sexta-feira, 26 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura intensifica limpeza de bueiros para reduzir riscos de alagamentos em Ilhéus

Operação preventiva melhora o escoamento da água da chuva, reforça a drenagem urbana e contribui para prevenção de doenças

Com a chegada do período de chuvas, manter a rede de drenagem em boas condições é fundamental para reduzir o risco de alagamentos e garantir o escoamento adequado da água nas ruas. Como parte das ações preventivas, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros em diferentes pontos da cidade. 

A iniciativa também evita o acúmulo de água parada, ambiente favorável à reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Na Rua Araújo Pinho, no Centro, as equipes realizaram a desobstrução de bueiros, a substituição de grade de concreto e a remoção de resíduos acumulados, muitos deles provenientes do descarte irregular de lixo nas vias públicas. A intervenção melhora o escoamento da água da chuva e reforça o funcionamento da rede de drenagem no local.

A operação faz parte das ações permanentes de manutenção urbana desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhéus para preservar a infraestrutura de drenagem e manter a cidade preparada para os períodos de chuva. O trabalho é realizado de forma contínua em diferentes regiões do município, contribuindo para reduzir transtornos, prevenir alagamentos e promover mais segurança e qualidade de vida para a população. - Sucom.

Multidão na 1ª noite do Ita Pedro 2026 confirma a celebração da cultura nordestina na maior festa de São Pedro do Brasil

ITABUNA EM FOCO:

A primeira noite do Ita Pedro 2026 confirmou a grandiosidade do Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e o envolvimento de todas as secretarias do município e dos Governos Estadual e Federal, além de empresas parceiras.

Nem mesmo com a chuva intermitente na madrugada durante parte da programação, o entusiasmo do público que compareceu em massa à Arena Zé Cachoeira, no Bairro Banco Raso, não diminuiu.

Todos puderam acompanhar grandes atrações como Gusttavo Lima, Pablo, Dorgival Dantas, Donas do Bar e Dilsinho Dantas, além de prestigiar artistas locais que também deram um verdadeiro espetáculo. A programação teve início por volta das 18 horas e o público já começava a chegar bem cedo para curtir a festa.

O pedreiro Miguel Gonçalves, morador do Bairro São Pedro, foi um deles. Chegou cedo na maior empolgação para ver o cantor Pablo, que se apresentou na madrugada “Estou muito feliz. Será a primeira vez que vou ver Pablo cantar”, disse emocionado.

Muito além da programação musical, a primeira noite do Ita Pedro evidenciou a ampla estrutura planejada pela FICC. A atuação integrada das forças de segurança pública, garantiu a segurança e o conforto do público durante toda a noite.

As equipes de saúde estiveram mobilizadas com postos de atendimento e suporte do SAMU-192 durante 24 horas, enquanto o Batalhão de Bombeiros Militares, as forças de segurança e os órgãos de trânsito trabalharam conjuntamente para assegurar uma festa tranquila e organizada.

A Vigilância Sanitária, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, os serviços de limpeza urbana, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a fiscalização da SESOP e SEDEC e demais secretarias municipais também atuaram de forma permanente para garantir o bom funcionamento do evento.

A parceria com o Governo do Estado ampliou os serviços oferecidos ao público, com a instalação do Posto Fique Sabendo para a realização de testes rápidos de ISTs e distribuição de insumos. “Disponibilizamos quatro tipos de testes. Então, a nossa expectativa é realizar cerca de 1.600 testes por noite”, comentou o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul da SESAB, Danilo Amorim.

A solidariedade também marcou presença na festa. Organizações de proteção animal promoveram arrecadação de ração para cães e gatos, envolvendo o público em uma corrente de apoio às causas sociais e demonstrando que o Ita Pedro vai além do entretenimento.

O clima entre o público foi de alegria, respeito e confraternização, com famílias, amigos e visitantes aproveitando a programação em um ambiente seguro e acolhedor. Secom.

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

SANTA CASA DE ITABUNA ENTREGA 42 LEITOS SUS REQUALIFICADOS

UMA GRANDE PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

A Santa Casa de Itabuna, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna, entregou, na manhã desta quinta-feira (25), 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Contratualizados pelo Estado, os novos leitos possibilitam a ampliação da assistência pública qualificada no interior da Bahia.

A requalificação do Pavilhão Francisco Ferreira incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, corredor e posto de medicação. A unidade também ganhou piso moderno (manta), troca de telhado, substituição de vasos sanitários e pias dos leitos. Além disso, ganharam modernas centrais de ar-condicionado.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, agradeceu ao estado, ao município e ao deputado federal Paulo Magalhães pela parceria que tem resultado na melhoria da qualidade da assistência na região. “É com muito alegria que estamos entregando 42 leitos novos para atender ainda melhor os pacientes do SUS. São unidades que asseguram mais conforto aos pacientes, acompanhantes e condições de trabalho aos nossos profissionais”, disse Francisco Valdece.

SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, lembrou que Itabuna possui o maior polo de saúde pública do interior da Bahia. Rui destacou que a parceria do Estado, Município, União e Santa Casa possibilitou a substituição de equipamentos no serviço de oncologia e hemodiálise. Estivemos aqui, na Santa Casa, há poucos dias para entregar o novo acelerador linear e um novo tomógrafo na Unidade de Radioterapia. Hoje, estamos fazendo a entrega desses leitos modernos e equipados para os pacientes SUS”, celebrou o ex-ministro.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que nos últimos anos os governos do Estado e Federal têm investido para melhorar o acesso aos serviços de saúde tanto na capital quanto no interior. “E aqui, na região, temos assegurado investimentos nos três hospitais da Santa Casa de Itabuna, que é referência em diferentes serviços de média e alta complexidade. Aqui, prefeito, o Governo do Estado mantém a contratualização de R$ 48 milhões em serviços SUS”, pontuou a secretária Roberta Santana.

A Santa Casa de Itabuna, com seu complexo formado pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, é a maior parceira do SUS no sul, extremo-sul e baixo da Bahia.“Por essas unidades hospitalares passam centenas de pacientes da rede pública todos anos, com destaque para os serviços de cardiologia, hemodiálise, oncologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgias de alta complexidade”, afirmou o prefeito Augusto Castro.

QUEM FOI FRANCISCO FERREIRA

O engenheiro Francisco Ferreira da Silva foi o 14º prefeito nomeado de Itabuna. Ficou no cargo do período de 15 de julho de 1938 a 21 de junho de 1945. Depois, por eleição, assumiu o cargo pela segunda vez, no período de 31 de janeiro de 1955 a 30 de janeiro de 1959.

Além disso, Francisco Ferreira foi o 12º provedor da Santa Casa da Santa de Itabuna. Exerceu dois mandatos. O primeiro de 1940 a 1945. Retornou ao cargo em 1961, ficando à frente da instituição até 1962. O pavilhão recebeu o nome de Francisco Ferreira em 1949.

Estiveram presentes na cerimônia desta quinta-feira autoridades, como o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, secretários municipais como Lívia Mendes (Saúde); vereadores, o padre Moisés de Souza, responsável pela benção; membros da irmandade, médicos e outros profissionais de saúde, além de membros de entidades civis. Ascom.


PGR rejeita acordo de delação premiada do ex-presidente do BRB no caso Master

 PGR rejeita acordo de delação premiada do ex-presidente do BRB no caso Master

Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB - Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília.

Do - Diario do Poder -  A proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Cosa, que se encontra preso no presídio da Papuda, foi formalmente rejeitada pelo procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O chefe da PGR encaminhou sua decisão nesta quinta-feira (25) ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta de Costa não continha informações inéditas e nem indicou “potencial de ressarcimento” dos prejuízos causados ao banco e eventualmente aos cofres públicos.

A Coluna Claudio Humberto apontou há quatro dias, em 21 de julho, a fragilidade da proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB e sua provável rejeição.

A proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Cosa, que se encontra preso no presídio da Papuda, foi formalmente rejeitada pelo procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O chefe da PGR encaminhou sua decisão nesta quinta-feira (25) ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta de Costa não continha informações inéditas e nem indicou “potencial de ressarcimento” dos prejuízos causados ao banco e eventualmente aos cofres públicos.

A Coluna Claudio Humberto apontou há quatro dias, em 21 de julho, a fragilidade da proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB e sua provável rejeição.

Gonet considera que uma proposta de acordo dessa natureza deve acrescentar elementos úteis à investigação e contribuir para a produção de provas.

Para o procurador-geral da República, “os tópicos eleitos pelo proponente, ainda que trazidos de forma superficial (dada a ausência de termo de confidencialidade), já permitem a conclusão sobre a ausência de ineditismo, na sua parte mais expressiva”.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

ADEUS RAIMUNDO VELOSO

 ILHÉUS EM NOTICIAS 

Nota de Pesar

Prefeitura de Ilhéus lamenta o falecimento de Raymundo Veloso

Passou pela equipe espirtiva da rádio 
Jornal de Itabuna. 

A Prefeitura de Ilhéus manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado, radialista, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputado federal Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25).

Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso construiu grande parte de sua trajetória pública em Ilhéus, onde exerceu três mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal, desempenhando papel relevante na vida política do município.

Reconhecido pela trajetória política, deixa uma contribuição significativa para a história de Ilhéus e do sul da Bahia.

O velório acontece nesta quinta-feira, no SAF, no bairro da Conquista.

A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos neste momento de luto.

Prefeitura entrega UBS do Banco da Vitória totalmente reformada

Equipamento de saúde passa a contar com estrutura modernizada e amplia a oferta de serviços à população

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo domingo (28) a entrega da nova estrutura reformada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Banco da Vitória. A ação integra a programação comemorativa pelos 492 anos de emancipação política do município.

A unidade passou por requalificação e contará com parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), fortalecendo as atividades de ensino e assistência em saúde por meio da implantação de uma UBS Escola. O equipamento atenderá os moradores do Banco da Vitória e comunidades vizinhas, incluindo áreas rurais, Salobrinho, Vila Cachoeira e Maria Jape. A unidade contará com equipe multiprofissional completa e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde, Rosany Borges, o novo espaço ampliará a oferta dos serviços já existentes e fortalecerá programas essenciais da Atenção Primária, como pré-natal, planejamento familiar e acompanhamento da saúde da criança e do idoso, além de outras ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Rosany ressalta que a unidade conta com dois consultórios odontológicos, sala de imunização, sala de curativos e sala de nebulização, dispondo de uma estrutura moderna, confortável e preparada para oferecer atendimento de qualidade à população.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, destacou o compromisso da gestão com a reestruturação da rede municipal de saúde. “Encontramos essa unidade fechada e, com muito esforço e dedicação, estamos entregando à população um espaço moderno, confortável e com um padrão de qualidade que beneficiará os moradores do Banco da Vitória e de toda a região. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a saúde pública de Ilhéus”, afirmou a secretária.

Com a entrega da UBS do Banco da Vitória reformada, a Prefeitura de Ilhéus soma mais um equipamento público à rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto, qualidade e acessibilidade aos usuários do SUS. - Por ASCOM SESAU

 Ilhéus executa serviços de manutenção urbana em pontos estratégicos da cidade

Intervenções incluem roçagem e capinagem em áreas de grande circulação e unidades públicas

A limpeza e a manutenção de espaços públicos avançaram em diferentes pontos de Ilhéus nesta quinta-feira (25), com ações de roçagem e capinagem realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Na Conquista, os serviços foram executados na quadra do bairro e no posto de saúde, com retirada de vegetação excessiva e limpeza das áreas externas. O Alto Santa Clara também recebeu intervenções.

Na Avenida Esperança, as equipes atuaram no posto de saúde da localidade, na Delegacia da Polícia Civil e na UPA, além do entorno do Fórum Eleitoral. As ações contribuíram para melhorar o acesso, a visibilidade e a circulação nos espaços atendidos.

O trabalho integra o cronograma contínuo de manutenção urbana do município, voltado à conservação de vias, prédios públicos e áreas de uso coletivo. Sucom.

PL acumula crises ligadas à família Bolsonaro

Rusga Michelle-Flávio é uma das mais graves desde 2021

O ex-presidente Jair Bolsonaro com os filhos, Flavio, Carlos, Eduardo e Renan (Foto: Reprodução/ X / @BolsonaroSP)

Do - -Diario do Poder - O Partido Liberal (PL), presidido por Valdemar Costa Neto, passou por uma transformação profunda após a filiação de Jair Bolsonaro em novembro de 2021. De legenda centrista e fisiológica, o PL se tornou a principal casa do bolsonarismo, elegendo a maior bancada da Câmara em 2022.

No entanto, o partido acumula uma série de crises internas, muitas delas ligadas à família Bolsonaro, disputas regionais e choques entre ideologia radical e pragmatismo político. Relembre as principais crises (em ordem cronológica):

2021–2022: Afiliação e adaptação

Bolsonaro trocou o PSL pelo PL em busca de estrutura. A entrada gerou resistências internas, com ala moderada do partido (herdada do antigo PR) deixando a legenda. Valdemar Costa Neto, condenado no Mensalão, tornou-se figura central, o que gerou críticas de antipetismo radical.

2023–2024: Consolidação e primeiros rachas

Após a derrota de 2022 e os eventos de 8 de janeiro, o PL abrigou a oposição bolsonarista. Crises menores envolviam disputas por comandos estaduais e alinhamento com o Centrão. Michelle Bolsonaro ganhou força como presidente do PL Mulher, expandindo influência feminina e evangélica.

Fim de 2025: Crise do Ceará (estopim da atual tensão)

Após a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (novembro/dezembro 2025), Michelle participou de evento em Fortaleza e criticou publicamente a articulação do PL-CE (deputado André Fernandes) para apoiar Ciro Gomes (PSDB) ao governo estadual. Ela chamou a aliança de “precipitada” e “com o mal”, citando críticas passadas de Ciro a Bolsonaro.

  • Resultado: Suspensão das tratativas, mas forte atrito com Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro.
  • Michelle foi acusada de autoritarismo; os filhos defenderam pragmatismo regional.
  • Jair Bolsonaro, mesmo preso, interveio para indicar Flávio como pré-candidato e pedir união familiar.

Maio 2026: Caso Daniel Vorcaro (crise de imagem de Flávio)

Vazamento de áudios mostrou Flávio negociando milhões com o banqueiro Daniel Vorcaro para um filme sobre Jair (“Dark Horse”). A crise gerou desconfiança no mercado, entre aliados e no próprio PL. Michelle evitou se envolver publicamente, mas foi especulada como possível “plano B”. Flávio negou irregularidades e manteve a pré-candidatura com apoio de Jair.

Abril–Junho 2026: Outros atritos

  • Troca de farpas públicas entre Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira, exigindo intervenção da cúpula do PL.
  • Tensões contínuas sobre vice na chapa de Flávio e alianças estaduais.
  • Michelle reduziu agenda pública, focando em PL Mulher, mas manteve críticas indiretas a acordos pragmáticos.

24 de junho de 2026: Explosão atual (Michelle x Flávio)

Michelle publicou vídeos expondo humilhação em ligação telefônica com Flávio após o caso Ceará. Acusou-o de rispidez, desrespeito e de dizer que ela “chegou ontem” na política. Os dois não se falam desde o fim de 2025. Flávio respondeu minimizando (“dia de jogo”) e visitando o pai na prisão domiciliar.

Padrões recorrentes das crises

  • Familiar vs. Partidário: Choque entre lealdade ideológica (Michelle, ala “pura”) e pragmatismo (Flávio, Valdemar, articuladores regionais).
  • Influência de Jair: Mesmo preso, o ex-presidente atua como árbitro, mas intervenções nem sempre contêm o fogo.
  • Questões regionais: Alianças locais (como Ceará) geram atritos nacionais.
  • Gênero e base: Michelle fortalece narrativa entre mulheres e evangélicos, enquanto Flávio sofre desgaste nesses nichos.
  • Impacto eleitoral: Cada crise alimenta narrativa de “desunião da direita”, beneficiando Lula/centro-esquerda em 2026.        

O PL conseguiu crescer e se estruturar, mas as crises internas mostram dificuldade em transitar do personalismo bolsonarista para uma legenda institucional. A atual rusga Michelle-Flávio é considerada uma das mais graves desde 2021, pois expõe publicamente o que antes ficava nos bastidores. O desfecho depende de mediação de Jair Bolsonaro e da capacidade de Valdemar Costa Neto de conter a “sangria”.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Flávio supera Lula em 2º turno com 42% a 40%

Senador do PL confronta tentativa de reeleição de Lula, que está à frente no 1º turno, tecnicamente empatado

Flávio Bolsonaro (PL) disputa o governo do Brasil contra reeleição de Lula (PT). (Fotos: Redes sociais/Ricardo Stuckert/PR)

Do - Diario do Poder - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) detém a preferência de 42% eleitor brasileiro na simulação de 2º turno contra o projeto de reeleição presidente Lula (PT), que pontuou 40%, na pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira (24).

A liderança numérica de Flávio, com vantagem de 1,3 ponto percentual, representa um empate técnico entre os dois pré-candidatos, na margem de erro de 2,19 pontos percentuais da pesquisa. Neste cenário entre os rivais que polarizam a disputa presidencial, 14,8% disseram não votar em nenhum deles, e o Gerp registrou outros 3,5% de não sabe/não respondeu.

No 1º turno, a liderança numérica se inverte, com Lula à frente com 37% das intenções de votos, empatado tecnicamente com Flávio, que obteve 34% de preferência eleitoral. O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), é o terceiro com 4%; seguido de perto por Renan Santos (Missão) e pelo ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo), ambos com 3%.

Por último, empatam com 1% o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC); Cabo Daciolo (Mobiliza); Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP). Outros 6% disseram não votar no 1º turno em nenhuma das opções da pesquisa, e 11% registraram não sabe/não respondeu.

Na pesquisa registrada no TSE sob o protocolo BR-09657/2026, a Gerp ouviu 2.000 eleitores do Brasil, entre os dias 15 e 20 de junho de 2026. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ILHÉUS!

Ilhéus inicia comemorações pelos 492 anos com celebração religiosa e ato cívico Missa em ação de graças e hasteamento das bandeiras marcaram...