quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Itabuna propõe termo de compromisso para retomada da gestão da saúde

O Colegiado de Gestão Micro Regional (CGMR) esteve reunido hoje (8), no Centro de Saúde José Maria Magalhães Neto, com o objetivo de discutir a proposta de retomada do comando único da gestão da saúde pelo município de Itabuna. A sessão presidida pelo diretor da 7ª Dires, João Marcos Lima, começou com duas horas de atraso e tinha na agenda a apresentação do Termo de Compromisso de Gestão para avaliação da Câmara Técnica da CGMR.

O informe sobre o Samu Regional e a prestação de contas da CGMR foi adiado para a próxima reunião do colegiado em março próximo. O encontro foi acompanhado por Cássio Garcia, da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada da Secretaria de Saúde do Estado ( DIPRO ) e por secretários municipais da região, que garantiram o quorum da sessão plenária.

Na sua apresentação da proposta para a retomada da gestão plena, Geraldo Magela lembrou que Itabuna reivindica um princípio elementar e assegurado pela Constituição: ”o respeito às leis, uma vez que o próprio Ministério da Saúde reconhece que o município está preparado para retomar o comando único”.

Ele destaca que Itabuna tem perdido recursos da ordem de R$ 270 mil, que deixaram de ser repassados para exames de alta e média complexidade, os quais em muitos casos são pagos pelo município para cumprir determinações judiciais. Para o secretário, a perda da gestão “não tem justificativa técnica, legal e moral”.

Magela também destacou a visita de um grupo de secretários a Itabuna para vistoria dos serviços de saúde e propôs a pactuação de compromissos com municípios da microrregião após a adesão do comando único, um documento de oito pontos, que propõe transparência na gestão dos recursos, além de ampliar a rede de serviços de prevenção do câncer e de cardiologia.

A agenda inclui ainda o acompanhamento dos serviços pactuados e das contas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto -  08-02-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...