quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Itabuna vai modernizar Sistema de Transporte de Passageiros

Itabuna terá nos próximos dias, um sistema de transporte modernizado, mais eficiente e eficaz, com a implantação do bilhete único e a Integração do Sistema com o apoio de tecnologia digital. O projeto, elaborado pela empresa Logitrans, de Curitiba, que atua em cerca de 50 cidades brasileiras e em 11 paises, foi apresentado ao prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais e vereadores, no Centro Administrativo Firmino Alves.

O prefeito Azevedo destacou que o novo modelo visa otimizar o transporte coletivo de passageiros, beneficiando diretamente à população: “Uma coisa certa é que vão acabar as filas e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus. Sabemos que algumas pessoas vão discordar, o que é natural, mas vamos fazer um trabalho educativo para que a população conheça este sistema inteligente, com critérios técnicos e que tem tudo para dar certo”.

Uma vantagem para ele, é que os ônibus terão uma maior rotatividade, o que vai melhorar a vida dos itabunenses, mas sem onerar as tarifas do transporte coletivo para os usuários, que vão pagar uma tarifa única.

Modelo

O secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, que esteve hoje, dia 11, reunido com integrantes do Conselho Municipal de Transportes para apresentar o projeto, considera que o atual modelo de operações está entrando em colapso e este novo sistema irá mudar totalmente a rotina do itabunense, com a integração dos serviços e maior eficiência no transporte de passageiros.

“O projeto será apresentado e discutido com os diversos segmentos da sociedade civil organizada de Itabuna durante um seminário a ser realizado na próxima semana”, complementou.

Melo disse ainda que a implementação das mudanças recomendadas vai melhorar o sistema, com maior rapidez no fluxo de veículos, o que vai mexer com a vida do itabunense e por isso terá que ser implementado de forma gradativa para facilitar a adaptação da população.

Etapa

Primeiro, enfatizou o secretário, estamos informando à população sobre a integração do sistema, depois, vamos fazer um trabalho de marketing, deixando toda a comunidade bem informada sobre as mudanças e no final de janeiro, este novo modelo deverá ser implantado numa rede que transporta um milhão de passageiros por mês, naturalmente se a comunidade itabunense aprovar nos debates que estamos promovendo.

No novo sistema serão criadas novas linhas, de acordo com a demanda, como também será ampliada a frequência de ônibus em determinados horários, tornando o serviço mais acessível à população. “Temos que cuidar desse serviço essencial, que é o meio de locomoção de milhares de itabunenses”, afirmou o secretário.

Pesquisa

Segundo o diretor de Operações da Logitrans, Antonio Carlos Marchezetti, a empresa realizou uma pesquisa em Itabuna e ouviu 27.755 pessoas, dentro dos ônibus que operam nas diversas linhas urbanas.

No estudo ficou constatado que o sistema movimenta por dia 60 mil passageiros em Itabuna, com picos nos períodos das 6:45 às 7:45, das 11:45 às 14 horas e das 18 às 19 horas.

Na pesquisa ficou constado, segundo ele, que 78% dos usuários esperam cerca de 30 a 40 minutos em média pelo ônibus nos horários de maior movimentação e nos demais horários, 52% têm um tempo de espera de mais de 60 minutos.

Hoje, no atual sistema, o usuário gasta 55 minutos de espera para se deslocar da Califórnia a Ferradas. Com o novo sistema este tempo cairá para aproximadamente 40 minutos. As linhas serão mais curtas e vão ser integradas para evitar possíveis atrasos.

Por: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo Fotos: 11-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...