sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O HOSPITAL SÃO JUDAS EM ITABUNA NÃO PODE FECHAR!

Desde quando o governo Geraldo Simões (PT) em 2004 resolveu municipalizar o setor de saúde em Itabuna. De lá para cá, a Saúde nunca foi mais a mesma. Em meio a tantos escândalos, desvios de recursos, roubos, e um período sem a Plena da Saúde, que foi tomada pelo Governo Estadual, alegando falta de gestão pública. Com isso a população de Itabuna e regional – já que esta cidade é um pólo da saúde - vem sofrendo e “comendo o pão que o diabo amansou!”.

Neste período, completando 14 anos, centenas de pessoas,  devido à falta de Hospitais, leitos, equipamentos, médicos e remédios, precocemente, deixaram de existir, sem contar aquelas que ficaram aleijadas e estão sofrendo até os dias de hoje. O pior é que, nem governo federa, estadual ou municipal, resolve o problema que é essencial, trata-se do prolongamento da vida. Mas eles não estão nem ai! A população, que se lixe, ou melhor, morra a mingua!

Sistematicamente, após o fechamento do Hospital Maria Goretti, nos anos 90, Pronto Socorro do Hospital Calixto Midlej, em 2003, além de diversas clínicas que prestavam serviço ambulatorial e ortopédico, por atraso de 90 dias sem repasses, o que acarretou os débitos da manutenção, dessas clínicas, muito delas tiveram corte de água e de energia, como foi o caso da Clínica SORT, deixando o Dr. Moacir, muito constrangido; “pois essa é a primeira vez que isso acontece num tempo de 50 anos!”.É revoltante, ou não é? Quem sofre é a população regional.

Resumindo o descaso, com a saúde de Itabuna, agora estamos no prenuncio do fechamento do Hospital Psiquiatra São Judas Tadeu, que atende os portadores de doenças mentais e, sendo o único, pois, as demais clinicas e hospitais regionais, por falta de recursos, há muito, fecharam as suas portas. O hospital São Judas, que deverá fechar suas portas dentro dos próximos 30 dias, só não consumou essa decisão, graças à luta e a valentia de Dr. Zé Neme, que agora viu suas forças esgotadas. A impotência falou mais alto!

Com essa decisão, ontem (09) parentes de internos, médicos, funcionários, voluntários foram às ruas centrais de Itabuna num grande manifesto,pedindo o não fechamento do Hospital (único no Sul da Bahia). Caso isso aconteça, será uma calamidade, mais uma vez, para o setor da saúde de Itabuna. Esperamos que essa manifestação sensibilize, os homens públicos, empresários, e não deixem o Hospital deixar de existir! Ele é de grande utilidade, ou melhor, essencial, para Itabuna, pois esta cidade, é uma das, que mais existem “malucos” perambulando por suas ruas e avenidas pregando a intranqüilidade à população!

E agora, quem tratará as pessoas portadoras de doenças mentais? Com a palavra, o governo municipal e estadual!  O Hospital São Judas, com cerca de meio século, prestando grandes serviços, de primeira necessidade, a sociedade regional, não pode fechar às suas portas!


A saúde deve ter respeito. Trata-se do seguimento das vidas humanas...                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...