quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Direito à comunicação será tema de dois debates na Bahia

Até pouco tempo esquecido, o direito à comunicação tem sido alvo de muitos debates nos últimos anos. Após a realização de uma conferência nacional sobre o tema, o assunto tem pautado discussões em todo o país, inclusive na Bahia, onde dois eventos para discutir o direto à comunicação acontecem nesta quinta-feira (24/11), um em Salvador e outro em Feira de Santana. Já na sexta-feira, ocorre a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual de Comunicação.

Rádio comunitária: novas regras de radiodifusão e direito à comunicação será o tema da audiência pública, que acontece a partir das 9h da quinta-feira, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. Organizada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), a audiência contará com a presença do coordenador de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti.

O evento tem o objetivo de apresentar e esclarecer as mudanças previstas na Portaria 420 (publicada no Diário Oficial da União em 18 de outubro de 2011), destinada a regulamentar o serviço de radiodifusão comunitária.

Salvador
No mesmo dia acontece um debate semelhante em Salvador, tendo como tema “Radiodifusão comunitária, sistema público de radiodifusão e direito à comunicação”. O evento será realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, às 16h30. Além do coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti, participam da mesa de debate o presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil, Mário Sartorello, e o presidente da Associação de Rádios Alternativas e Comunitárias da Bahia, Manoel Ávila.

A iniciativa do debate é do grupo de pesquisa CP-redes (Comunicação, Política e Redes Digitais), da Facom/UFBA, sem a atividade prévia e complementar ao Seminário Democracia Digital e Políticas de Comunicação, que o grupo realiza, também no auditório da Facom, dias 1º e 2 de dezembro.

Por Eliane Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...