segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Em um ano de criação, Projeto de Concessão de Cirurgias Bariátricas renova vidas, realiza sonhos e melhora qualidade de vida de 23 pessoas

O que era apenas um sonho se tornou realidade para a servidora pública, Olívia Sampaio, que perdeu 52 kg após a realização da cirurgia bariátrica e ganhou uma nova vida  e autoestima elevada. Ela, que pesava 143 kg, assim como mais 22 pessoas portadoras da obesidade mórbida, estavam acima do peso e graças ao Projeto de Concessão de Cirúrgicas Bariátricas, idealizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Desidério, vereadora do município de Barreiras, Marileide Carvalho e o Hospital da Bahia, da capital baiana, foram beneficiadas com a realização de cirurgias neste primeiro ano de criação e funcionamento do projeto.


"Minha vida tinha muitas limitações, enfrentava muitos olhares, era alvo de muitas piadas de mau gosto, enfim, o preconceito é grande contra os 'gordinhos', e tinha também a questão da saúde, mas o dia 22 de agosto data em que em passei pela cirurgia transformou minha vida. Hoje, sei o que significa a palavra renascer. A cirurgia bariátrica me proporcionou a oportunidade de novamente ter uma vida saudável. Eliminei 52 kg e ainda falta muito”, ressaltou Olivia Sampaio.

Este é um sonho antigo também para a cozinheira, Janilúcia Batista dos Santos, moradora de São Desidério, pesava 100 quilos e há muitos anos conviveu com a doença. "Eu sofria muito com o peso e não conseguia emagrecer, vivia tentando várias dietas, umas até perigosas, não era toda roupa que me servia, eu me sentia feia, não era feliz e enfrentava também problemas de saúde e hoje, depois da cirurgia sou outra mulher, me sinto bonita, minha vida melhorou significativamente graças a Deus”, falou.

Entre os meses de outubro e dezembro mais 15 pessoas que sofrem com a doença passarão pelo procedimento cirúrgico, elas estão na fase de realização de consultas e exames laboratoriais com especialistas no setor de cirurgia bariátrica do Hospital da Bahia na capital baiana, Salvador, para depois perderem peso para a realização do tratamento. Para a execução do projeto, a Prefeitura Municipal de São Desidério concede a consulta inicial, os exames, passagens para Salvador e hospedagem no período pós-cirúrgico, com acompanhamento médico e de uma enfermeira, além de custear a vinda de um nutricionista de Salvador a cada três meses para atender aos pacientes que passaram pelo tratamento.

"Sabemos que a obesidade mórbida é uma doença que acomete milhares de pessoas e por se tratar de saúde pública, é gratuita pelo SUS, mas muitos desistem pela quantidade de pessoas á espera pela cirurgia bariátrica, e como Deus coloca as pessoas na hora certa e no momento certo, tive a oportunidade de conhecer o médico Marcelo Zollinger e ele me ofertar esta parceria que somada aos esforços da vereadora Marileide Carvalho, estamos ajudando muitas pessoas, melhorando a qualidade de vida e elevando a autoestima", disse o prefeito, Demir Barbosa.

Segundo a vereadora, Marileide Carvalho, além do projeto, a parceria visa à criação de uma Organização Não Governamental (Ong) de Amparo e Prevenção à Obesidade que cobrirá toda a demanda da região oeste, com palestras educativas e preventivas nas escolas e comunidades. "Nosso papelFoto 8
Por- Adinete Batista; Fotos: Ascom/ Vereadora Marileide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...