segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

ireita vence no Chile com Kast pedindo ajuda ao povo para fazer o bem

 Chamado de "Bolsonaro do Chile", Kast derrotou o governo comunista de Boric

Jose Antnio Kast e sua esposa María Pía Adriasola celebrando a vitória - Foto: reprod redes sociais.
Do - Diário do Poder - O candidato de direita a presidente do Chile, José Antonio Kast, venceu as eleições de segundo turno realizadas neste domingo (14), confirmando seu favoritismo contra a candidata do Partido Comunista do Chile (PCC), Jeanette Jara, em derrota contundente do governo do comunista Gabriel Boric. Em discurso celebrando a vi†øria,, ele agradeceu a todos que o ajudaram e ao povo chileno, a quem pediu ajuda para fazer o bem, durante seu governo:

“Ajudem-me, todos, para que nestes quatro anos consigamos fazer o bem. Assim como temos mantidos nossa unidade, peço esse sacrifício adicional que me sigam acompanhando na Presidência da República.”

A vitória de Kast, gosta de ser comparado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, foi reconhecida oficialmente pela entidade que realiza as eleições. O novo presidente chileno tem 59 anos de idade, é católico praticante e tem cinco filhos.

Kast foi candidato pelo Partido Republicano, que ele prøprio fundou há cinco anos, defendendo abordagem linha-dura contra o crime, além do compromisso de deportar mais de 340 mil imigrantes ilegais, na maioria venezuelanos.

O vitorioso deverá governar com maioria no parlamento porque seu partido ganhou mais assentos na Câmara e no Senado e terá apoio de outros partidos de direita.

Após votar perto de Santiago, o novo presidejte foi ovacionado por uma multidão que gritava “Presidente!”. Ele prometeu um governo de unidade. “Quem vencer, terá que ser presidente de todos os chilenos”, disse à imprensa após votar.

Fábio Mota é reeleito presidente do Vitória para o triênio 2026-2028

 


As eleições gerais trienais para preenchimento dos cargos do Conselho Gestor, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do Esporte Clube Vitória, realizadas neste sábado (13), bateu um recorde na história do clube.

Com a participação maciça dos associados, o presidente Fábio Rios Mota foi reeleito com 85,95 por cento dos 5.147 votos válidos.

Candidato da chapa Leão Colossal, Fábio Mota derrotou o exzagueiro do clube, Marcone Amaral, com expressivos 85,95 por cento contra 14,5 por cento.

A chapa Leão Colossal reelegeu, ainda, os presidentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Nilton Gonçalves de Almeida Filho foi reeleito para o Conselho Deliberativo com 79,49 por cento dos 5.145 votos válidos, enquanto o decano Raimundo Dias Viana obteve 78,8 por cento dos 5.150 votos válidos para o Conselho Fiscal.

Fábio Mota e o vice Djalma Nunes Abreu foram reeleitos para o triênio 2026-2028 e empossados automaticamente, assim como Nilton Almeida e Raimundo Viana.

“Quero dizer a vocês que essa é a maior vitória da história nas eleições do clube e nos dá mais força e motivação para continuar. A verdade prevaleceu. Obrigado, Nação. Vamos prá cima”, comemorou Fábio Mota.

Advogado por formação, pecuarista e historiador, Fábio Mota tem 54 anos de idade e comanda o Vitória desde outubro de 2021. Primeiro, interinamente, e em maio de 2022 foi efetivado ao ser eleito com 821 votos (66,4 por cento do total).

As eleições foram abertas às 9 horas e encerradas às 19 horas, no estacionamento Premium do Barradão. Foi uma festa de Democracia e o resultado final comunicado pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luciano Patrício, logo após o encerramento.

Foram utilizadas 15 urnas eletrônicas cedidas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que disponibilizou duas técnicas para apoiar a comissão eleitoral, e uma urna manual.

Do jornaldamidia

Bahia supera mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos em mutirão nacional do SUS

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em todo o país dentro do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A ação, que contou com forte articulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e mobilizou a rede pública e filantrópica, resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos no estado, reduzindo a demanda reprimida.

Neste domingo (14), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve no Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das 10 filantrópicas da Bahia que aderiram à ação nacional. Na unidade, uma das beneficiadas foi Raimunda Santos de Jesus. “Estou feliz. Já tinha sete meses aguardando e agora a cirurgia pela qual passei vai melhorar minha qualidade de vida”, comemorou.

Durante a visita ao hospital, a secretária destacou a importância da atuação integrada para o sucesso da iniciativa. “Esse mutirão é resultado de um grande esforço coletivo. A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, os municípios e as unidades filantrópicas fortalece o SUS e permite que a gente avance na redução das filas, garantindo mais acesso e mais dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou Roberta Santana.

O superintendente da Santa Casa de Feira de Santana, Tácio Bezerra, explicou que no Hospital Dom Pedro de Alcântara estão sendo realizadas cirurgias de alta e média complexidade como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “A Santa Casa entende que essa ação tão importante vai impactar positivamente na vida das pessoas, não só de moradores de Feira de Santana, mas de toda região. A parceria com os governos é de extrema relevância para que consigamos atender a população”, afirmou.

Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades de saúde, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, assegurando a descentralização dos serviços e o alcance a diferentes regiões do estado. 

A iniciativa do Ministério da Saúde integra um esforço nacional inédito que reuniu Santas Casas e entidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e hospitais e institutos federais dos 26 estados e do Distrito Federal, totalizando 11,5 mil cirurgias, dentro de um conjunto de 61,6 mil procedimentos realizados em todo o país.- Fotos: Yasmim Marinho / Saúde GovBA

Manifestante picha estátua durante ato da esquerda em BH

Parlamentares criticam projeto de Lei da Dosimetria já aprovado na Câmara

Monumento à Terra Mineira, localizado na Praça da Estação e pichado durante o ato. (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Do  Diário do Poder - Uma manifestante foi flagrada pichando uma estátua durante um ato organizado por movimentos de esquerda contra o Projeto de Lei da Dosimetria, realizado na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte, capital mineira.

O memorial atingido foi o Monumento à Terra Mineira, patrimônio público localizado na praça.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver palavras de ordem pichadas na estátua, como “demarcação” e “Brasil, terra indígena”, frases associadas à defesa dos direitos dos povos indígenas.

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) reagiu ao episódio, destacando a contradição do ato: a manifestante protestava contra um projeto de lei que reduz a pena de pessoas presas por sujar ou depredar monumentos públicos, justamente enquanto cometia esse tipo de infração.

“Em manifestação em BH contra o PL que reduz as penas dos perseguidos políticos do 8 de janeiro, mulher vestida de indígena vandaliza o monumento principal da praça pichando palavras de ordem. A ironia é escancarada: ela protesta contra um projeto que diminui a pena de pessoas presas por sujar monumentos… fazendo exatamente isso — e de forma ainda mais grave”, escreveu o parlamentar.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) comentou o episódio e fez uma referência indireta ao caso de Débora Rodrigues dos Santos. Em abril deste ano, Débora foi condenada a 14 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023 e por pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte.

A condenação incluiu os crimes de deterioração de patrimônio tombado, dano qualificado, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa armada. Ao comentar o caso, Fernandes criticou o que classificou como tratamento desigual em episódios de vandalismo político.

“Como o vandalismo da esquerda foi com tinta, eles vão falar que foi legítimo. Se fosse com um batom, era ataque à democracia”, afirmou o parlamentar.

domingo, 14 de dezembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Concluida recuperação da estrada vicinal do Japu

Ação da Secretaria do Interior garante melhorias na mobilidade e mais segurança para moradores da zona rural

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Interior, concluiu os trabalhos de recuperação da estrada vicinal do Japú. A intervenção teve como principal objetivo melhorar as condições de tráfego, garantindo mais segurança e mobilidade para os moradores, produtores rurais e todos que utilizam a via diariamente.

Durante a execução do serviço, foram recuperados os pontos críticos da estrada, com ações de patrolamento e encascalhamento para assegurar melhores condições de acesso, especialmente em períodos de chuva. A obra atende a uma demanda antiga da comunidade e contribui diretamente para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento dos moradores da região.


A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em manter e recuperar as estradas vicinais do município, investindo na infraestrutura rural e promovendo mais qualidade de vida para as comunidades do interior


Repartimento é campeão da I Copa Distrital de Ilhéus

Equipe venceu Inema por 2 a 1, no Estádio Mário Pessoa, encerrando a competição que movimentou os distritos do município

A I Copa Distrital de Ilhéus chegou ao fim neste domingo (14) com uma grande final marcada por emoção e casa cheia no Estádio Mário Pessoa. Em um jogo disputado do início ao fim, a equipe de Repartimento venceu Inema por 2 a 1 e tornou-se o primeiro campeão do torneio, que passa a integrar o calendário esportivo do município.

Antes da decisão, o público acompanhou um amistoso entre membros da Prefeitura de Ilhéus e da Câmara de Vereadores. A partida descontraída terminou empatada em 2 a 2, abrindo a programação esportiva do dia.

Na grande final, Repartimento saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol de Iverton. Na etapa complementar, Inema reagiu e empatou a partida com um belo gol olímpico marcado por Guê Guê Guê. Pouco depois, Uendel marcou o gol da vitória e garantiu o título para Repartimento. As torcidas deram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas, com muita festa e apoio às equipes.

Após o apito final, a comemoração seguiu com as apresentações musicais de Amparo Jr. e Luan Costa, encerrando a competição em clima de confraternização.

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, esteve presente e destacou a satisfação em promover o torneio, que iniciou com 16 equipes, todas assistidas com transporte, uniformes, arbitragem e inscrição gratuitos:

“É uma alegria imensa ver o Estádio Mário Pessoa cheio, com os distritos representados e o esporte sendo valorizado. A Copa Distrital mostrou a força do futebol amador e o quanto investir no esporte é investir em cidadania e lazer para a nossa população”, afirmou.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinícius Mendonça, também ressaltou o papel da gestão municipal. “Nosso compromisso é criar oportunidades e garantir competições organizadas. A Copa Distrital é resultado de uma gestão que acredita no esporte como ferramenta de inclusão social”, pontuou.

A I Copa Distrital foi promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Ilheense de Futebol (LIF), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Câmara Municipal. A competição incentivou o futebol amador e promoveu a integração entre os distritos do município. -






 Fotos: Nadson Stolze / Sucom Ilhéus

Diante de Lula, Tarcísio critica polarização e defende diálogo

Governador afirma que divergências devem ocorrer na arena política, sem comprometer um projeto de futuro

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP).

Do -Diario do Poder - Ao participar da inauguração do SBT News, na noite da sexta-feira (12), na capital paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), fez críticas ao que classificou como um cenário de “polarização acirrada” no país e defendeu a necessidade de retomar o diálogo e a convergência entre diferentes correntes políticas.

O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante seu discurso, Tarcísio destacou o papel do jornalismo em momentos de tensão política e social, ressaltando a importância da informação como ferramenta para a construção do debate público e da democracia.

Segundo o governador, o atual ambiente político tem sido marcado por divisões profundas, que ultrapassam o campo das ideias e afetam as relações pessoais.

“Um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva, onde as pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, afirmou.

O governador também defendeu que divergências políticas são naturais e devem ser discutidas no espaço institucional adequado, sem que isso impeça a busca por consensos em torno de objetivos comuns.

“Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro”, completou.

sábado, 13 de dezembro de 2025

NO ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI, PROFESSOR DIZ QUE QUER CHEGAR AOS 100 ANOS

ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CEI MAIS UM GRANDE SUCESSO 
Manoel Teixeira homenageado

O professor e ex-vereador de Itabuna, Manoel Teixeira, carinhosamente conhecido como Teixeirinha, foi homenageado neste sábado (13) durante o 7º Encontro dos Ex-Alunos do CEI – Colégio Estadual de Itabuna.

Em seu pronunciamento de agradecimento, Teixeirinha destacou o respeito, o carinho e a amizade que sempre cultivou com seus alunos ao longo da vida. Aos 95 anos de idade, demonstrando plena lucidez e bom humor, afirmou que seu desejo é chegar aos 100 anos de idade, sendo aplaudido pelos presentes.

O encontro, como já é tradição, foi realizado na sede da AFC, em um clima marcado por reencontros, emoção e muita alegria, reforçando o sentimento de esperança e fé em um Natal melhor.

Durante o evento, também foi cantado o tradicional “Parabéns pra Você” em homenagem a Hermano Crescêncio, um dos idealizadores do encontro, que aniversariava na data.

Hermano 

Os coordenadores Paulo Rezende, Jorge Braga, Pedro Palmeira e Maria Arleane agradeceram, mais uma vez, a presença de todos os participantes, fizeram um balanço positivo do evento e anunciaram a realização do tradicional Forró do CEI, previsto para o mês de junho, em data ainda a ser definida.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ireita vence no Chile com Kast pedindo ajuda ao povo para fazer o bem

  Chamado de "Bolsonaro do Chile", Kast derrotou o governo comunista de Boric Jose Antnio Kast e sua esposa María Pía Adriasola ...