sexta-feira, 24 de julho de 2009

Homenagem justa!

Ottoni Silva recebe homenagem do Município

Emprestando seu nome à Sala de Redação da Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social de Itabuna, o jornalista Ottoni silva foi homenageado na manhã desta sexta-feira (24) durante a programação oficial pelos 99 anos de emancipação política e administrativa do município. O ato também foi marcado pelos lançamentos do Programa de Rádio “Voz do Executivo” e Comunicação Comunitária.
A solenidade de descerramento da placa comemorativa, no Depertamento de Comunicação do Centro Administrativo Municipal, foi presidida pelo prefeito Capitão Azevedo e contou com a presença do homenageado, seus familiares, além de secretários municipais, profissionais de imprensa, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
O Prefeito Azevedo
Azevedo disse que nesse momento de comemorações pelos 99 anos de Itabuna, abre-se uma perspectiva de desenvolvimento na cidade nas questões de infraestrutura, sociais e de reconhecimento dos valores de nossa cidade. “É muita emoção Ottoni estar aqui num momento como este cercado de pessoas importantes de nosso município, numa homenagem a você vivo”, ressaltou o prefeito.
“Aqui não se está reconhecendo os valores materiais, e sim os valores morais e intelectuais porque é isso que Ottoni representa para nossa sociedade”, afirmou Azevedo. O prefeito parabenizou o jornalista e afirmou que pretende fazer juntamente com os secretários municipais o governo da transformação de Itabuna, levando em conta os valores éticos e morais: “pautado no seu exemplo Ottoni, que dignifica qualquer cidadão, pelo caráter, honestidade, respeito, seriedade, compromisso e lealdade, queremos construir uma Itabuna mais progressiva e humana”, finalizou o prefeito.
Valmir Rosário
O secretário de Assuntos Governamentais e de Comunicação Social, Walmir Rosário, falou da contribuição de Ottoni Silva na história da comunicação itabunense, onde teve uma atuação em todos os veículos da sua época – rádio e jornais. “Isso o tornaria hoje um profissional multimídia, mas de forma ainda mais ampla, pois você revolucionou a imprensa itabunense, contribuindo para a fundação do Diário de Itabuna e da Rádio Clube de Itabuna”, ressaltou o secretário.
José Adervan
Representando a imprensa regional, o jornalista José Adervan, do Jornal Agora, lembrou a trajetória do homenageado nos veículos de comunicação da cidade, sendo referência e orgulho para todos os profissionais do setor. Ele expressou sua felicidade ao ver o governo Azevedo fazer justiça ao nome de Ottoni Silva. “Ele não participou só do jornalismo, mas também da vida de Itabuna no dia-a-dia, influenciando de maneira direta nas eleições, defendendo ideias e propósitos”, afirmou.
Ottoni Silva
Ao agradecer a homenagem, Ottoni Silva lembrou que quando no exercício do jornalismo sempre defendeu os interesses coletivos da sociedade itabunense, expressando o seu amor pela cidade. “Sinto-me honrado com essa homenagem, porém quero dizer que Itabuna nada me deve, ao contrário, sou eu quem deve tudo a Itabuna”, registrou o jornalista.
História
Ilheense de nascimento e itabunense por adoção mediante titulo de cidadania concedido pela Câmara Municipal, Ottoni Silva – 94 anos – é o último jornalista remanescente dos primeiros e históricos 20 anos da imprensa de Itabuna. Aos 15 anos, o jornalista já fazia o seu primeiro contato com a imprensa indo trabalhar no jornal O Intransigente, por volta de 1930, onde foi gráfico, chefe de oficina, repórter, colunista e diretor.
Década de 40
Na década 40, Ottoni Silva foi proprietário do serviço de alto-falante SRPC e como precursor do rádio na cidade, fundou em 1956 a Rádio Clube (primeira emissora AM de Itabuna). Colaborador em de diversos veículos de comunicação do município, em 20 de outubro de 1957, fundou também, juntamente com Zildo Guimarães e Gerson Souza, seu irmão, o grande Diário de Itabuna, que deixou de circular em 11 de Janeiro de 1995.
Diário de Itabuna e Tribuna do Cacau
Seu proprietário era o empresário e ex-prefeito, José Oduque Teixeira. Foi também, ao lado do poeta e jornalista Telmo Padilha, editor do jornal Tribuna do Cacau e por último mantinha sua coluna no jornal Diário do Sul, hoje, Diário Bahia, pertencente ao jornalista Valdenor Ferreira.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Será que o Capitão Azevedo fica fora das eleiçõe?s

Há boatos de que o Capitão Azevedo pode ficar fora da eleição Foto da filiação do Capitão Azevedo, ao União Brasil, em Salvador. Aqui, ladea...