quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prefeito de Ilhéus participa de Marcha em Brasília por mais recursos

O chefe do Executivo ilheense se encontra em Brasília, em um movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios.
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, está em Brasília integrado à Marcha dos Prefeitos que buscam mais recursos e a reforma tributária no país. Segundo ele, Ilhéus está participando de todas as formas de luta que possibilitem o resgate econômico-financeiro do município, a fim de tirá-lo do caos em que o encontrou. Desde segunda-feira, 12, Jabes participa do movimento nacional, formado por cerca de quatro mil prefeitos, com o objetivo de discutir e gerar mais condições de governabilidade para os municípios brasileiros.

Segundo o prefeito, este ano, o grande pleito do movimento é a revisão da distribuição dos recursos públicos, equilibrando as receitas dos governos federais, estaduais e municipais. De acordo com a atual divisão tributária, 60% do total de recursos ficam com o governo Federal, 25% com o Estadual e 15%, com o Municipal. “O que fica muito claro com a constituição de 1988 é que muitas obrigações foram repassadas aos municípios, mas não houve uma adequação dos recursos”, considerou Jabes Ribeiro.
O prefeito ilheense falou durante a entrevista, na manhã desta quarta-feira, que muitos municípios brasileiros estão tendo dificuldades para atender todas as demandas da população e cumprir as determinações da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). “A população cobra com razão e nós, prefeitos, estamos impossibilitados de cumprir nossas obrigações, oferecendo serviços dignos, por conta das determinações legais”,  comentou. “Os municípios vivem um estado de falência, ou a gente resolve ou não teremos condições de administrar as unidades federativas e atender à população, que muitas vezes não sabe o que está acontecendo”, completou Jabes.
O chefe do Executivo falou ainda que, entre as discussões que estão ocorrendo em Brasília, comenta-se muito sobre a flexibilização da LRF. Conforme disse, nesta quinta-feira, dia 15, a presidenta Dilma Rousseff fará seu pronunciamento sobre as propostas do movimento. “Eu tenho a esperança que até manhã a gente possa dar uma boa notícia para a população brasileira, em espacial, para a minha cidade, para os ilheenses”, ressaltou o prefeito de Ilhéus.  
 Da Comunicação (Secom)-Ilhéus – 14.05.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...