segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O 7 de Setembro reúne 39 instituições em Itabuna



Foto arquivo, ano passado
                   “Leitura: um caminho para a Independência”. Com foco neste tema, nada menos que trinta e oito instituições itabunenses, entre corporações militares, escolas da rede pública e particular, associações de classe, conselhos municipais, clubes de serviços e movimentos da sociedade civil organizada, estarão reunidas para protagonizar a Festa da Independência – o 7 de Setembro – em Itabuna.

       Organizado é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, o desfile cívico está programado para começar, pontualmente, às 9 horas. Antes do deslocamento das instituições militares para a Avenida do Cinquentenário, às 8h acontece o hasteamento das bandeiras no palanque oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan). Logo após, o prefeito José Nilton Azevedo Leal, acompanhado do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, e de autoridades militares, passará em revista às tropas, que estarão concentradas ao longo da Avenida Fernando Cordier.

       Mantendo a tradição e o protocolo oficial, os militares abrirão o desfile tendo à frente o Tiro de Guerra, com os músicos da Filarmônica Euterpe Itabunense. Em seguida, virão às corporações da Polícia Militar da Bahia - Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão da Polícia Militar, 4º GBM (Bombeiros), Polícia Rodoviária Estadual, veículos e a cavalaria militar – acompanhados da Banda Marcial. Ainda neste grupo, desfilará a Polícia Rodoviária Federal.

Gustavo Lisboa
       O Grupo 2, formado pelos colégios Adventista, Geórgia e Batista, da rede particular de ensino, entrarão na avenida acompanhados por suas respectivas bandas de música. Na sequência, será a vez das instituições municipais desfilarem pela Cinquentenário, trazendo nove escolas, a Trupe da Biblioteca Itinerante, a Ginástica Rítmica Municipal (Grimi), além dos adolescentes e crianças assistidos pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e pela Fundação Marimbeta.

       Segundo o secretário da Educação, uma grande expectativa cerca a apresentação das escolas municipais por conta da temática escolhida para a Festa do 7 de Setembro deste ano. “Será uma oportunidade das escolas apresentarem à sociedade um pouco do que vem sendo feito na educação itabunense visando tornar a leitura como instrumento de independência e de validação para o exercício da cidadania plena”, argumenta. As entidades municipais estarão acompanhadas pelas bandas de Fanfarras das cidades de Itacaré, Ubaitaba, Camacan, Camamu e pela Fanfarra Juvenil do Imeam. 

        Em seguida, será a vez de a rede estadual desfilar pela Avenida do Cinquentenário, trazendo entre os seus pelotões alunos e integrantes do corpo docente dos colégios Ciomf, Inácio Tosta Filho, Ciso, Félix Mendonça, General Osório, Josué Brandão, Modelo e Polivalente (Ensino Técnico), além do Núcleo de Tecnologia Educacional e da Direc 7. A Festa Cívica da Independência em Itabuna será encerrada com a participação das entidades sociais – LBV, Conselho do Idoso, Bandeirantes, Lions Clube, Maçonaria (Ordem D’emolay e Filhas de Jó) e os Cavalheiros da Esperança do Brasil. 

Por: Erivaldo Bomfim – Fotos: 05/07/11
www.Itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...