terça-feira, 14 de setembro de 2010

Itabuna amplia apoio à agricultura familiar

Ao assinar o contrato de permissão de uso da feira do bairro da Conceição pela Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopafs), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, amplia o apoio do governo municipal aos pequenos e micro produtores rurais.

A solenidade, realizada no Centro Administrativo, contou com a presença de representantes de associações de produtores, da Ceplac e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

O prefeito Azevedo destacou a necessidade e a importância da organização dos produtores para o fortalecimento da agricultura familiar. Anunciou ainda o apoio do governo municipal ao cooperativismo como forma de consolidar o desenvolvimento sustentado e a geração de renda para pequenos produtores.

Ele também ouviu reivindicações de lideranças associativistas que solicitaram melhorias dos acessos viários para facilitar o escoamento da produção, além de obras de infraestrutura em mutirão e criação de novas linhas de transporte escolar e de passageiros.

O secretário da Agricultura, Antônio Marcelino, apresentou ao prefeito um relatório das ações realizadas no governo, destacando a parceria institucional com a Ceplac e o crescimento do Programa de Aquisição de Alimentos, que coloca Itabuna como uma referência no país. Anunciou ainda que as compras de alimentos serão retomadas a partir de outubro.

Marcelino informou ainda que além de ceder uma área para a sede da Coopafs, o projeto prevê a transformação da feira do Conceição numa central de abastecimento da agricultura familiar, servindo para a recepção de mercadorias e sua distribuição para feiras livres ou mercados.

O presidente da Coopafs, Tilson Geraldo de Menezes Prates, entregou ao prefeito uma linha de produtos artesanais fabricados por integrantes da cooperativa, salientando a importância da parceria com o governo municipal para o fortalecimento da agricultura familiar.

Um outro ponto observado por ele é que o projeto para transformação da feira numa central de abastecimento, vai depender de obras de ampliação de acessos para o tráfego de veículos com mais de 15 toneladas, sem danificar pavimentação.

Os representantes da Ceplac, Edvaldo Pinheiro e Washington Cerqueira destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Prefeitura e associações de produtores visando o fortalecimento do associativismo através de uma série de cursos voltados para a educação cooperativista.

Por -  Kleber Torres Fotos: 14-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...