Sete programas sobem de nota. Três deles alcançam conceito 5.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), cujo campus é sediado no Km 16 da Rodovia Jorge Amado, em Ilhéus, obteve um resultado de destaque na Avaliação Quadrienal da Capes referente ao período 2021–2024. Ao todo, sete Programas de Pós-Graduação (PPGs) elevaram suas notas, apenas dois tiveram redução e os demais mantiveram seus conceitos.
Com isso, a Uesc passa a contar com apenas quatro PPGs no conceito 3, sendo que um deles é uma pós-graduação nova, para a qual não seria possível, nesta etapa, conceito superior. Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, professora doutora Fernanda Gaiotto, o desempenho na avaliação da Capes consolida o avanço institucional na qualidade da formação de mestres e doutores, na produção científica e no impacto acadêmico e social da Universidade.
Atualmente, a Universidade Estadual de Santa Cruz possui 30 cursos em programas de pós-graduação. Conforme a mais recente avaliação institucional da Capes, os Programas que melhoraram de conceito, de 4 para 5 (nível de excelência na área), foram: Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, Ensino de Ciências e Matemática e Linguagens e Representações.
Por sua vez, subiram de nota 3 para 4, o programas de pós-graduação em Ciência da Saúde, Enfermagem, Química e Sistemas Aquáticos Tropicais.
“É com muito orgulho que celebramos este resultado. Ele reflete o trabalho dedicado de nossos docentes, discentes, técnicos e egressos, e nos inspira a seguir adiante com ainda mais empenho para que essa alegria e entusiasmo se multipliquem por toda a comunidade acadêmica da Uesc”, declara a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernanda Gaiotto.
O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, comemora o resultado como extremamente positivo e estratégico para a nossa Universidade, por refletir o compromisso institucional com a qualidade acadêmica, a consolidação da pós-graduação e o fortalecimento da pesquisa.
Na sua avaliação, o desempenho na avaliação quadrienal da Capes evidencia a maturidade dos programas, o empenho do corpo docente e discente e a efetividade das políticas institucionais adotadas. Ao mesmo tempo, reforça a necessidade de continuidade dos investimentos e do trabalho coletivo para ampliar a excelência e reduzir assimetrias entre os programas.
O vice-reitor Maurício Moreau destaca que o resultado confirma o avanço institucional da Uesc na pós-graduação, fruto do planejamento acadêmico, da qualificação docente e da gestão integrada. Ao mesmo tempo, ressalta que o desempenho na avaliação quadrienal da Capes impõe novos desafios, exigindo a consolidação dos programas em ascensão, o fortalecimento daqueles que mantiveram suas notas e ações estratégicas para elevar ainda mais os cursos, principalmente aqueles que ainda não avançaram com conceitos mais altos, sempre com foco na excelência acadêmica e no impacto social da Universidade, para nossa região e todo Brasil. Ascom


Nenhum comentário:
Postar um comentário