quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saúde promove capacitação para manejo clínico da Dengue

A Secretaria de Saúde promoveu, através do Departamento de Vigilância à Saúde, um curso de capacitação para médicos e enfermeiros sobre manejo clínico da dengue. O evento foi realizado no auditório do Hospital de Olhos Day Horc e contou com a presença de todos os profissionais da rede municipal de saúde.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, falou sobre as funções da vigilância epidemiológica e da importância social de mobilização da população através de um amplo trabalho educativo.

O coordenador do combate à dengue, Sandovaldo Menezes, apresentou um relatório sobre o trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias e o permanente combate ao mosquito aedes aegypty, que é feito em seis ciclos anuais e com o monitoramento dos índices de infestação predial.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Márcia Falcão, a primeira capacitação do manejo clínico da dengue em 2011 teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos médicos e enfermeiros da rede municipal, orientando-os sobre como receber, tratar e cuidar dos pacientes.

“A capacitação serve também como medida preventiva para que Itabuna esteja preparada caso ocorra a introdução de um novo tipo sorotipo da doença”, afirmou Márcia Falcão.

O médico Antônio Lisboa abordou os diversos aspectos do atendimento aos pacientes e do manejo clínico da doença nos seus diversos estágios.  Para ele, o curso é fundamental, pois reúne as pessoas que têm o primeiro contato com o paciente, que é determinante para a eficiência do tratamento.
“A intenção é iniciar o tratamento do modo mais rápido possível, no primeiro contato que o paciente tem com o posto de saúde ele deve ser diagnosticado corretamente e o tratamento deve ser iniciado e complementado com muita hidratação, o que evitará uma forma mais grave da doença”, afirmou o médico.

O médico lembrou ainda, que a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypty e seus sintomas são: febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dores nas juntas. Caso a pessoa apresente estes sintomas ou necessite de mais esclarecimentos deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Por: Mariana Carvalho Foto: Vinícius Borges 27/01/2011
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...