Por Roberto Mariano - A pedido do nosso amigo, jornalista e poeta, Joselito dos Reis vamos comentar sobre a criação do ginasio noturno, Firmino Alves, em Itabuna.
O meu irmão Jorge conversou comigo sobre um curso noturno criado há muitos anos pelo padre Nestor Passos. As aulas eram realizadas na Associação Comercial. Acredito que o ensino era equivalente ao exame de admissão, para o acesso ao ginásio. Esse curso não teve vida longa, deve ter sido oferecido por um ou dois anos.
Uma curiosidade é que, dentro os alunos estava o nosso ex-prefeito José Oduque Teixeira. Este, escrevia no quadro negro; "Papel pautado é na Casa Teixeira". Bom menino de negócios, do papel pautado, ao automóvel/Ford... O papel pautado era muito usado nas provas mensais. Seu Mariano, também vendia papel pautado, para aproveitar os alunos do Colégio Divina Providência Estes chegavam na "correiria", para pegar o portão aberto e o seu Mariano previamente enrolava o papel em forma de canudo, na ponta um outro papel para segurar. Quanto ao seu Mariano, ele ficou a vida toda vendendo o papel pautado.
Mas, vamos ao assunto do Colégio Firmino Alves, que pertencia à Companhia Nacional de Ginásios Gratuitos. Depois de muito trabalho, o doutor Claudionor Ramos traz para esta cidade o referido ginásio em 1951. No seu primeiro ano, o problema foi arranjar professores para ensinar à noite. O doutor Caudionor teve que procurar advogados, engenheiros, bancários etc. Desses, citamos aqui: dr. Adelcio Benicio, dr. João Santana, dr. Mário Silva, Paulo Fogeira, Padre Nestor Passos, dr. Fábio Dantas, o próprio dr.Caudionor e os já professores: ltza Câmara, Helena Borburema, João Arbage e outros. Neste mesmo ano, chega a itabuna, o professor, jornalista e poeta, Plinio de Almeida, procedente de Santo Amaro da Purificação, que ficou com várias matérias como: História, Geografia, Português e Desenho.
A abertura do ginásio noturno foi um grande acontecimento para a nossa cidade. Era grande o número de Comerciários, bancários e outras classes que desejavam estudar à noite, "sedentos de aprender mais". Em grande parte eram maduros e casados. Citamos: José Coelho, Vitor Midlej (ambos de Correia Ribeiro); Otávio Campos e Raimundo Carvalho (serventuário da Justiça); Jorge Neme, Ibrahim Neme, Raimundo Correia (Sesp); Ari Quadros, Nivaldo Rebouças, Pérícias Rômulo da Costa, Clodoaldo da Mata Virgem, Miguel Kalid, Nilton Galvão, Carmem Baracat, Lola Baracat, Ligia Franco e Luis Franco; Noeme Santana, Adalgisa (secretária da Sociedade São Vicente de Paulo-SSVP); Maria Célia Midlej, Pedro Assis, Fernando Vita e outros.
Pouco tempo depois surgiu a Escola Técnica de Comércio de Itabuna (Colégio Comercial); criado pelo professor Nestor Passos. Em seguida surgiram as faculdades em Ilhéus e Itabuna, com os cursos de Direito, Economia, letras, Filosofia e outros. A maioria dos alunos do Colégio Firmino Alves continuou a estudar e concluíram o nível superior. Para estes, a base foi o Ginásio Firmino Alves.
Itabuna 14 de Outubro de 2024.
Roberto Mariano
Do blog: Expressaounica:
O Colegio Firmino Alves, funcionou, na Avenida Ilheus, onde se encontra a Casa do Educador. Instalações, totalmente, abandonadas. Aí, também, surgiu o Colégio Estadual de Itabuna-CEI.
| É uma pena que o local, tão histórico, esteja assim!. Foto: Joselito dos Reis (27.10.2023) |
Excelente essa memória do Senhor Roberto Mariano, comerciante aposentado e filho do pioneiro Bartolomeu Mariano, que instalou o tradicional "CAFE POMAR", em Itabuna, e que, nesta data, completou 87 anos de existência, em nosso comércio. Parabéns! E que venham outros artigos, de uma história não contada, como esta!
"Um povo, sem memórias escritas, não tem cultura" Jrs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário