terça-feira, 19 de abril de 2011

Procissão de Ramos inicia Semana Santa em Itabuna


Jesus no silêncio da crucificação
         As celebrações da Semana Santa em Itabuna serão iniciadas oficialmente neste domingo, dia 17, com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula. A concentração dos fiéis será na Capela da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), às 7 horas, de onde sairá a Procissão em direção à Igreja Catedral de São José.

Ainda no domingo (17), os fiéis poderão participar da Missa e Bênção de Ramos na Catedral, às 9h30min e às 18 horas. De acordo com a programação oficial, as solenidades terão sequência na segunda, terça e quarta-feira, com celebração da Santa Missa às 18 horas. O atendimento de confissões será feita na terça e quarta-feira, dias 19 e 20 a partir das 15h e às 19h, após a Missa.

Santos Óleos

A Missa da Unidade do Presbitério e da Sagração dos Santos Óleos, às 9h da quinta-feira (21), será um dos momentos marcantes na programação da Semana Santa. Nesta celebração, estarão reunidos ao junto ao bispo Dom Ceslau Stanula todos os sacerdotes, religiosos e religiosas espalhados por 32 paróquias e 20 município que integram a Diocese itabunense.

        A liturgia será marcada pela renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e pela consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais).
Jesus sobe aos céus ao terceiro dia

Tríduo Pascal

         Ao cair da tarde da Quinta-Feira Santa, (21), em todas as igrejas paróquias da Diocese, terá inicio a celebração do Tríduo Pascal, que antecede a Festa da Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa. Na Catedral de São José, a Missa Solene da Ceia do Senhor e do Lava-Pés está marcada para as 18 horas e será presidida pelo bispo Dom Ceslau. Nesta liturgia os fiéis católicos relembram a instituição da Eucaristia, do Mandamento Novo e o gesto de Jesus Cristo de lavar os pés aos seus discípulos. 

“Na Quinta-Feira Santa somos convidados a aprofundar concretamente o mistério da Paixão de Cristo. Por outro lado, o mesmo Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos”, destaca Dom Ceslau. Após a Missa, a comunidade católica inicia o primeiro momento da vigília de adoração até a 00h. A partir deste horário a Juventude Missionária conduzirá a vigília até as 7 horas da Sexta-Feira Santa (22), quando farão a meditação da Via-Sacra.

Na Sexta-Feira Santa - único dia em que a Igreja não celebra Missa em nenhum lugar do mundo - a programação estará concentrada na Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com a liturgia da palavra, oração universal, adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Eucaristia. Na Catedral diocesana, o ato litúrgico começará às 16 horas. Em seguida, precisamente às 18 horas, os fieis participam da Procissão do Senhor Morto. 

De acordo com o pároco da Catedral, Moizés de Souza, neste dia a Igreja não está voltada para o de pranto e luto, mas traz à contemplação o sacrifício de Jesus, fonte de salvação para a humanidade. “A razão da nossa celebração é a morte vitoriosa de Jesus. Por isso o ponto central da Sexta Feira Santa não é a procissão do Cristo Morto, por mais que atraia um número expressivo de fiéis, mas a veneração da Santa Cruz”, elucida o padre.

Vigília Pascal

Encerrando o Tríduo Pascal, no Sábado Santo (23), após um dia dedicado ao silêncio e a contemplação, os católicos se reúnem em torno de uma fogueira do lado de fora da igreja para iniciar a Vigília Pascal. Essa é a celebração mais importante da Igreja por celebrar a vitória de Jesus sobre a morte. A celebração é dividida nas seguintes partes – benção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal (simbolizando o Cristo Ressuscitado), liturgia da palavra, benção da água batismal e liturgia eucarística. Na Catedral de São José a Vigília começa às 20 horas.

As comemorações da Semana Santa serão encerradas no Domingo de Páscoa (24), com a celebração de três Missas Solenes – às 7h, às 9h30min (com as crianças) e às 18h. Em Itabuna, além da Catedral de São José, outras 13 paróquias devolveram atos litúrgicos da Semana Santa.


PROGRAMAÇÃO: 
Catedral de São José

Domingo de Ramos – 17/04/2011

07h – Concentração, Bênção e Procissão de Ramos
         Local: Ação Fraternal de Itabuna (saída com destino à Catedral)

07h30min - Missa do Domingo de Ramos na Catedral de São José
09h30min - Missa e Bênção dos Ramos com as Crianças
 18h - Missa e Bênção dos Ramos

Segunda-Feira Santa – 18/04/2011

18h - Missa

Terça-Feira Santa – 19/04/2011

15h - Confissão Auricular
18h - Missa
19h – Via-Sacra com a Escola Sagrado Coração de Jesus
            Confissão Auricular

Quarta-Feira Santa – 20/04/2011

15h - Confissão Auricular
17h - Via-Sacra
18h - Missa
19h – Confissão Auricular

Quinta-Feira Santa – 21/04/2011

09h - Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e Bênção       dos Santos Óleos
Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor

18h – Missa da Ceia do Senhor: Lava-Pés e Instituição da Eucaristia
19h30min  - Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
00h00min – Vigília da Juventude até 07h  da Sexta-Feira Santa

Sexta-Feira Santa – 22/04/2011

09h - Confissão Auricular
14h - Confissão Auricular
16h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
18h - Procissão do Senhor Morto

Sábado Santo –23/04/2011

10h - Confissão Auricular
20h – Solene Vigília da Páscoa: Bênção do Fogo, proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor – 24/04/2011

07h - Missa da Páscoa do Senhor
09h30min - Missa da Páscoa do Senhor com as Crianças
18h - Missa Solene da Páscoa do Senhor
 
Por: Erivaldo Bomfim
15-04-2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...