sábado, 18 de abril de 2020

Bahia registra 41ºóbito por Covid-19

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (18), o 41º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.

 O óbito foi de um homem de 53 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ele estava internado em um hospital privado desde  o último dia 7, teve os primeiros sintomas no dia 24 de março, duas semanas antes da internação, e foi a óbito no dia 14, depois de  evoluir com febre por 10 dias. 


Ascom Sesab
...

Brasil tem 36,5 mil casos de coronavírus e 2,3 mil mortes registradas

Taxa de letalidade entre os casos confirmados é de 6,4%, segundo o Ministério da Saúde

Mulher de 52 anos é o segundo caso confirmado do novo coronavírus no Rio

Do - Diário do Poder - O Ministério da Saúde divulgou hoje (18) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 36.599 casos da doença e 2.352 mortes confirmadas. A taxa de letalidade é de 6,4%.
O número de recuperados não foi atualizado e permanece em 14.026, que representa cerca de 50% dos infectados. Os últimos dados sobre as pessoas curadas foram divulgados na quarta-feira (15).
A Região Sudeste registra 55,9% (20.466) dos casos confirmados da doença. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (8.507), Norte, (3.416), Sul (2.738) e Centro-Oeste (1472)

O número só faz aumentar e atinge 1.200 casos confirmados da Covid_19​ na Bahia

Com 40 mortos
Brasil pode atingir 100 mil casos de coronavírus em 2 semanas | EXAME
Foto divulgação
A Bahia registra 1.200 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 11,69% do total de casos notificados. Até o momento, 5.293 casos foram descartados e houve 39 óbitos, registrados nos municípios de Salvador (19), Lauro de Freitas (5) sendo que um dos óbitos é residente no Rio de Janeiro, Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1), Feira de Santana (1) e Itapé (1), Juazeiro (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (18).​
Ao todo, 304 pessoas estão recuperadas e 148 encontram-se internadas, sendo 52 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​

Neto diz que apoio do DEM ao governo “degradou” após saída de ministro

ACM Neto disse que o apoio do seu partido ao governo do presidente Jair Bolsonaro “degradou” após conflitos do chefe do Palácio do Planalto com o DEM

dO - Tribuna da Bahia - Presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto disse que o apoio do seu partido ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “degradou” após conflitos do chefe do Palácio do Planalto com o Democratas. Depois de demitir Luiz Henrique Mandetta (DEM) do Ministério da Saúde, Bolsonaro fez ainda duras críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).
Para o ACM Neto, os ataques do presidente da República a Maia "têm caráter de desvio de foco, no dia de hoje, na demissão de Mandetta, e, no geral, na condução do governo federal de medidas de combate ao coronavírus".  "Terminou por degradar o apoio que ainda poderia ter dentro do partido", emendou, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.
Após a demissão de Mandetta, Bolsonaro disse, em entrevista à CNN Brasil, que a atuação de Maia na presidência da Câmara era "péssima" e insinuou que o parlamentar trama contra o seu governo. "O sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas. Ele quer atacar o governo federal, enfiar a faca. Parece que a intenção é me tirar do governo", afirmou. 

Ilhéus usará estacionamento da Petrobrás para triagem dos caminhões do Porto

 

A Prefeitura de Ilhéus utilizará por 90 dias uma área de estacionamento da Petrobras Distribuidora S/A, localizada as margens da BR-415, Rodovia Jorge Amado, para a triagem dos caminhões do Porto, durante o período de calamidade pública, decorrente da pandemia do Coronavírus. O Decreto n. 028 foi publicado no Diário Oficial do Município, edição de quarta-feira.
O documento atende ao Ofício n. 014/2020 da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), que prevê para as próximas semanas um elevado recebimento de carretas transportando soja para a cidade. O órgão ressalta que a área será usada para o fim de direcionar e ordenar o acesso das centenas de carretas, como forma de mitigar os transtornos no trânsito do município. 
A suspensão temporária pode ser prorrogada por igual período conforme a necessidade.  Mesmo tendo o contrato firmado com a Petrobras Distribuidora S/A com vigência até o ano de 2022, a supremacia do interesse público e a provisoriedade da medida é imprescindível à gestão da crise decorrente da pandemia gerada pela Covid-19. Secom

Bahia tem 1193 casos confirmados de Covid-19 e 37 óbitos

 Bahia tem 1193 casos confirmados de Covid-19. Deste total, 37 foram a óbito, registrados nos municípios de Salvador (18), Lauro de Freitas
 (5, sendo que um caso tinha local de residência no Rio de Janeiro), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1),
 Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1), Itapé (1) e Juazeiro (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desse sábado (18).​
Dos casos confirmados, 157 são de profissionais de saúde. Ao todo, 289 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 
148 encontram-se internados, sendo 52 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações 
Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​

STF dispensa o aval de sindicatos em acordos para suspensão de contrato

Foi uma goleada de 7x3 votos contra a liminar ativista de Ricardo Lewandowski


Do - Diário do Poder - Por 7 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (17) que não depende do aval de sindicatos a validade dos acordos individuais entre empresas e empregados para redução de jornada e salários.
Com isso, derrotou a liminar de puro ativismo político concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski concedendo a sindicatos o “direito de veto”. Isso acabou provocando uma série de chantagens de sivalistas contra empresários, exigindo dinheiro para chanceler acordos.
Os acordos estão previstos na Medida Provisória (MP) 936/2020, editada para preservar o vínculo empregatício e permitir acesso a benefícios durante os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia.

Uso de máscaras em estabelecimentos e ônibus será obrigatório

Quem for flagrado desrespeitando a norma pagará multa. Medida também vale para ambulantes
Do - Tribuna da Bahia - Quem for flagrado em Salvador fazendo compras, transitando em veículos particulares ou ônibus sem fazer uso de máscaras passará a ser punido com multa administrativa. A decisão é do prefeito ACM Neto e foi anunciada ontem (17) como parte das novas ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A norma será implementada na cidade porque a Prefeitura tem “percebido um relaxamento absoluto em relação às medidas já adotadas” para conter a proliferação do vírus. “A gente não pode, nesse momento baixar a guarda, senão perde o controle da curva de casos e corre o risco de que aqui em Salvador aconteça o que está acontecendo em outros lugares. Em Fortaleza e em Recife, vocês estão vendo, está havendo quase que um colapso no sistema de saúde. Médicos estão tendo que escolher quem vai viver e quem vai morrer. Não queremos que isso aconteça em Salvador”, disse o prefeito.
Desse modo, a partir do decreto publicado em edição extra do Diário Oficial de sexta, deverão usar máscaras todas as pessoas que estiverem presentes em ambientes laborais. Ou seja, onde houver prática de atividade profissional, seja do comércio ou de serviços. No caso das empresas que descumprirem o decreto, haverá interdição e até cassação do alvará.
“E não é apenas pelo prestador do serviço, não é apenas o vendedor da loja ou o advogado que trabalha no escritório de advocacia. Isso vai valer para qualquer pessoa que esteja dentro do ambiente. Do servente autônomo, passando pelo cliente. O ambiente que for detectado sem uso de máscaras nós vamos interditar”, garantiu.
A mesma medida vale para os ambulantes que atuam no comércio. Para isso, a Prefeitura vai disponibilizar 200 mil máscaras, duas para cada trabalhador. “De largada, vamos atender a 100 mil ambulantes”, explicou Neto. Quem for visto sem utilizar o equipamento terá sua mercadoria apreendida.

TSE publica resolução que permite alterações no cadastro

Tribunal Superior Eleitoral
Isso durante o regime de plantão extraordinário
Alistamento eleitoral, transferência de título e mudança de zona serão possíveis por meio eletrônico e sem a coleta de biometria. Data-limite é o dia 6 de maio
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta sexta-feira (17), a Resolução TSE nº 23.616/2020, que complementa os termos do regime de plantão extraordinário da Justiça Eleitoral, implementado no mês passado pela Resolução TSE nº 23.615/2020, acrescentando no texto os artigos 3º-A e 3º-B. A nova norma permite que sejam feitas alterações no Cadastro Nacional de Eleitores por meio de requerimentos eletrônicos, sem a necessidade do comparecimento do eleitor ao respectivo cartório eleitoral. A data-limite para essas alterações, 6 de maio, permanece inalterada.
Pelo texto da nova norma, as operações no Cadastro Nacional de Eleitores ficam, no período do regime de plantão extraordinário (até 30 de abril), limitadas aos casos de alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral – nos casos justificados em razão da melhoria da mobilidade do eleitor – e revisão para regularização de inscrição cancelada. Para a realização desses serviços, o Cadastro Nacional de Eleitores possibilitará o processamento do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) sem a necessidade da coleta dos dados biométricos do eleitor.
A exigência do comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral poderá ser dispensada caso a sua identificação possa ser feita por meio dos serviços digitais oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou ainda poderá ser adiada para quando o regime de plantão extraordinário for encerrado. Neste último caso, será observado um prazo – a ser oportunamente definido pelo TSE –, após o qual, sem o comparecimento ao cartório eleitoral, serão indeferidos os requerimentos feitos durante a vigência das medidas emergenciais.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeito de Itabuna decreto tempo indeterminado para o comércio

Só os serviços essenciais funcionarão como vinham acontecendo neste período 
Comércio fechado, Praça Adami. centro de Itabuna

O Prefeito de Itabuna Fernando Gomes publicou nesta sexta-feira, 17. Decreto 13.636, prorrogando por tempo indeterminado as limitações de funcionamento de empresas, comercio e negócios, dos transportes públicos coletivos e instituições bancárias, no âmbito de todo território deste Município.


 A prorrogação foi necessária devido a situação crescente  do coronavírus, atendendo o Ministério da Saúde em relação à emergência da pandemia.


 Os empresários, neste sentido, conforme carta aberta expedida, solicitavam a reabertura  total e não parcial do comércio, por se tratar Itabuna, de um pólo comercial e de serviço  de toda a Região do Cacau. Mas, o prefeito optou pelo que lhe falcatrua a Lei. Vamos esperar que essa pandemia passe para a cidade e a região voltar a normalidade. Veja nota dos empresários:     

Nota aberta à sociedade de Itabuna

Nota Aberta à Sociedade De Itabuna
  •  
    Estamos diante de um dos maiores cenários de calamidade pública desta geração: a COVID-19. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades sanitárias mundiais recomendam o isolamento social como a medida de maior eficácia, disponível no momento, para combate à propagação do vírus, evitando colapso das redes de saúde e atendimento hospitalar.

Em Itabuna, foram publicados decretos que determinaram o fechamento do comércio em geral, excetuadas as atividades essenciais, desde o dia 20 de março, atos justificados como necessários para que o Sistema de Saúde local fosse preparado para o enfrentamento da doença. No entanto, passados 28 (vinte e oito) dias da suspensão das atividades econômicas do comércio nesta cidade NENHUMA medida CONCRETA foi executada.

Exceção à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que organizou estrutura de isolamento de leitos e atendimento intensivo para os pacientes, vítimas de COVID-19, habilitando 10 (dez) leitos de UTI destinados a este fim.

A ausência de medidas coordenadas para o enfrentamento da pandemia na região sul da Bahia já causou graves e irreversíveis danos à economia local, especialmente ao setor de comércio e serviços, formado basicamente por pequenos e microempresários que sustentam com dificuldade seus negócios
e lutam diariamente para honrar seus compromissos, gerando emprego e renda para Itabuna.

Apesar do esforço desta entidade, em apresentar projetos de retomada das atividades comerciais associadas a medidas de saúde e segurança indispensáveis a toda população, à cobrança para a correta destinação dos recursos públicos já existentes para o combate da pandemia, nós deparamos com a inércia e ineficiência do Poder Público, em todas as suas esferas, em apresentar respostas à sociedade, devolvendo o mínimo que poderia ser feito após os dias de sacrifício econômico – a organização da estrutura hospitalar.

Desta forma, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna CONCLAMA ao Poder Público Municipal e a Santa Casa de Itabuna para que acatem a decisão de forma URGENTE, expedida pela Vara da Fazenda Pública, de forma que ambas as instituições façam o uso divido do montante de R$ 23 milhões, no combate à pandemia, sem qualquer necessidade de retomada judicial para reivindicar
o direito exclusivo do recurso. Além disso, solicitamos o alinhamento das ações conjuntas com o Governo do Estado e da União para fazer face as seguintes demandas:

Aumento do quantitativo de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na cidade; A montagem rápida de hospitais de campanha no município em caso de colapso; A intensificação do monitoramento dos casos de isolamento domiciliar; A garantia das medidas e insumos de proteção individual para os trabalhadores da saúde; A compra de kits de testes rápidos para o COVID-19;
A intensificação de campanhas de prevenção e conscientização; A abertura organizada do comércio, com a adoção de medidas de controle e prevenção de disseminação do vírus, com fins a proteger colaboradores e clientes.

Cientes de que, a cooperação, sincronia e responsabilidade por parte dos gestores do município e do Estado é fundamental para coordenar medidas em diferentes setores da economia e da sociedade para VENCER e GARANTIR a SEGURANÇA e SAÚDE da POPULAÇÃO, continuaremos buscando oferecer nossa parcela de contribuição e responsabilidade social com fins a minimizar os efeitos da pandemia no setor que representamos.


Sérgio Velanes - Presidente da ACI

Itabuna sobe para 36 casos confirmados do covid 19

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiologia de Itabuna, nesta sexta-feira (17), com mais 4 casos,  registra agora 36 casos confirmados; 268 casos notificados/exames coletados; 167 descartados; 65 aguardando resultado; 235 em monitoramento/ isolamento social; 68 aguardando coleta e 5 casos curados. Veja boletins abaixo:



Governo quer ampliar programa Vigia para os 11 estados da fronteira

Objetivo é reduzir vitalidade financeira de organizações criminosas


Do - Diário do Poder - O Ministério da Justiça e Segurança Pública quer ampliar, até o fim do ano, o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) para todos os 11 estados brasileiros de fronteira. O programa completou um ano no último dia 15 de abril. De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a vitalidade financeira das organizações criminosas, impedindo a entrada de armas, drogas, cigarros e produtos contrabandeados.
Em abril do ano passado, o Vigia começou com um projeto piloto na cidade de Guaíra, no Paraná, com a Operação Hórus. Em pouco menos de um ano chegou a sete estados – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima – e às divisas de Goiás e de Tocantins. Para 2020, a meta é ampliar sua abrangência aos estados do Amapá, Pará, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a mais três divisas nacionais.

Bahia tem 1064 casos confirmados de Covid-19


A Bahia registra 1064 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 10,5% do total de casos notificados. Até o momento, 5.291 casos foram descartados e houve 36 óbitos, registrados nos municípios de Salvador (18), Lauro de Freitas (4), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1), Juazeiro (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (17).​
Ao todo, 273 pessoas estão recuperadas e 116 encontram-se internadas, sendo 48 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​
Os casos confirmados estão distribuídos em 87 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,34%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 56,69% foram do sexo feminino. A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 97 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 29,24% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (139,29/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa, seguida de 30 a 39 anos (131,64/ 1.000.000 habitantes).​

Em Ilhéus 440 pacientes são liberados do monitoramento

Nova ponte de Ilhéus que em breve será inaugurada, ligando o centro ao bairro do Pontal 
A Prefeitura de Ilhéus, por meio do monitoramento diário da Central Covid-19 liberou da quarentena, até o momento, 440 pessoas que estavam em acompanhamento por telefone ou presencialmente. Segundo informações da secretaria municipal de saúde (Sesau), é feito o monitoramento diário dos casos suspeitos de síndrome gripal, aqueles que não se enquadram nos critérios para coleta de coronavírus definidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, explicou que o Centro de Triagem Covid está em fase de conclusão. A estrutura será voltada exclusivamente aos casos de coronavírus em Ilhéus, por meio de um fluxo específico de atendimento. A finalidade é evitar o contato de pacientes com síndromes gripais ou problemas relacionados a qualquer síndrome respiratória com pessoas que apresentam outros sintomas.
De acordo com a Central, além de visualizar a sintomatologia clínica geral do paciente, a equipe de monitoramento orienta quando o indivíduo deve procurar o serviço de urgência e emergência do município.Se for constatada uma síndrome gripal simples, sem sinais de agravamento que tipificam a Covid-19, essa pessoa continuará sendo acompanhada diariamente, durante o período de 14 dias, conforme recomenda o protocolo ministerial.
A orientação da Sesau para as pessoas que não apresentam os sintomas de febre ou dificuldade para respirar, característicos da doença, é de ficar em casa. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista é a referência provisória para os casos de coronavírus, até a abertura do Centro de Triagem Covid. Veja outras matérias, produzidas pela Secretaria de Comunicação

Aberto mais um Centro de Atendimento Covid 19, agora em Brumado ​


A partir das 18 h de hoje, 17, aproximadamente 260 mil habitantes de doze municípios da região de Brumado poderão contar com um Centro de Atendimento Covid 19, para acolher, estabilizar e encaminhar pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.​
A antiga UPA da cidade foi reaberta e adaptada para operar com 40 profissionais de saúde, 24 horas, e tem capacidade para atender 200 pacientes por dia. São 10 leitos, sendo 2 com respiradores. Deverão ser atendidos pacientes com sintomas idênticos aos da gripe, como febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. Os que tiverem evolução dos agravos vão ser regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia para um dos hospitais de referência. ​
O novo Centro de Atendimento funciona na rua Antônio Neves, S/N, Malhada Branca, em Brumado, no sudoeste da Bahia.

Secom/Sesab

Itacaré inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra gripe


Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, Itacaré iniciou no dia 23 de março a vacinação nas residências para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A tercA Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, iniciou esta semana a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Se na primeira etapa, iniciada no 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, indígenas, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes e funcionários do sistema prisional.
Nessa etapa, as pessoas que fazem parte do grupo podem se dirigir às unidades de saúde dos bairros da Passagem, Santo Antônio (Bairro Novo) centro e no distrito de Taboquinhas. Já nas segundas-feiras a vacinação para esse público acontece no bairro da Marambaia. Mas atenção, é preciso evitar aglomerações e manter os procedimentos de proteção. Já na zona rural do município a vacinação já está ocorrendo com o serviço volante, para todos os públicos, nas próprias residências, para evitar o deslocamento e as aglomerações. Para isso foi montada um cronograma de atendimento para atingir a todo o município.

Bahia ultrapassa a barreira dos mil casos confirmados de Covid-19​

Você sabia que a Bandeira da Bahia é a... - Acontece Na Bahia ...A Bahia tem 1059 casos confirmados de Covid-19. Deste total, 36 foram a óbito, registrados nos municípios de Salvador (18); Lauro de Freitas (4), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1), Juazeiro (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta sexta-feira (17).​
Dos casos confirmados, 154 são de profissionais de saúde. Ao todo, 268 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 116 encontram-se internados, sendo 48 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​
Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje.

Bahia  36º óbito por Covid-19

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta sexta-feira (17), o 36º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.  A morte foi de um homem de 63 anos, residente em Juazeiro, com histórico de cardiopatia e diabetes. Ele estava internado em um hospital público no  município de Juazeiro, desde o último dia 8, teve o diagnóstico confirmado no dia 10, vindo a falecer hoje (17).

Gacc Sul Bahia mantém assistência à crianças e adolescentes com câncer



Mesmo com a pandemia o Grupo continua proporcionando o atendimento humanizado
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia, com sede em Itabuna, mesmo diante da crise de pandemia pelo COVID-19, segue com todo o suporte para as crianças e adolescentes em tratamento, bem como, os seus familiares. O Gacc Sul Bahia adotou medidas de Home Office para as equipes dos setores de administração, captação de recursos (telemarketing e Bazar), mensageiros e adotou o sistema de rodízio para atendimento na Casa de Apoio.
“Nossa prioridade sempre foi e sempre será salvar vidas. E, agora não é diferente. Precisamos zelar pela vidas de todos os nossos colaboradores, voluntários e especialmente às nossas crianças que são do grupo de risco, por isso, também seguimos todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde com o nosso público. No entanto, em hipótese alguma, poderemos interromper o tratamento das crianças, e por isso, a necessidade de manter a Instituição em funcionamento”, explica a presidente do Gacc, Drª Teresa Cristina Fonseca.
O Gacc Sul Bahia é uma instituição sem fins lucrativos e continua dependendo das doações e colaboração da comunidade, mas com o atual cenário de crise, as doações foram reduzidas e já comprometem a manutenção dos serviços ofertados para as crianças e apela para que a sociedade continue apoiando o Grupo com doação de alimentos, material de limpeza, álcool gel, máscaras e doações financeiras que podem ser feitas por transferência eletrônica e cartão de crédito. 
 Dificuldade com o transporte

Bolsonaro acusa Maia de provocar o caos, criando despesas impagáveis de R$1 trilhão

"Não estou rompendo com o Parlamento, não", fez questão de enfatizar o presidente

Bolsonaro acusa Maia de provocar o caos, criando despesas impagáveis de R$1 trilhão

Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro afirmou agora à noite que o Brasil “não merece a atuação de Rodrigo Maia, presidente da Câmara. “péssima atuação”, disse ele, em entrevista a CNN.
O chefe do governo disse ainda que Maia “está conduzindo o Brasil para o caos”, advertindo que ele está criando despesas que o País não tem condições de arcar. “Não temos como pagar uma dívida monstruosa que está aí, não há recurso”, avisou Bolsonaro.

Vacinação contra gripe inclui caminhoneiros e portuários

As categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento
Por - Poliana Antunes (Tribuna da Bahia)  Chegou uma boa notícia para as categorias dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. É que o Ministério da Saúde, incluiu esses novos participantes, na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa hoje (16). As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Segundo o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase. “Como todas as escolas estão com as atividades paralisadas, optamos por priorizar na próxima fase da campanha aqueles profissionais que atuam nos portos, no transporte de cargas, motoristas de transporte coletivo, expostos diariamente porque estão na linha de frente, prestando serviços essenciais”, destacou.

Itabuna registra até agora 32 casos confirmados

Conforme boletins desta quinta-feira (16), Itabuna registra 32 casos confirmados; 230 casos notificados para exames coletados; 155 descartados; 43 aguardando resultado; 188 em monitoramento de isolamento social; 96 aguardando coleta e 4 casos curados.






Câmara convida secretário de Saúde de Itabuna

Ricardo Xavier propõe debate sobre Região Metropolitana do Sul da ...
Ricardo Xavier ressalta a importância da reunião
 para elaborar um plano unificado
 de combate ao coronavírus em Itabuna
A Câmara de Itabuna, através do presidente Ricardo Xavier (Cidadania), encaminhou convite ao secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento, para que compareça a reunião no Plenário Raymundo Lima na próxima segunda-feira (20), às 14 horas. O intuito é conhecer o plano de ações desenvolvido pelo município no combate à pandemia do novo coronavírus –
e da doença Covid-19. 

Além disso, o Legislativo solicita a prestação de
contas de recursos recebidos a fim de conter a epidemia, assim como o valor já utilizado e a ser empenhado futuramente. O convite também está sendo encaminhado às entidades representantes da sociedade civil organizada. “Na oportunidade, o secretário poderá mostrar tudo que já foi feito até o momento e o que será feito com os recursos que chegaram e chegarão no nosso município e também ouviremos as sugestões de todos os vereadores e da sociedade, para que forma
unificada possamos ter um plano de combate eficaz ao tão perverso vírus”, afirmou o presidente da Câmara, Ricardo Xavier.   Ele reforça que não será possível receber o público em geral, devido às recomendações para se evitar aglomerações. Mas o encontro será transmitido, em tempo real, pelas redes sociais Youtube e Facebook. Ascom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...