segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cerpat promove ações para promoção à saúde a trabalhadores


 O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna quer garantir a saúde e melhor qualidade de vida e condições adequadas de trabalho do trabalhador. Para isso tem realizado uma série de eventos em instituições públicas e particulares e nas empresas de pequeno ou grande porte visando promover a saúde e o bem estar da coletividade em geral.

Na ultima semana, por exemplo, a equipe técnica promoveu uma série de palestras para os trabalhadores da Coelba e da Biosanear, para falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a forma de transmissão, os cuidados para prevenção e as consequências negativas para a saúde do cidadão. A coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa explicou que as ISTs são infecções provocadas por vírus ou bactérias e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa infectada.


Ela informou que as ISTs também podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação, no parto ou na amamentação. Lembra que existe tratamento das pessoas infectadas e que, além de melhorar a qualidade de vida delas, interrompe a cadeia de transmissão das infecções. “Mas, o mais importante é saber que esses tipos de infecções podem ser evitados com cuidados simples, mas eficientes, dai a importância das ações permanentes executados pelos profissionais de saúde do Cerpat em Itabuna”, reformou a coordenadora.  

Com relação às pessoas já infectadas, ela informa que o atendimento e o tratamento são realizados gratuitamente na unidade do Cerpat em Itabuna, por meio do Sistema Único de Saúde e com uma equipe multidisciplinar treinada. A unidade ainda distribui preservativos e folders informativos que orientam a comunidade sobre cuidados e a prevenção de doença sexualmente transmissíveis. 
Ascom








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...