Roçagem e limpeza nos cemitérios de Inema e Pimenteira
Ação contribui para conservação e organização dos espaços públicos
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou, na última semana, serviços de roçagem e limpeza nos cemitérios situados nos distritos de Inema e Pimenteira, zona rural do município.
A ação visa manter os cemitérios limpos, organizados e adequados para a visitação dos municipes que vão ao local em mémoria de seus entes, além de contribuir para a preservação do ambiente e a segurança dos frequentadores.
A iniciativa integra o cronograma contínuo
de manutenção periódica que vem sendo feita em áreas públicas do município, reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e a organização dos espaços públicos.
Feira de Saúde e Cidadania oferece serviços gratuitos durante inauguração do novo fórum em Ilhéus
Atendimentos serão nos dias 21 e 22 de janeiro, a partir das 08h
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizará, nos dias 21 e 22 de janeiro, a Feira de Saúde e Cidadania em Ilhéus, em uma ação que marca a inauguração do novo prédio do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. A iniciativa conta com o apoio Prefeitura de Ilhéus - por meio da Secretaria Municipal de Saúde -, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado e do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), tendo como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde, cidadania e orientação jurídica.
Com a inauguração do novo fórum, as unidades judiciais que antes funcionavam no bairro Cidade Nova passam a operar na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Atlântico. O novo espaço possui uma estrutura mais ampla e moderna, o que deve proporcionar melhores condições de atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços.
A Feira de Saúde e Cidadania será realizada das 08h às 17h30 e reunirá uma série de atendimentos gratuitos, por ordem de chegada. Na área da saúde, serão ofertados exames de ultrassonografia — incluindo região pélvica, inguinal, tireoide, transvaginal, abdômen total e superior, bolsa escrotal e próstata via abdominal — além de eletrocardiograma, laboratório de coleta, imunizações e testes rápidos.
Na área de cidadania, a ação disponibilizará a emissão de 130 carteiras de identidade, segunda via de certidão de nascimento, reconhecimento de paternidade, além de audiências de conciliação e instrução na área da saúde. Também haverá atendimento e orientação em processos judiciais relacionados ao SUS e ao Planserv, bem como orientações e atendimentos voltados à infância e juventude.
A Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso em apoiar iniciativas que promovam cidadania, cuidado com a saúde e o acesso aos
Inicia acompanhamento de 2026 do Bolsa Família nas Unidades de Saúde
Ação garante cumprimento das condicionalidades de saúde e evita bloqueio ou suspensão do benefício
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já deu início ao acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família nas Unidades de Saúde do município. A iniciativa segue as orientações do Ministério da Saúde e é fundamental para a manutenção do benefício pelas famílias atendidas.
As equipes de saúde deverão realizar o acompanhamento de gestantes, crianças menores de 7 anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, com registro adequado no formulário específico do programa. O monitoramento inclui ações como avaliação nutricional, atualização do cartão de vacinação e acompanhamento do pré-natal.
De acordo com o diretor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Erick Kruschewsky Montargil, a pasta reforça a importância de que os beneficiários do Bolsa Família procurem as unidades de saúde dentro dos prazos estabelecidos. “O acompanhamento é obrigatório e o não cumprimento pode resultar em bloqueio ou até suspensão do benefício. A primeira vigência do ano já está em andamento”, alertou.
O programa possui duas vigências anuais: a primeira ocorre de 1º de janeiro a 30 de junho, e a segunda de 1º de julho a 30 de dezembro. A Secretaria de Saúde orienta que os beneficiários não deixem para a última hora e busquem a unidade de saúde de referência o quanto antes para garantir o registro correto das informações.
Por ASCOM SESAU



Nenhum comentário:
Postar um comentário