sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ilhéus intensifica ações para melhorar sua malha viária

Ao participar de reunião com representantes de associações de produtores rurais de Ilhéus e da Cooperativa de Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), o prefeito Newton Lima disse que embora geograficamente o município conte com mais de um mil quilômetros de extensão de estradas vicinais, o governo intensifica ações visando melhorar sua malha viária. Atualmente, ele assinou convênio com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer manutenção periódica em estradas estaduais e federais que se encontram no território de Ilhéus.

Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura (titular) e Ações Regionais (interino), Marconi Queiroz, explicou que além do município se encontrar com problemas econômicos e financeiros, uma das maiores dificuldades no momento é localizar na região de Ilhéus matéria-prima (cascalho) suficiente para atender a grande demanda no que diz respeito à permanente recuperação da malha viária local. Segundo ele, mesmo assim, a prefeitura vem trabalhando em diversas localidades rurais, a exemplo de Santo Antonio, em parceria com o Derba; em Acuípe de Baixo e na região de Itariri. Caso não haja mudança nas condições climáticas, nos próximos dias a frente de trabalho se desloca para o povoado de Búzios. Numa ação emergencial a equipe irá depois atender os agricultores da região de Sapucaeira.

Ao considerar de suma importância o encontro com representantes das associações de produtores rurais, o prefeito assegurou que reuniões dessa natureza visam tirar dúvidas quanto à questão de ações do governo em diversas localidades e ao mesmo tempo se buscar um entendimento sobre a problemática da malha viária de Ilhéus. Newton Lima reafirmou que a prefeitura tem inúmeros problemas deixados por gestões passadas e a principal delas é a financeira que tem dificultado a ampliação destes trabalhos.

Polo de hortifruticultura – Por sua vez, o diretor da Coofasulba, Gideon Farias, afirmou que cerca 30% da produção agrícola tem caminho certo: abastece principalmente as feiras livres, sacolões, supermercados e o restante é direcionado às Ceasas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados. E a prioridade da Coofasulba é transformar Ilhéus num polo de hortifruticultura.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela) e do presidente do Conselho do Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Ilhéus e diretor da Coofasulba, Gideon Farias (Dero), além de representantes de associações de pequenos produtores rurais de Itariri, Santana, Santaninha, Búzios, Sapucaeira, Ribeira das Pedras, Repartimento, Parafuso, dentre outras localidades. 

Por: Maurício Maron
leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...