terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deputada cobra a retomada das obras da Praça dos Esportes e da Cultura em Ilhéus

As obras de construção da Praça dos Esportes e da Cultura do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, estão paralisadas desde o início do ano. O projeto, elaborado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e que deveria contar com o apoio da Prefeitura, chegou a ser iniciado na cidade no final do ano passado, com os serviços de terraplanagem e a previsão era de que fosse concluído em 90 dias. Acontece que os serviços foram paralisados e a obra abandonada, servindo atualmente de pasto. Agora a Praça dos Esportes de Ilhéus, planejado para ser um importante equipamento para levar esportes, cultura e cidadania à comunidade, corre riscos de não ser concluído.


Preocupada com a situação, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), acompanhada do diretor da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Vitória, Amil Gomes, visitou o local onde será construída a Praça dos Esportes e da Cultura e se comprometeu a buscar apoio no sentido de identificar as eventuais pendências e solicitar a retomada das obras, tendo em vista a importância social do projeto. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, explicou a deputada estadual Ângela Sousa.

De acordo com o projeto inicial, a Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada em frente a Fundação Fé e Alegria, na segunda travessa da Rua São Jorge, vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de R$ 2 milhões. Ainda conforme o projeto, além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória seria contemplado com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que deverão ser realizados pela Prefeitura de Ilhéus. “O problema é que os serviços estão parados, o que é um absurdo. Precisamos mover esforços para que essa praça possa de fato acontecer”, complementou a deputada estadual.

Além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça. Aliado às obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. “São ações importantes que devem ser incentivadas. Não podemos perder mais esse importante equipamento por falta de compromisso do poder público”, finalizou Ângela Sousa, se comprometendo a buscar apoio para garantir a retomada das obras.

 Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...