quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Nesta Quinta é dia de luta contra o câncer de próstata em Ilhéus

A Campanha Novembro Azul ocorre no período das 8 às 17 horas, ao lado da Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes.
 Ilheenses com idade acima de 40 anos de comparecer nesta quinta-feira, dia 13, à Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, para participar da Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção ao câncer de próstata. As atividades, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ocorrem no período das 8 às 17 horas, com a disponibilização serviços gratuitos, como teste de glicemia e de HIV, consulta com urologista, triagem do pé diabético, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, exame para detecção de glaucoma, além da promoção de palestras.

Os exames oferecidos no evento são preventivos. Porém, se houver a detecção de algum caso, o paciente será encaminhado ao serviço especializado do Hospital São José, para dar início ao tratamento. Conforme informa a diretora da Atenção Básica, Barbara Cristian, somente no ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) identificou mais de 60 mil casos em todo o país.  – Por isso,  é primordial que os homens que estejam na faixa etária determinada se submetam aos exames para garantir a saúde e a vida – ressalta.
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico – A doença pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Da Comunicação Social (Secom)-Ilhéus, 12/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...