderada por Antônio Santana, contra 56 votos da Chapa 2, encabeçada por Freitas.

Os condôminos escolheram Antônio Santana devido ao grande trabalho que ele vem realizando à frente do Condomínio Águas de Olivença, além do novo projeto apresentado, cujas principais prioridades são a segurança e o lazer para a comunidade.

Com uma expressiva vitória, conquistando 75% dos votos, Antônio Santana aproveitou a oportunidade para, de forma sincera, agradecer a todos pelo reconhecimento.

Maiores detalhes sobre o pleito do Condomínio Águas de Olivença estarão disponíveis na próxima coluna PERSONA, de Gildete Curvelo, na próxima terça-feira, dia 28.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Público recorde no 8° Encontro dos Prefeitos

Protagonismo da UPB é evidenciado com público recorde no 8° Encontro de Prefeitos e Prefeitas Cerimônia de abertura teve mais de 1 mil pesso...