terça-feira, 23 de março de 2010

Anísio Alves:

De magarefe a dono de jornal.

Filho de Manuel Alves Oliveira e Laurentina Alves Sacramento, já falecidos, de origem da cidade de Vitória da Conquista, Anísio Alves de Oliveira, nasceu em Itororó, Bahia, e chegou a Itabuna com apenas onze anos de idade.

Estudos

Estudou na Escola Aurora, no bairro da Conceição, onde concluiu o quarto ano primário, com a professora Lúcia. Essa escola mais tarde passou a se chamar Colégio General Osório, localizada na Praça dos Capuchinhos, na antiga “Biscínia”, como era chamado o bairro da Conceição na época.

Primeiro emprego

Com treze anos de idade conseguiu o seu primeiro emprego no Frigorífico Catalunha, bem no centro de Itabuna, que pertencia ao ex-deputado Paulo Nunes, ao lado de Raimundo Dalton de Azevedo, que mais tarde veio a ser presidente da CDL.

Magarefe

Anísio com orgulho diz que foi como magarefe, que conseguiu meios para constituir sua família e fazer a sua reserva financeira, construindo três casas, na rua Ana Francisca, bairro Santo Antonio, que na época se chamava Coréia de Baixo, que disputava o território com a Coréia de Cima, onde hoje se localiza o bairro São Lourenço. “Eu fui um dos pioneiros da fundação do Santo Antonio” disse com orgulho. Anísio recorda que no local só tinha mato, e que o rádio naquela época era o serviço de Alto Falante “A voz da liberdade” na praça José Bastos, onde ouvia os jogos de futebol e a Voz do Brasil.

Anísio Alves está com 66 anos, completados no dia 03 de Março, deste ano 2010 e, é casado com a mulher que foi sua primeira namorada Zélia Pereira dos Santos Oliveira, com quem tem 04 filhos: Aloísio Alves, Danilo Alves, que estão vivos, e Paulo Roberto e Eleusa Alves, já falecidos.

Outro emprego

Ele saiu deste emprego, indo trabalhar como porteiro no Príncipe Hotel, do empresário Leonardo Nunes. Quando o hotel foi vendido ao empresário Paulo Queiroz, Anísio ainda permaneceu por cinco anos.

Ingresso na comunicação

Através do radialista “Genário” ingressou na comunicação e foi trabalhar na Radio Jornal de Itabuna, como cobrador. O veiculo, na época, tinha como diretores, Marilene Santos, hoje em Salvador e Waldeny Andrade aposentado e residindo na cidade de Ilhéus.

Este foi o ultimo emprego de Anísio Alves antes de se aposentar. Na Rádio Jornal de Itabuna, Anísio prestou serviços por 25 anos.

Dono de Jornal

Com a experiência que adquiriu na comunicação e sentindo a necessidade, fundou e montou juntamente com os jornalistas João de Paula e Joselito dos Reis, o veiculo de informação mensal “Jornal dos Bairros” que circulou por muito tempo.

Na roça do povo

Incansável Anisio Alves já residindo na Roça do Povo criou o jornal “O Produtor”, que tem como editor João Batista de Paula, com dicas para a área rural. O jornal hoje, bem aceito, é distribuído gratuitamente na Roça do Povo e nos bairros Nova Ferradas, Ferradas, Itamaracá, Nova Itabuna, Lomanto, Bananeira, Urbis e adjacências

Anísio Alves se tornou uma grande liderança comunitária, trabalho que ele gosta de executar com muita dedicação e boa vontade nas horas que não está a serviço de seu jornal.  Anísio faz questão de deixar um conselho para a juventude: “leiam, leiam muito, pois quem lê sabe mais”.




História dos comunicadores de Itabuna, visite o link!

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade Madre Thaís celebra aprovação de egressas de Fisioterapia em Residência Multiprofissional em Saúde

Duas fisioterapeutas formadas recentemente pela Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, garantiram suas vagas no programa de Residência Multiprofi...