quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Prefeito Moacyr se reúne com equipe de governo e empresários em Serra Grande

O prefeito Moacyr Leite (DEM) do município de Uruçuca com a intenção de  incrementar com mais afinco o setor turístico da Vila de Serra Grande, entre Ilhéus e Itacaré, juntamente com sua equipe de governo reuniu-se com os empresários do local para apresentar investimentos de infraestrutura e educação a serem realizados naquela Vila. No encontro também foi discutido e dinâmica de ordenamento do turismo local. 

Na oportunidade o Prefeito Moacyr pediu o apoio dos empresários para maior comprometimento de cada um com o desenvolvimento, firmando compromisso de buscar mais investimentos e melhoria na qualidade dos serviços públicos. “fiquei satisfeito com o que ouvi, por reconhecer a importância da presença do governo para o ordenamento e desenvolvimento do turismo”. Pontuou Sanzio, da Galeria Pizza Bar.  

“O apoio dos empresários locais e de fundamental importância para a qualificação do turismo”. Podem confiar nesta administração, queremos fazer de Serra Grande um destino modelo”. destacou o prefeito aos empresários locais.  

Festa da Puxada do Mastro acontece neste final de semana em Olivença



A secular festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, considerada um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ilhéus, acontece em Olivença, de 11 a 14 deste mês. A realização é da prefeitura, através das secretarias de Turismo e Esporte (Setur), Cultura (Secult) e Saúde (Sesau), e Associação dos Machadeiros, com o apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária da Bahia. Além dos festejos indígenas e religiosos, a parte profana do evento conta com a participação das bandas locais que vão fazer o agito de quinta-feira a domingo.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Empresários querem ordenamento do comércio informal

Empresários querem ordenamento do comércio informal no centro de Itabuna

        Atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, da Câmara de Diretores Lojistas e do Sindicato do Comércio, que representam milhares de empresários itabunenses e pediram ações do governo municipal visando o reordenamento do comércio informal na área central da cidade, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos anunciou a intensificação das ações de fiscalização. O trabalho que terá inicialmente o caráter educativo, será concentrado na avenida Cinquentenário, no calçadão da Rui Barbosa e na praça Otávio Mangabeira.

         Destacando que a prioridade do prefeito Fernando Gomes é a geração de emprego e renda, através do apoio ao empreendedorismo e de parcerias com a iniciativa privada, Jorge Vasconcelos salientou que a intensificação da fiscalização do comércio informal vai exigir a mobilização de fiscais da Sema, de prepostos da Guarda Civil Municipal – GCM – e da Polícia Militar. A participação da PM tem como base o apoio operacional e depende de um parecer da procuradoria do município e do próprio Ministério Público.

Tarifa de transporte coletivo terá reajuste em fevereiro

                                                          
Levando em conta a decisão do Conselho Municipal de Transporte de Itabuna (CMTI) que sugeriu uma tarifa de R$ 3,50 e um estudo da comissão municipal de análise da tarifa do sistema de transporte de passageiros de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes assinou o decreto Nº 12.760,  de  08  de  janeiro de  2018, reajustando de R$ 2,85 para R$ 3,30 o  valor da tarifa do serviço de Transporte Coletivo Urbano e Rural do Município de Itabuna. O reajuste passa a vigorar em 8 de fevereiro, 30 dias após a promulgação do decreto.

A majoração leva em conta que o último reajuste ocorreu em 30 de dezembro de 2016, além do aumento dos preços de insumos – pneus, peças e acessórios, lubrificantes e óleo diesel – e dos salários de motoristas e cobradores. Outro ponto levado em conta no decreto é que as empresas justificaram o novo pedido de aumento das tarifas como necessária para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Passarela da Ilha do Jegue é a preservação da história de Itabuna

Antes, a Ilha do Jegue, sendo tragada pela erosão


            Num período onde as atividades do dia a dia limitam o tempo e as ações das pessoas, restringindo sua percepção à mera repercussão daquilo que viraliza nas internet por meio das redes sociais, observar a reescrita da história promove no olhar dos mais atentos uma mistura de sensações que vão da emoção à gratidão por rever um cenário que marcou uma época, que simbolizou a vida de uma cidade. Sobre isso, é comentado aqui a Ilha do Jegue, que no meio do rio Cachoeira foi destaque e que o tempo fez questão de com ele levar para, assim, na história ficar.
Hoje, subsistida por uma moderna passarela que tem seu nome. Preservando a nossa cultura.

           Uma das três ilhas que no Cachoeira existiam e que no processo natural de erosão foram engolidas pelo rio, a Ilha do jegue já foi Ilha da Marimbeta e ali, no início do século XX, cresciam plantações, animais foram criados e muita história aconteceu. Mais tarde, passou a ser a Ilha do Temístocles, depois foi chamada ainda de Ilha do Capitão. Quis o destino que, no ano de 1920, numa das grandes cheias do Cachoeira (segundo historiadores, choveu por mais de 20 dias), um areeiro deixasse o seu animal e companheiro de trabalho pelos mais de três hectares da Ilha, ficando o Jegue preso, ilhado e sem condições de retornar à margem do rio.

Show Autoral de Eloah Monteiro é destaque do fim de semana em Ilhéus

No próximo sábado, 13, a cantora e compositora Eloah Monteiro reapresenta o seu concerto solo em Ilhéus. O show foi aclamado pela crítica e traz músicas de composição da própria cantora, uma oportunidade única de alto nível musical e cultural para a programação deste final de semana. Intitulado “EloAhR – concerto de Eloah Monteiro”, o trabalho será reapresentado neste sábado, às 20h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. Não perca!


Após o sucesso alcançado em sua primeira temporada, o espetáculo musical “EloAhR” retorna em 2018 com força total, visando dar continuidade à difusão da música da cantora e compositora de Ilhéus. “Sou muito grata à minha cidade e toda a minha equipe pelo sucesso do concerto em 2017. Quem pôde assistir ao meu show até agora, tem respondido de forma muito carinhosa e as críticas têm sido muito positivas, dão um gás a mais pra gente continuar”, afirma Eloah. A compositora declara também que pretende “avoar” em 2018, “Não é todo dia que uma mulher negra apresenta mais de dez canções próprias ao violão em sua terra Natal, não é mesmo? Eu realmente acredito que seja um trabalho diferenciado, então, a tendência é que ele avoe (risos), saia de Ilhéus. Sempre digo às pessoas que vale a pena se programar e assistir enquanto é tempo, sem sombra de dúvidas”, convida a cantora.

CGM muda para nova sede no centro

A Controladoria Geral do Município (CGM) mudou-se para nova sede, situada à Rua Rodolfo Vieira, nº 52, B – Sala 301, em frete a lateral do prédio da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), no centro.

A CGM atua para prevenir e combater a corrupção na gestão municipal, garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e a participação social e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Além disso, a CGM também recebe denúncias relacionadas a atos de corrupção e de irregularidades cometidas por servidores municipais.(Secom)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PREFEITURA DE URUÇUCA QUER EXPULSAR POBRES DE SERRA GRANDE?

A Prefeita de Uruçuca,  o Administrador de Serra Grande  e os Vereadores, aprovaram uma escorcha tributária, que terminará por expulsar da V...