quarta-feira, 8 de março de 2017

Ex-alunos do Divina Providência fazem reencontro em Itabuna após 50 anos

Assim era o Colégio Divina Providencia em Itabuna, onde um dos seus grandes professores foi Plínio de Almeida  
Um grupo de ex-alunos do Colégio Divina Providência (CDP), nas décadas de 60 e 70, pretende se encontrar no espaço de convenções do restaurante Empório Bahia, situado à Rua Pernambuco, n° 146, Jardim Vitória, ao meio-dia deste sábado, dia 11. A ideia é relembrar  estórias e histórias do período em que cursava o ginasial e científico no tradicional educandário então dirigido pela professora Lindaura Brandão de Oliveira, além de viver momentos alegres e refazer contatos.

Atualmente a maioria é integrada por profissionais liberais, como médicos, odontólogos e advogados, professores, jornalistas, empresários e donas de casa. “A partir de contatos em uma rede social, surgiu a ideia deste encontro. Nada como rever pessoas com quem se conviveu fraternalmente parte da infância e adolescência. Todos estávamos com saudades um do outro”, diz Cássia Melo, uma das organizadoras do encontro, juntamente com Lídia Olívia Pimentel, Jairo Xavier Filho, Hermenegildo Domingos dos Santos e Avinor Quadros Lima.

O evento será dividido em duas etapas. A primeira será uma sessão solene em que será abordado a importância do Colégio Divina Providência na formação de cidadãos e cidadãs, que muito contribuíram e contribuem, para o desenvolvimento da sociedade grapiúna. À época, o estabelecimento de ensino era mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Haverá homenagens presencial aos professores Ruy Póvoas e Edmundo Dourado. Também serão homenageados "In Memoriam" a eterna Diretora Lindaura Brandão de Oliveira e os professores Antonio Lúcio (Tote) e Plínio de Almeida. A segunda etapa, será um almoço festivo, animado por som ao vivo do cantor e compositor grapiúna Nonato Teles.
História
Fundado em 8 de abril de 1924, por ideia de Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, numa realização da Sociedade São Vicente de Paulo, o Colégio Divina Providência nos períodos iniciais era inteiramente dedicado à educação e formação de estudantes do sexo feminino. A direção era formada pelas Irmãs Eurósia do Santíssimo Sacramento, Ursulina Diniz e Francisca da Sagrada Família.

A partir de 1930 passou à direção das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, sob comando da Irmã Albertina Paradisi. Neste momento passa a ser chamado de Ginásio Divina Providência, quando também passa a receber alunos do sexo masculino . O doutor Aziz Maron foi muito influente para que esta mudança ocorresse. Em 1945, o colégio admite seu primeiro aluno, José Antonio Formigli Rebouças, que apenas frequentava as aulas, não tendo direito a matrícula.

Mas, apesar de ser um dos mais tradicionais colégios de Itabuna, o imóvel na Rua São Vicente de Paulo, centro, não conseguiu vencer à desenfreada especulação imobiliária  e acabou demolido parcialmente. De nada valeram os argumentos pela preservação de uma parte da história de Itabuna. Com o consentimento do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), começou, na calada da noite, a demolição do prédio no dia 8 de maio de 2011. 

Dos 1.300 metros quadrados do colégio restou apenas uma parte, a entrada principal e parte da biblioteca, com a promessa dos novos donos de ali implantar um museu. Neste ano se completam seis anos e nada foi feito. Nem as três empresas que nele se instalaram geraram os 600 empregos prometidos. Tudo não passou de manobra numa tentativa de ganhar a opinião pública. 
Contatos: 
Cássia Melo (73) 98867-3703
Avinor Quadros Lima (73) 98885-1986

Por - Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...