A queda gradativa se deve ao intenso controle e combate aos focos do mosquito que vem sendo executado pela Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início do ano que as ações de controle focal vêm sendo executadas, além de mutirões, conforme atesta a chefe da divisão Lucimar Santos Ribeiro.
Mas ela afirma que esse ainda não é o percentual desejado pelo município e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que preconiza em 1% do índice de infestação aceitável. “Por isso precisamos continuar trabalhando duro junto à comunidade no sentido de alertar e conscientizar a população para que os números continuem a cair. A cooperação de todos é fundamental nessa luta”, diz a coordenadora.
Lucimar lembra que desde abril deste ano, quando foi realizado o primeiro LIRAa, com 8,8% de infestação, o índice vem caindo, tendo registro para 6,8% em junho no segundo levantamento. Ela explicou que o LIRAa consiste em um método simples, mas eficiente para obtenção rápida de indicadores entomológicos, além de permitir conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti nas comunidades.
“A depender do resultado, o trabalho de orientação, controle e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus é reforçado para que os índices diminuam, como vem acontecendo”, diz a chefe da Divisão, destacando ainda que os profissionais da saúde que executam esse trabalho seguem protocolos de segurança contra o Covid-19, como o uso de máscara e de álcool gel e orientam aos moradores a fazerem o mesmo.
Lucimar diz também que é salutar que as famílias recebam esses trabalhadores em suas casas, pois são os responsáveis por um trabalho indispensável para o controle e o combate do mosquito transmissor das arboviroses. “É um processo indispensável que vai garantir a saúde pública em Itabuna”.
ZERAR ÍNDICE
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, também reforça o trabalho dos agentes de endemias. Ela lembra que Itabuna já viveu situação crítica em função da dengue, chikungunya e zika vírus e informa ainda que entre janeiro e março deste ano foram registrados 100 casos de dengue, um alto índice.
O supervisor dos agentes de endemia, Clodoaldo Oliveira, é outro que pede às famílias que não facilitem com o mosquito transmissor da dengue. “Todos podem colaborar com o trabalho dos agentes, evitando reservatórios de água descobertos, ou água parada em qualquer vasilhame por menor que seja. Podemos trabalhar juntos para zerar o índice de infestação do mosquito em Itabuna”, afirma.
________________________________
Campanha de Vacinação contra a raiva já
vacinou 9.600 animais
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva entra no último módulo, no próximo sábado, dia 25, em Itabuna. O Módulo IV inclui as Unidades de Saúde dos bairros São Caetano, Novo São Caetano, Maria Pinheiro, Vila Anália, Pedro Jerônimo, Zizo, Conceição, São Pedro, Caic Jorge Amado, e Sítio II da Fundação Marimbeta, no Novo Fonseca, onde a vacina antirrábica será aplicada a partir das 8 horas daquela data.
Ao todo 9.600 animais, entre cães e gatos, já foram imunizados contra a doença até agora. A vacinação é gratuita e tem validade de um ano. “É fundamental a aplicação da vacina nos animais domésticos, porque a raiva é uma zoonose, ou seja, é doença que pode ser transmitida do animal para o homem e não tem cura” , alerta a Diretora da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), veterinária Ellen Gleicer Lima dos Santos.
Ela ressalta ainda que em caso de mordida de um cachorro contaminado, por exemplo, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar um posto de saúde imediatamente.
Os donos de cães ou gatos que perderem o prazo da vacina podem ir até a Divisão de Controle de Zoonoses, no Antique.
________________________________
Feriado dos Comerciários antecipado para o dia
18 de outubro
________________________________
Concluido serviços de patrolamento de ruas no
Vila Anália
Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco Lino de Sousa Filho, os serviços no Vila Anália foram determinados pelo prefeito Augusto Castro (PSD) em atendimento ao pedido de providências do Líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Manoel Porfírio (PT). Também em atenção às reivindicações de líderes da comunidade. Sousa ressalta que, além de promover a melhoria das ruas já existentes, outras ruas foram abertas na localidade.
“O trabalho realizado tem o objetivo principal de assegurar melhores condições de acessibilidade e segurança para transeuntes e motoristas que trafegam pelo bairro, inclusive para o transporte coletivo”, afirmou o superintendente de Serviços Públicos.
Segundo ele, o projeto da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo é que estes serviços sejam realizados com uma frequência que permita uma constante manutenção, evitando maiores desgastes nas vias e transtornos aos moradores do Vila Anália, bem como de outros bairros da cidade.
________________________________
Boletim Covid-19
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável