segunda-feira, 17 de agosto de 2015

São Desidério: Visitação nos estandes movimentou a feira e teve saldo positivo

Antônio Pontel, que é dono da marca Produtos Pontel, produz e comercializa carne suína e derivados defumados. Ele assim como outros produtores da Agricultura Familiar, esteve na VII Feira da Agricultura Familiar nos três dias expondo e vendendo seu produto.

Nos estandes, estiveram expostos os mais variados produtos provenientes da agricultura familiar, como hortaliças, frutas, verduras, mel, beju, biscoitos, cachaça, além do artesanato, equipamentos e máquinas agrícolas e os institucionais, onde as agências bancárias estiveram presentes e informaram ao público sobre as linhas de crédito e financiamento disponíveis ao pequeno produtor.


Outro local que foi atração foi o parque de animais, expondo bovinos, caprinos, equinos e aves. Os aquários e tanque com os mais variados tipos de peixe também atraiu centenas de olhares.

Segundo a organização mais de três mil pessoas compareceram a feira, entre munícipes e caravanas de outras cidades do oeste baiano, além de autoridades políticas.

 “Tivemos recorde de público, superou as nossas expectativas, graças a Deus ocorreu tudo bem, o agricultor compareceu, assistiu as palestras e saiu daqui mais informado e apto a melhorar e aumentar a sua produtividade. Todos os expositores saíram contentes com a comercialização dos seus produtos. Atingimos R$ 300 mil em volume de negócios e quero agradecer a cada um que abraçou esta causa e de forma direta ou indireta contribuiu para o sucesso deste evento e que venha a oitava edição”, comemorou o secretário da Agricultura, José Santana.
Ciclo de palestras

Neste sábado, 15, último dia da VII Feira da Agricultura Familiar aconteceu várias palestras e oficinas tecnológicas voltadas ao cooperativismo, piscicultura e avicultura reunindo centenas de pessoas.

O zootecnista, Leone Campos palestrou sobre manejo produtivo de piscicultura, com foco nos passos para produção e manejo de qualidade da água, as formas de utilizar a ração, cuidados com a saúde do peixe e viabilidade da ração.

Outra palestra que chamou a atenção do público presente foi sobre a avicultura.  “Estou no segmento da avicultura há muitos anos e falo para vocês que é uma atividade lucrativa e rentável, apesar dos desafios. A experiência que passo aqui é sobre o cruzamento da raça de galinha mid gigante com a galinha caipira comum, no qual o resultado é uma galinha grande e de qualidade. São Desidério sai à frente nesta atividade, uma vez que está em fase de implantação o abatedouro para aves”, explanou o presidente da Associação dos Criadores de Aves Caipira do estado de Goiás – ACRIAVES, Antônio Carlos de Andrade.

Cooperativismo foi a temática que encerrou o ciclo de palestras do último dia de feira, onde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Tabocas do Brejo Velho, Francisco Dourado e o presidente da Cooperativa de Mandiocultores de São Desidério – COOMASD, João Xavier contaram as experiências sobre as cooperativas.

“Nossa cooperativa produz derivados da mandioca, relembro que ela começou de forma tímida, com poucos cooperados, mas graças a Deus e à nossa persistência já avançamos muito, principalmente pelo apoio da prefeitura com a construção de uma casa de farinha, e assim aumentamos o número de membros, já conseguimos equipamentos e até um caminhão. Abastecemos também a alimentação escolar, já criamos a nossa marca, então, eu digo a vocês para não desistir, e se organizar, por que só se consegue algo na vida com o trabalho conjunto”, falou João Xavier.

A realização de oficinas de processamento do leite e produção de iogurte também atraiu pessoas, como a produtora Joana Batista. “Eu tenho umas dez cabeças de gado, entre elas, sete vacas leiteira que produz muito leite, por isto vim participar desta oficina para aprender a produzir o iogurte e quem sabe até comercializar”, falou.

Outro momento de destaque na feira, foi o leilão de bovinos, equinos e caprinos. O sorteio de brindes, entre equipamentos agrícolas e afins também agradou os participantes e foi um ponto positivo da feira.

Por: Adinete Batista-Fotos: Rodney Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...