quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Itacaré participa do relançamento do Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima

Antônio de Anízio,
 

 O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na tarde desta terça-feira do relançamento do programa Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima, desenvolvido pelo Movimento Mecenas da Vida e com o apoio de uma rede de colaboradores, vencedor do prêmio Desafios de Inovações em Turismo Sustentável/2020. O programa foi reconhecido pela UNESCO, em 2011, como exemplo de novas e boas práticas que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável.

 

De acordo com os organizadores, o objetivo é transformar a APA Costa de Itacaré – Serra Grande num destino turístico “Guardião do Clima”, onde moradores locais, visitantes, empresários, proprietários de imóveis rurais, agricultores familiares, comunidades tradicionais e poder público praticam de forma sinérgica ações socioambientais em prol do clima, da vida e do planeta. O Guardiões da Vida propõe criar um Sistema de Valor Compartilhado no qual todos cooperam e todos se beneficiam com os resultados socioambientais.

 

Durante o encontro o coordenador do programa, Salvador Ribeiro, juntamente com toda a equipe do Mecenas da Vida, falou da história do Movimento e os detalhes do programa, que é um mecanismo financeiro sustentado pela compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa, que fomenta ações socioambientais voltadas à sustentabilidade local e global.

 

A iniciativa prevê a cobrança monetária pela compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa dos empreendimentos, dos turistas, moradores e proprietários de imóveis rurais. A partir daí é feito o Pagamento por Serviços Ambientais aos agricultores e populações tradicionais, que passam a executar um conjunto de ações para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa.

 

Ainda durante o encontro a equipe do Movimento Mecenas da Vida apresentou os agricultores já fazem parte do projeto e entregou os novos selos do Guardiões da Vida às empresas que fazem parte da rede colaborativa. Também destacou a importância de novas empresas e segmentos participarem da iniciativa.

 

A rede de colaboradores receberá o selo do programa que dá ciência dos compromissos socioambientais que possuem na região. Tudo isso sem contar que terão o seu nome divulgado na plataforma do programa atestando que colaboram para construir um destino turístico sustentável e “Guardião do Clima”. Recebem também o Cartão de Vantagens que permite descontos de 5% na compra de produtos e serviços na rede de parceiros.

 

O prefeito Antônio de Anízio parabenizou o Movimento Mecenas da Vida pela iniciativa e garantiu que a Prefeitura de Itacaré será uma parceira do projeto, que visa transformar o município verdadeiramente em um destino completo sustentável. O prefeito também falou de iniciativas importantes desenvolvidas pelo município na área ambiental, a exemplo do Programa de Coleta Seletiva, o Lixão Nunca Mais, o projeto de recuperação de nascentes e da mata nativa e a criação de parques ecológicos municipais em áreas como o Campo Cheiroso e o Pontal. Antônio de Anízio anunciou ainda que estará firmando parcerias com o Movimento Mecenas da Vida em diversos programas de preservação e conservação do meio ambiente. ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...