segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Unidades de Saúde de Itabuna iniciam Campanha de Multivacinação

   A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, a partir de hoje, para todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Itabuna, lotes de vacinas para serem aplicadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 que vai até o próximo dia 30. Devem ser imunizadas duas faixas etárias de crianças: a partir de seis meses e até cinco anos e com idade entre nove e 15 anos incompletos.

Este ano a campanha também inclui a imunização contra HPV para meninas de nove a 15 anos, e além das gotinhas contra poliomielite, que ocorre todos os anos, o Ministério da Saúde também liberou, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive contra o rotavírus humano, pneumocócica e meningocócica.


O Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação está confirmado para sábado, dia 24. Durante todo o dia pessoal técnico da Secretaria Municipal de Saúde e voluntárias vão atuar para que crianças
e adolescentes, que ainda não foram vacinados ou que falta algumas das
principais vacinas, sejam imunizadas, o que vai garantir a erradicação de
doenças imunopreveníveis, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho.

O secretário ressalta que a multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde adotou também para atualizar o esquema vacinal da população menor de cinco anos. E neste ano tem um diferencial: a imunização de crianças de nove anos e adolescentes a partir de nove anos e até 15 incompletos.

Paulo Bicalho também reforça sobre a importância da multivacinação, por
ser a oportunidade que a população alvo tem para melhorar a cobertura vacinal garantindo com isso a saúde pública no município. “Além disso, a campanha servirá não apenas para a imunização contra os vários tipos de doenças, mas, também para a atualização do Cartão de Vacinação, considerado importante para o controle das doses aplicadas”.

O secretário de Saúde espera que haja a conscientização das meninas quanto à importância da prevenção do HPV e dos pais u responsáveis para não deixem de serem vacinadas. As Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando no sábado, a partir das 7 até às 17 horas.  


Por: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...