terça-feira, 14 de maio de 2013

Congresso N/Ne discute Políticas Públicas em palestras técnicas


O IV Congresso Norte e Nordeste da Pequena Empresa e do Empreendedor Individual – Brasil Com Oportunidades!, aberto nesta segunda-feira (13), no auditório Paulo Souto, na Uesc foi marcada pelo debate em torno da aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico na região. Na tarde desta terça-feira (14) estão em pauta a aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e análise motivacional das práticas empreendedoras.


O consultor paranaense João Carlos de Oliveira retoma as atividades do Congresso com a palestra motivacional: “Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados”. Logo depois, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça coordenará a palestra sobre “Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura”.

A temática “Sustentabilidade – sua importância na Pequena Empresa” será conduzida pelo estudante de Engenharia da FTC, Eduardo Loureiro. E, para encerrar a programação, o contabilista e presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas, Cícero Berto abordará sobre: “A Sua Empresa rumo ao sucesso”.

Abertura
O primeiro dia do evento, que é promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado Bahia (Ampesba) reuniu caravanas com pequenos empresários dos estados do Espírito Santo e Alagoas, além de prefeitos, vereadores, professores, estudantes, empreendedores regionais e representantes das Prefeituras de Itabuna e Ilhéus, da Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Amurc, do Sebrae, Governo do Estado da Bahia e INSS.

O presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual (Conampe), Ercílio Santinoni também esteve presente na abertura do Congresso e ressaltou que uma das vitórias para a classe empresarial foi a criação da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, com status de Ministério, que de acordo com ele, facilitará a criação de políticas públicas, e consequentemente, a melhora na vida dos pequenos empreendedores.

O presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro agradeceu a todos os participantes e destacou que apesar das dificuldades financeiras no contexto atual das prefeituras é necessário tomar medidas para ter nos anos seguintes uma gestão profissional, ética e transparente. “Nós precisamos tornar o ambiente mais favorável, com menos burocracia, com mais disponibilidade de crédito para que possamos avançar e para isso dependemos de políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, esclareceu Valdir.

Sustentabilidade econômica
Na condução da palestra magna, o consultor nacional da Unidade de Políticas Públicas para Compras Governamentais do Sebrae, Maurício Zanin destacou o impacto das políticas públicas estaduais e nacionais nos municípios, de modo que isso venha transformar a realidade local. “Precisamos garantir prosperidade econômica, inclusão social e preservação ambiental. O canal para a implementação dessas políticas públicas está na criação das Micros e Pequenas Empresas, pois a partir daí eu consigo fazer o uso da mão de obra local e de produtos locais de forma sustentável”, explicou Zanin.

Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso, que esteve representando a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, o momento é importante para a criação de novas oportunidades econômicas e o encontro apresenta alternativas de valorização e estímulo ao crescimento do pequeno empreendedor. “Quanto mais incluído e organizado socialmente, mais o município vai captar como desenvolvimento local, pois o pequeno empreendedor vai ter a condição de participar da movimentação financeira local, gerando renda própria e para o município”, declarou a gestora.


 Por -Viviane Cabral
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...