terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Materno-Infantil de Ilhéus lança “Café & Diálogo”,

Materno-Infantil de Ilhéus lança “Café & Diálogo”, programa de escuta qualificada das equipes do hospital

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), deu início, nesta segunda-feira (17) à tarde, a um programa de escuta qualificada das suas equipes, com o fortalecimento de vínculos e construção de novos processos de trabalho. “Café & Diálogo”, como foi batizada a iniciativa, passa a ser um momento semanal de conversa aberta, troca de experiências e aproximação entre gestão e equipe técnica, que contará com a presença da diretora-geral, Domilene Borges, e funcionários de cada setor de atuação na unidade hospitalar.

“A proposta é ouvir de perto cada setor, compreender suas realidades, desafios, potencialidades e acolher as contribuições dos colaboradores que fazem o hospital acontecer todos os dias”, resume a diretora-geral. Os encontros acontecerão de forma setorizada, respeitando as especificidades de cada equipe, seus fluxos de trabalho e suas necessidades, reforçando o compromisso com uma gestão participativa, humana e transparente.

*Conversa franca*

A escuta foi iniciada com a equipe do Centro de Parto Normal (CPN). O encontro desta segunda-feira abriu oficialmente esse ciclo de diálogo e construção coletiva. “Mais do que um café, será a partir de agora um encontro de cuidado, presença e pertencimento”, explica Domilene Borges.

Para a enfermeira obstetra Talga de Almeida, a iniciativa aproxima ainda mais o diálogo entre diretoria e colaboradores. “Uma proposta válida, maravilhosa, para a construção de novas iniciativas”, afirma. Técnica de enfermagem, natural de Itacaré, Iasmin Gomes lembra que estar no Materno-Infantil já é a realização de um sonho profissional. “Quando eu atuava no município e transportava pacientes para cá eu dizia: ainda vou trabalhar aqui. E ver iniciativas como esta, me mostra que estava no caminho certo”, assegura.

Referência

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis e trata-se da única maternidade 100 por cento SUS da região. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde. O HMIJS é o único hospital da Bahia habilitado ao atendimento especializado aos povos indígenas.-Asckm 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

  Prefeitura de Ilhéus garantiu limpeza durante e após a tradicional Puxada do Mastro em Olivença Ação da Secretaria de Serviços Urbanos man...