sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mulheres se articulam em conferência para a construção de políticas públicas


“Mulher, nenhum direito a menos! Trabalho, saúde e cidadania”. Focadas neste tema centenas de mulheres representando os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e dos poderes públicos estão reunidas desde a noite da última quarta-feira, 28, na II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que acontece no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI). Dentre os objetivos, as participantes irão discutir e elaborar propostas de políticas que contemplam a construção da igualdade de gênero no âmbito do município.

Também está prevista a avaliação das ações contidas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres e definição de prioridades para sua execução bem como para implementação e construção de políticas para as mulheres como base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas paras as Mulheres de Itabuna. As propostas definidas em plenária na Conferência serão levadas para apreciação dos delegados das conferências Territorial Litoral Sul e à Estadual que acontecerá em Salvador.

A solenidade de abertura foi presidida pela secretária municipal de Assistência Social, Marina Silva, e contou com a participação da chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas Publicas para as Mulheres, Rita Maria de Souza, da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Zilma Félix, da diretora da 7ª Diretoria Regional de Educação (Direc 7), Miralva Moitinho e  da juíza titular da 1ª Vara Crime da Comarca de Itabuna, Antonia Mariana Faleiros, que também foi convidada a proferir a palestra magna.

Lutas e Conquistas

Revelando estar profundamente emocionada pelo momento histórico marcado pela Conferência, a secretária Marina Silva se lembrou de sua infância e juventude, das lutas travadas pela sobrevivência e por sua afirmação como mulher, esposa e mãe de família. “Quando olho o meu passado, do qual me orgulho, e vejo quanto foi difícil vencer sendo trabalhadora rural, lavadeira, faxineira e vendedora, fico a me perguntar onde estavam as políticas públicas para as mulheres e chego à conclusão de que, se elas existiram algum dia nunca foram postas em prática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...