sábado, 12 de dezembro de 2020

Presidente de frente contra corrupção diz que projetos dormem nas gavetas de Rodrigo Maia

Roberto de Lucena acusa Zarattini (PT), relator indicado por Maia, de desfigurar a Lei de Improbidade



Do - Diário do Poder - O deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, afirmou neste sábado (12) que “adormece nas gavetas de Rodrigo Maia”, ainda presidente da Câmara, projetos importantes destinados ao enfrentamento de privilégios, improbidade e irregularidades.

“Não entendo por que o  presidente Rodrigo Maia não os coloca em votação”, disse Lucena, citando a proposta (PEC) que extingue o instituto do foro privilegiado, pelo qual quase 59 mil autoridades têm “direito” a tratamento diferenciado na Justiça, e o projeto de prisão após condenação em segunda instância.

Ele chegou a afirmar que o projeto não é colocado em votação porque Rodrigo Maia sabe que, se fizer isso, será aprovado, tanto quanto já ocorreu no Senado.

A PEC que acaba o foro privilegiado, de autoria do senador Álvaro Dias (Pode-PR), foi aprovado há dois anos pelo Senado, por unanimidade, mas até hoje o presidente da Câmara se recusa a colocá-lo em votação.

Outro projeto fundamental engavetado por Maia, segundo ele afirmou durante entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, é o que institui prisão após condenação em segunda instância, há anos reclamado na sociedade brasileira por todos que defendem punição exemplar para ladrões do dinheiro público.

Petista desfigurou projeto da Lei de Improbidade

Roberto de Lucena, que foi secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, também se queixou de que seu projeto que atualiza a Lei de Improbidade, foi desfigurado pelo relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), designado pelo presidente da Câmara.

O projeto da Lei de Improbidade resultou das conclusão do trabalho realizado por uma comissão de notáveis, liderada pelo ministro Mauro Cambell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ao ser designado relator o parlamentar petista tratou de apresentar um substitutivo que destrói a essência da proposta.

“Alerto a sociedade e o parlamento a respeito de perigosos retrocessos incutidos no parecer”, disse ele em nota recente, sobre o substitutivo de Zarattini. E advertiu que se o relator não proceder às alterações necessárias, ele exercerá a prerrogativa de retirar o projeto.

“Avisei que não colocarei minhas impressões digitais nesse desserviço à sociedade”, disse ele. “Se não avançarmos em um diálogo que faça retroagir dos malefícios apresentados, sigo com a disposição de retirar de tramitação o projeto de minha autoria.

Ele avalia que o substitutivo “recua de avanços históricos no âmbito do combate à corrupção, na intenção de promover a descriminalização das violações aos princípios que regem a administração pública (isonomia, legalidade, impessoalidade e moralidade).

Entre as medida que, segundo Lucena, que “tornam desastroso” o substitutivo de Zarattini livra de bloqueio de bens o agente que praticar enriquecimento ilícito, através de crimes como o recebimento de propina, por exemplo.

O deputado Roberto de Lucena foi entrevistado no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, pelos jornalistas Agostinho Teixeira e Cláudio Humberto.

 

Reeleito no Bahia, Bellintani celebra e reconhece: 'Precisamos avançar'

 Do - BahiaNotíciaspor Ulisses Gama

Reeleito no Bahia, Bellintani celebra e reconhece: 'Precisamos avançar'
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Reeleito como presidente do Bahia com 86% dos votos neste sábado (12), Guilherme Bellintani discursou logo após o fim da apuração na Arena Fonte Nova. Mandatário do Tricolor por mais três anos, o gestou agradeceu e lembrou o fato de ser o primeiro que vai repetir o mandato na era democrática do clube.

 

"Quero agradecer a cada sócio e a cada sócia que nos fizeram a primeira dupla reeleita pelo voto democrático do Bahia. É um orgulho imenso para nós", disse.

 

Escolhido pelos sócios com um número expressivo, Bellitani negou que se sentirá confortável pela escolha dos sócios e reconheceu que o clube precisa avançar. Para ele, a escolha do torcedor passou por um voto de confiança em uma melhora no futuro.

 

"Quem acha que vamos entender que 86% dos votos é uma demonstração de aprovação plena, saiba que a gente não pensa desse jeito. É uma demonstração de confiança, mas não de aprovação total. A gente tem a noção exata de que precisamos avançar muito mais. Não deitaremos no confortável número de 86% dos votos. Para nós, aumenta nossa responsabilidade. As pessoas disseram o seguinte: 'Vocês evoluíram, mas também falharam, mas a gente continuará confiando que vocês são as pessoas corretas para corrigir erros e ampliar os acertos. Vejo com muita humildade, tranqulidade e como uma lição", indicou.

 

"Vigiem, nos cobrem e faça o que nós fizemos: um bom debate a favor do Bahia. Um debate de quem sabe que avançamos muito, mas que é pouco para o que a gente quer", completou.

 

Bellintani teve 9.941 votos dos sócios do clube. Único adversário do atual presidente, Lúcio Rios teve 1.641 votos, o que representa 14% do eleitorado.

 

Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias


 Saiba como ficaram as cadeiras do Conselho Deliberativo


Eleições do Bahia: Saiba como ficaram as cadeiras do Conselho Deliberativo
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Além do voto para presidente, os sócios do Bahia também escolheram o Conselho Deliberativo para o triênio 2021-2023. A chapa de Revolução Tricolor foi a mais votada do pleito e garantiu 16 vagas. Apesar de ser a preferida, houve uma grande queda em relação a 2017, quando o grupo ganhou 42 vagas.

 

O grupo Indenpendente Tricolor ficou com 15 vagas e representou crescimento em relação ao último pleito, quando ganhou 12 cadeiras no colegiado. Assim como em 2017, o grupo Simplesmente Bahia ficou com 11 vagas, mesmo número do grupo Convergência Tricolor, que foi criado recentemente.

 

O Conselho do clube tem a função de fiscalizar as ações da Diretoria Executiva, além de decidir sobre questões que envolvem o estatuto e demais assuntos.

 

Confira como ficaram os votos para o Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia:


Bahia na Veia - 868 votos - 8 vagas
100% Bahia - 1.003 - 9 vagas
Revolução Tricolor - 1.853 votos - 16 vagas
Simplesmente Bahia - 1.288 votos - 11 vagas
O Bahia é de Todos e Todas - 725 votos - 7 vagas
Nova Ordem Tricolor - 1.022 votos - 9 vagas
MUB! - 620 votos - 6 vagas
Convergência Tricolor - 1.312 votos - 11 vagas
Independente Tricolor - 1.806 votos - 15 vagas
Mais Bahia - 889 - 8 vagas

Azul amplia oferta de voos para Ilhéus



Do - jornaldamidia.com.br - As altas temperaturas do período mais quente do ano já estão sendo registradas em todas as partes do país e a Azul, atenta à demanda de lazer do verão, colocará em operação mais voos em Ilhéus. A cidade no litoral baiano ganhará ligações diretas para Salvador, Vitória, Congonhas (SP) e Rio de Janeiro a partir deste mês. As passagens para os voos, que seguirão os protocolos sanitários adotados pela empresa desde o início da pandemia, já estão disponíveis para compra em todos os canais oficiais da Azul.

Os voos ligando a cidade baiana à capital, Salvador, terão frequência diária, exceto aos domingos, pela manhã. Aos sábados, a rota ganha reforço com voos extras à tarde. Para esse mercado, a Azul escalou os jatos Embraer E1 com capacidade para até 118 clientes.

Além dessa rota, Ilhéus também passa a ter voos diários para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e também para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os voos serão operados com aeronaves A320neo, com capacidade para até 174 clientes.

A adição de novos voos em Ilhéus segue a estratégia da companhia para atender à demanda de lazer do verão. Durante esse período, a companhia colocará em operação voos para 113 destinos ao longo da estação. A malha planejada para o verão reduz parte da oferta de assentos por viagens a negócios, que tradicionalmente diminuem neste período do ano, e amplia a capacidade de assentos destinados a voos em rotas de lazer.

“Vivemos um período de retomada gradual e responsável do turismo em todas as partes do país. Respeitando as regras ouro deste momento, as pessoas já podem aproveitar o verão para viajar com suas famílias, amigos e parentes e para conhecer paisagens belíssimas que temos no Brasil. Essa é uma oportunidade favorável para que os brasileiros conhecem mais e melhor os encantos de seu próprio país”, ressalta Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.

Morre José Moreira Laytinher aos 83 anos de idade

 

Aqui, Laytynher, entre Ubirajara, que Deus levou recentemente  e o diretor  Everton Macedo,
participava da apuração dos votos  que elegeram o empresário Luiz Ribeiro , como novo
presidente da ACI.  

O empresário itabunense, bastante influente no setor, José Moreira Laytinher, faleceu ao meio dia deste sábado 12, no Hospital de Ilhéus. O empresário ainda chegou a ser transferido para Itabuna, mas não resistiu.   informações ainda dão conta, de que ele se recuperava de uma cirurgia de próstata, quando foi infectado, em Ilhéus, pelo Coronavírus e não resistiu aos graves sintomas.

Laytinher
Laytinher, era viúve, tinha 83 anos de idade e, muitos deles, dedicados ao comércio de Itabuna, onde fundou a indústria Tubaína Real, refrigerante que fez muito sucesso na região e, também como membro das diretorias ou presidente, da ACI. CDL e Rotary. Nestes locais, ele, sempre reivindicava um Porto Seco e um Centro de Abastecimento para este município, o que até o momento não aconteceu. Morreu sem vê seu intento realizado.  

José Moreira Laytinher era um itabunense ativo, participativo e só queria ver o bem-estar e o progresso de Itabuna. Foi presidente de vários Conselhos Internos da ACI, assim como da sua Executiva.

Dirigiu também a  CDL, entidade fundada, pelo saudoso empresário, seu amigo e colega, Milton Veloso. Além dessas entidades, Laytinher também atuou, muito bem, como membro ou diretor da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, e outras diversas instituições dessa cidade de cunho filantrópicos e sociais.



 

Martinho Cézar Fonseca um exemplo a ser seguido

Martinho Cézar,  na época, comandando a equipe (foto:Waldyr Gomes)

 “Tenho orgulho de dizer quem mais plantou árvore em Itabuna, fui eu”

Durante o governo Ubaldo Dantas foi o período em que mais se plantou árvores em toda a história de Itabuna, com o setor de Parques e Jardins, comandado pelo jovem engenheiro agrônomo Martinho Cezar Fonseca, hoje o setor não existe.

Cézar, planta 
As arborizações foram realizadas em todas as praças, escolas municipais e ruas da cidade. A marca principal foi o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, tais como: Ipês Branco, Amarelo, Rosa e Roxo, principalmente nas avenidas Princesa Isabel, Manoel Chaves; Mário Padre/Aziz Maron, Fernando Cordier, Firmino Alves (beira-Rio), de ambos os lados. 

Assim como em várias praças espalhadas pela cidade, que também foram contempladas com: Sibipirunas, Cedros Rosa, Pau Brasil, Jacarandás, Chuva de Ouro etc., “Mas de lá para cá, muitas, infelizmente, foram arrancadas por vandalismo. Muitas palmeiras Imperiais foram também plantadas na Avenida Presidente Kennedy e na Beira Rio, onde encontramos algumas, mas muitas foram furtadas e cortadas por outros motivos” diz César.

Ainda esclarece o engenheiro, morador da 

Cézar um grande ambientalista. 
Aqui Av. Ilhéus 

Avenida Ilhéus, uma das mais arborizadas de Itabuna, que foi um período, onde o município contava com a participação do IBAMA, na época (1986), sediado nesta cidade. “Trabalhamos em conjunto em um amplo trabalho de conscientização ecológica, instruindo os alunos das escolas e nas realizações da Semana da Árvore. Bons tempos...”, diz Martinho Cézar Fonseca.

O agrônomo, lembrando como  um dos itabunenses que mais plantaram árvores e continua a plantar, se caracterizando como o padrinho das árvores da Avenida Ilhéus, local onde reside, aproveitou a oportunidade do Expressaounica para fazer um agradecimento especial a todos aqueles que plantaram e também defendem o plantio de árvores em Itabuna.

 

 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Ministro da Saúde avisa em Goiânia que vacinação será federalizada

 


Pazuello garantiu que o plano de imunização "é nacional e nenhum estado da Federação será tratado de forma diferente"

Do - Diário do Poder - Em visita a Goiânia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu nesta sexta que o plano de imunização “é nacional” e nenhum estado da federação será tratado de forma diferente. “Nenhum brasileiro terá vantagem sobre outros brasileiros. Isso é um compromisso meu e do governo do presidente Jair Bolsonaro”, disse.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comemorou a decisão informada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de que o governo federal vai editar uma medida provisória para garantir a centralização na distribuição de todas as vacinas contra a covid-19, sejam elas importadas ou fabricadas em território nacional.

Segundo Caiado, que é médico, a proposta vai “tratar dessa centralização e distribuição igualitária das vacinas”. Dessa forma, nenhum estado será privilegiado por ser mais rico. “Nenhum estado vai fazer politicagem e escolher quem vai viver ou morrer de Covid”, disse Caiado, em clara referência a João Dória. “A produção do Butantan não é de São Paulo, a da Fio Cruz não é do Rio de Janeiro. A produção dessas vacinas é da União”, completou.

O anúncio irritou o governador de São Paulo, João Dória, que, em um rompante de egoísmo e completa falta de solidariedade, chegou a dizer que iria vacinar “todos os brasileiros de São Paulo”.

Mais cedo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, demonstrou preocupação com o autoritarismo de Dória e disse que “devemos ter um plano nacional”. Segundo Zema, todas as campanhas de imunização, muito bem sucedidas foram coordenadas pelo Ministério da Saúde e a não adoção de um plano nacional “poderia significar tumulto”.

Contrariado, Dória resolveu agredir Caiado dizendo que ele adotou a “insanidade de Bolsonaro” e sem conseguir concatenar as ideias claramente. Para Dória, uma medida de distribuição igualitária das vacinas em todo o Brasil é uma forma de “negar a pandemia, promovendo a discórdia” e “abandonar o povo”.

Enquanto isso, apesar da disputa por holofotes e quase da condição de salvador da pátria, o governador paulista segue criando campanhas midiáticas como #vacinajá, sem que o laboratório Sinovac, com quem ele negociou a vacina, ou o Butantan, que terá direito de produzi-la em território nacional, tenham apresentado pedido de uso emergencial à Anvisa.

Mutirão garante saúde para pacientes das clínicas Naaps em Itabuna


Promover a saúde e garantir segurança e bem estar para todos os pacientes internos  das clínicas Naaps em Itabuna. Este foi o objetivo de mais um mutirão de saúde promovido está semana, pela prefeitura e a direção das clínicas. 

Uma  equipe multidisciplinar,  formada por psicólogos,  enfermeiros, técnicos de enfermagem,  fisioterapeuta,  assistente social e nutricionista trabalhou intensamente para atender , em um único dia, aos mais de 50 pacientes de uma das clínicas , no bairro São Judas Tadeu. 
A União de esforços resultou na imunização  dos internos contra vários tipos de doenças, tais como hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis -IST, causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos.

Também foram realizados exames  de sangue e outros testes como de glicemia Por exemplo.  
O mutirão contou com a participação de profissionais e técnicos  da Unidade de Saúde Lavignia Magalhães, do bairro da Conceição e do  Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamentos -Cerpat,  além de toda a equipe das clínicas Naaps. 

A coordenadora do Cerpat,  Carol Barreto, ressaltou a importância desse trabalho para a promoção da saúde da população, especialmente a que mais necessita de cuidados e atenção diferenciados. Ela lembra que esse tipo de ação  é uma rotina do Cerpat  que atende  pacientes de Itabuna e de outras cidades da região,  tanto na prevenção qto no tratamento das doenças causadas pelas ISTs.

Ela também elogia a iniciativa da direção das clínicas Naaps, que segundo ela, busca o serviço de promoção  à saúde, antes que a doença se instale.
"A direção adotou uma medida   plausível ao garantir que seus pacientes sejam assistidos integralmente, tanto no tratamento quanto na prevenção".

A assistente social e uma das diretoras das clínicas , Noelia Pereira de Matos , também parabenizou a direção do Cerpat e aos profissionais de saúde pela disponibilidade  no atendimento, ao destacar que esse trabalho vem sendo feito regularmente em todas as demais clínicas do Naaps. O núcleo mantém mais de cem pacientes internos com algum tipo de transtorno mental.

O diretor geral das clínicas  Dr. Tibúrcio Neto também acompanha de perto o trabalho das equipes.
Ele destaca que além do atendimento médico prestado pelas unidades de saúde do município,  os pacientes tem atividades rotineiras como terapia ocupacional e fisioterapica, desenvolvidas pelo especialista  Rildo Júnior.  

Ascom/PMI
Por - /Rosi Barreto


Legislativo reconhece trabalho filantrópico no Nova Califórnia em Itabuna

  


O trabalho sem fins lucrativos da Associação Ana Lúcia Andrade, que beneficia 50 famílias vulneráveis, deve receber o reconhecimento oficial do Legislativo de Itabuna. Nessa quarta, 09, houve a primeira (de duas) votação da concessão do título de utilidade pública para a entidade que atua há mais de cinco anos no bairro Nova Califórnia. A proposta de Júnior Brandão (Rede) teve o apoio dos 14 vereadores que estavam presentes na sessão plenária.

 Conforme Brandão, a ação voluntária da Ana Lúcia Andrade envolve atendimento médico, psicológico e odontológico, além da distribuição de alimentos. Os adolescentes em vulnerabilidade social atendidos pela entidade do Nova Califórnia também recebem treinamento e cursos profissionalizantes. O título de utilidade pública facilita a obtenção de recursos públicos. A última votação da matéria deve ocorrer na próxima semana.

 Escola do Legislativo de Itabuna promoverá palestras para novos vereadores

   Está marcada para terça-feira, 15, a posse dos membros que vão gerir a Escola do Legislativo cujo objetivo é contribuir para a formação técnica e política de vereadores, servidores e cidadãos. Serão empossados o presidente Júnior Brandão (Rede), a diretora Laura Ganem e as coordenadoras Ana Luiza Botini (Geral) e Elzilene Oliveira (Pedagógica) - as três são servidoras concursadas da Casa.

 Durante a sessão dessa quarta, 09, o presidente da Câmara, Ricardo Xavier (Cidadania), adiantou as primeiras capacitações oferecidas pela Escola. "Ainda este mês, faremos duas palestras para os novos vereadores e assessores sobre o funcionamento da Casa na sua parte administrativa, financeira e legislativa. Dessa forma estamos contribuindo para os novos vereadores e para a comunidade", ressaltou Xavier. 

 A Escola do Legislativo da Câmara de Itabuna ainda terá um órgão consultivo (o Conselho Escolar que contará com um representante discente). Cabe lembrar, que pela norma legal, os membros da Escola poderão sofrer alterações a cada nova da Mesa Diretora. - Ascom/Câmara

 

11ª Feira da Agricultura Familiar oferece uma imersão na riqueza e nos atrativos dos Territórios de Identidade da Bahia

A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira da agricultura familiar do país, que acontece até o próximo domingo (13), 100% online e gratuita, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, traz para o público as Trilhas pelos Territórios de Identidade da Bahia e as Rotas de Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar.

Pelo site, o visitante virtual conhecerá as principais características de cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, incluindo aspectos Geográficos, Históricos, Tradicionais, Turísticos e Culturais. O espaço apresenta a força da agricultura familiar, economia solidária e de povos e comunidades tradicionais de toda a Bahia.

O internauta terá a possibilidade de conferir belas imagens de paisagens, pontos culturais e algumas transformações na realidade ocorridas, nos últimos anos, a partir dos investimentos em assistência técnica e extensão rural (Ater), equipamentos e infraestrutura rural. Os vídeos trazem ainda as riquezas naturais e a diversidade e qualidade de produtos da agricultura familiar, que vêm ganhando com o processo de agroindustrialização, uso de tecnologias sociais e agregação de valor.

Os Territórios de Identidade se caracterizam por um conjunto de municípios que possuem aspectos similares, sendo unidades de planejamento e execução de políticas públicas pelo Governo do Estado da Bahia

No espaço Rotas, o público encontra uma amostra do potencial econômico de Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar da Bahia. São apresentados os sistemas produtivos do Mel, Cacau, Engenho e Café, que mostram o quanto a agricultura familiar vem trabalhando pela sustentabilidade, valorização e preservação da biodiversidade, com o cuidado com o meio ambiente, com a produção de alimentos saudáveis.

 MEL

O sistema produtivo do mel, e suas diversas possibilidades para a geração de emprego e renda para a agricultura familiar, é apresentado no espaço Rotas pelo potencial da Apicultura e Meliponicultura no estado da Bahia para produzir tanto o próprio mel quanto outros derivados. como própolis, pólen, geleia real e cera.

 CAFÉ

A Bahia, com suas dimensões continentais, é repleta de riquezas naturais, biomas diversos, culturas variadas e sistemas produtivos que se destacam em nível nacional e avançam, conquistando também o mercado internacional.

Esse é o exemplo dos cafés baianos, seja do Sudoeste ou da Chapada Diamantina, especial, gourmet, orgânico, premium ou tradicional. Os cafés baianos, especialmente os de produção da agricultura familiar, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cafeterias e nas prateleiras de mercados nacionais e até internacionais.

CACAU

Com a possibilidade de originar produtos diversos, a exemplo dos tradicionais chocolates, geleias, doces e sucos, entre tantos outros produtos, o cacau tem um lugar de destaque na Bahia com uma produção cada vez mais qualificada

Na Bahia, onde está instalada a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país, o sistema produtivo do cacau está em plena expansão, diversificando-se e atendendo a exigentes mercados consumidores. Isso e muito mais você encontra na Rota produtiva do cacau.  

ENGENHO
Sistemas produtivos, como o do Engenho, vêm trazendo desenvolvimento e movimentando a economia de diversos municípios baianos, gerando trabalho e renda para agricultores e agricultoras familiares baianos. No espaço Rotas, é possível conferir o quanto esse sistema produtivo evoluiu, com produtos premiados e que possui diferenciais como a indicação geográfica.






Bahia bate recorde e registra mais de 3 mil casos de coronavírus pelo 3º dia consecutivo

 

Vítimas do coronavírus lotam hospitais da Bahia (Foto: Sesab/Divulgação)
Do - jornaldamidia.com.br - Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 29 mortes, 4.876 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 4.066 recuperados (+1,0%). Dos 436.662 casos confirmados desde o início da pandemia, 416.121 já são considerados recuperados,12.010 encontram-se ativos.

Pelo terceiro dia consecutivo, a Bahia registrou mais de 3 mil casos por dia de coronavírus. Foram 3.390 novos casos na terça-feira (8), 3.752 ontem e 4.876 hoje (10).

O total de mortes no Estado chegou a 8.531, segundo informou nesta quinta-feira (10) a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Na Bahia, 33.791 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,69%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.711,34), Aiquara (7.107,51), Itabuna (7.105,24), Conceição do Coité (7.043,78), Madre de Deus.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 830.481 casos descartados e 119.206 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (10/12).

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.531, representando uma letalidade de 1,95%. Dentre os óbitos, 56,36% ocorreram no sexo masculino e 43,64% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,37%, preta com 14,88%, amarela com 0,69%, indígena com 0,13% e não há informação em 11,25% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,57%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,67%).

O impacto aéreo no envio das vacinas da Covid-19



Logística - impacto dos envios das vacinas

Os aviões estão se preparando para o grande transporte de vacinas, e isso irá intensificar a falta de possibilidade de envios de outros produtos, como os EPIs, alimento e outros itens. Na pandemia, com modal aéreo de logística foi um dos mais afetados, com menor frota e preços de frete muito maiores. Assim o setor deve se estruturar para não ter grandes consequências nos transporte dos demais itens importantes para a sociedade. Por isso, sugiro o João Caldana, CEO da multinacional DACHSER para falar sobre o assunto.


Além disso, ele é também uma ótima fonte para logística no natal em época de pandemia. O que acha?

Por - Maíra Fernandes -

N Brasil 70% dos painéis elétricos não atendem às normas, diz engenheiro

 Especialista alerta para a importância da certificação para a segurança e afirma que, em caso de sinistros, todos os envolvidos podem ser responsabilizados.

Hoje, no Brasil, 70% dos painéis elétricos comercializados não atendem todas as normas que estão em vigor. É o que afirmou o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, durante sua participação no Cinase, maior evento do setor elétrico da América Latina e que foi realizado neste ano de modo digital. 

Segundo Amaral, que é diretor da Engerey - especializada na montagem de painéis certificados - o principal motivo que contribui para que não existam muitos painéis do tipo no país é a falta de conhecimento do usuário final, que procura, na maioria das vezes, o preço mais acessível. “Existe, ainda, a cultura de se comprar pelo preço. E para se produzir painéis certificados e ensaiados é necessário um determinado perfil de montadores e temos poucos com o perfil no país. A empresa precisa, também, ser capacitada, ter uma equipe técnica treinada, processos claros e bem definidos. Estes requisitos elevam seu valor final”, diz Fábio Amaral.

Outro motivo que contribui para essa realidade é a falta de conscientização em relação aos perigos que a eletricidade apresenta e os riscos que a falta de certificação e realização de todos os ensaios dos produtos pode trazer para uma instalação elétrica, entre eles risco de vida, como choques que podem levar à morte, e ao patrimônio, como prejuízos com a paralisação de maquinário na indústria, por exemplo.

Explicação

Fábio Amaral explica que existem duas normas atualmente em vigor no Brasil para painéis elétricos certificados: a ABNT NBR IEC 60439 - que deixará de ter validade no final do ano de 2021 - e a ABNT NBR IEC 61439 - que foi publicada em 2016 e, após um período de adequação de cinco anos, passará a ter obrigatoriedade de conformidade no ano de 2022. 

"Uma surgiu para substituir a outra. A ABNT NBR IEC 61439 passou a utilizar o conceito 'painel verificado' e eliminou os conceitos TTA (conjuntos totalmente verificados) e PTTA (conjuntos parcialmente verificados) descritos na ABNT NBR IEC 60439. Havia falta de clareza na descrição desta última norma, o que facilitava a comprovação de conformidade sem a sua correta aplicação", explica o especialista da Engerey.

O objetivo das normas é estabelecer um referencial, um parâmetro técnico, condições mínimas para o perfeito funcionamento do produto. Além disso servem para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, a confiabilidade do sistema e a continuidade do serviço, já que exigem ensaios, ou seja, testes rigorosos para verificação de seu funcionamento nas etapas de fabricação e montagem.

Contudo, as normas são de uso facultativo no Brasil, já que o que as tornam obrigatórias são as suas regulamentações. E o que regulamenta a norma para painéis elétricos são as legislações vigentes, que se resumem à portaria 414 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ao código de defesa do consumidor e à NR-10. A primeira estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica e a segunda diz que ninguém pode fornecer um produto que não esteja de acordo com as normas que ele precisar atender. Já a NR-10 descreve os procedimentos para manipulação de painéis elétricos e outros tipos de instalações elétricas, estando mais ligada à segurança no trabalho - aplicando-se não apenas para as pessoas que terão contato diário próximo aos painéis elétricos, mas também aos funcionários responsáveis por sua instalação. 

Em caso de sinistro, todos podem responder

Um aspecto pouco conhecido e debatido, mas muito importante nisso tudo, é que a norma define a responsabilização solidária em caso de sinistros, ou seja, respondem especificador técnico (projetista), o fabricante original dos equipamentos que compõem o painel, o montador e o usuário final que fez a aquisição.

"Em caso de falhas, a lei seguirá a norma vigente e a responsabilização recairá sobre todos os envolvidos. Isso modifica consideravelmente o modo como a certificação deve ser encarada no Brasil", avalia Fábio Amaral.

Segundo Amaral, mercados específicos têm optado mais por painéis ensaiados, pois enfrentam situações que exigem confiabilidade, como data centers, hospitais, aeroportos, shopping centers e indústrias onde o custo é muito alto em caso de paralização. Mas, há muito o que avançar ainda no Brasil. 

Pensando nisso, a Engerey tem feito algumas ações, em parceria homologada com a Schneider Electric, com trabalhos e prescrições técnicas junto aos instaladores e projetistas para auxiliar esses profissionais na equalização das propostas técnicas e para que os clientes e usuários finais possam ter um comparativo. 

"Felizmente, a situação tende a mudar no Brasil, já que existe um movimento de conscientização cada vez maior, refletindo a importância de um painel certificado ou ensaiado. Uma nova geração de profissionais da área está surgindo: engenheiros eletricistas e projetistas que ingressaram no mercado de trabalho após a publicação da ABNT NBR IEC 60439. Eles chegam sem vícios e já com uma cultura de que um painel elétrico deve atender uma norma", conclui Fábio.

Da assess

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...