sábado, 26 de outubro de 2013

Senador carioca será o relator da PEC que aumenta repasse do FPM em 2%

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em dois pontos porcentuais o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no Senado Federal será o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). A relatoria foi designada ao parlamentar na última quinta-feira, 17 de outubro.


A PEC altera a redação do artigo 159 da Constituição Federal para aumentar em 2% o repasse do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que compõem FPM. A medida é uma reivindicação do movimento municipalista brasileiro, apresentada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao governo federal e ao Congresso Nacional durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano.
De acordo com Ziulkoski, a proposta deve amenizar os efeitos da grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras nos últimos anos. Crise essa causada por diversos motivos, inclusive o subfinanciamento dos programas instituídos pelo governo federal para que os Municípios assumam novas responsabilidades pelo Congresso sem a indicação de fonte para o custeio.
A intenção dos prefeitos é aprovar a matéria ainda este ano. Para isso, além de pressionar os senadores, os integrantes do movimento municipalista também já iniciaram articulações com os deputados para que assinem a PEC.


Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...