terça-feira, 17 de setembro de 2013

Inspetor Otacílio Bahiense aponta alternativas de quitação de débitos com o ICMS

Bahiense
Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), realizada na noite, desta segunda-feira (16), no auditório Cristovão Colombo Crispim de Carvalho, sede da entidade, o inspetor da Secretaria da Fazenda do Estado, em Itabuna, Otacílio Bahiense de Brito Júnior revelou que os contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), até junho de 2013, podem quitá-los com desconto de até 100% de multas e acréscimos moratórios para pagamento à vista, e de até 80% para parcelamento em até oito vezes.


As condições previstas no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) valem até 29 de novembro de 2013, mas segundo Otacílio, para quem for parcelar o débito, o prazo termina antes, no dia 25 do mesmo mês. “Além de quitar os débitos com uma redução significativa dos juros, o contribuinte poderá ter a regularização fiscal para contratar com o Poder Público”, declarou.

Segundo o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, a reunião promoveu uma grande oportunidade para que os contribuintes em geral pudessem esclarecer suas dúvidas com relação ao Programa de Recuperação Fiscal, e assim, regularizar suas as finanças e investir nos seus empreendimentos. A consulta sobre o débito e as formas de quitação pode ser feita na página oficial da Secretaria da Fazenda (http://www.sefaz.ba.gov.br/). Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato pelo 0800 071 0071.

ICMS
O ICMS é um imposto estadual, no qual, somente os governos dos Estados do Brasil e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo, conforme o art. 155, II, da Constituição de 1988. Segundo Otacílio, de janeiro a julho de 2013 o município de Itabuna obteve o recolhimento de ICMS no valor de R$ 88.721.819,00, sendo que deste montante, R$ 34.901.996,09 retornou aos cofres públicos do município.

Em comparação ao município de Vitória da Conquista, o ICMS recolhido em Itabuna é menor, no entanto o repasse do imposto feito pelo Estado ao município Sulbaiano é maior do que o valor repassdo à cidade do Sudoeste da Bahia, devido a uma forma de cálculo que leva em conta a recomendação econômica e não o recolhimento. “Isso equivale dizer que Itabuna possui uma movimentação econômica maior do que em Vitória da Conquista, pelo menos no seguimento comercial, industrial e de prestação de serviços sujeito ao ICMS”, explicou.


Poe - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...