Balanço positivo da Virada 2026
Balanço da Virada Ilhéus 2026: evento reúne milhares de pessoas e impacta diversos setores da economia
Com organização, segurança e inclusão, o réveillon promovido pela Prefeitura projetou o município no cenário nacional
Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, a Virada Ilhéus 2026, entre os dias 28 e 31 de dezembro, reuniu milhares de pessoas em quatro dias de shows, marcando a chegada do novo ano com organização, inclusão e impacto positivo na economia local.
Ao longo da programação, na Avenida Soares Lopes, subiram ao palco 20 bandas e artistas, somando mais de 30 horas de música, com grandes nomes da música nacional como Alok, Pablo, Belo, Manu Bahtidão e Thiago Aquino. Artistas locais também se apresentaram em todas as noites, valorizando a cena musical de Ilhéus.
A arena da Virada Ilhéus 2026 recebeu aproximadamente 280 mil pessoas nas quatros noites, entre moradores e turistas, confirmando o evento como um dos principais atrativos do calendário turístico da cidade. A estrutura contou com dois palcos integrados, com extensão de 70 metros, 127 barracas de ambulantes credenciados, 12 minutos de queima de fogos na virada do ano, uma rota iluminada para acesso à praia e um amplo esquema de segurança, saúde e organização, que garantiu tranquilidade ao público, sem registro de ocorrências graves.
A gestão municipal também priorizou uma virada inclusiva e socialmente responsável. O evento ofereceu acessibilidade, espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), intérpretes de Libras, espaço kids para os filhos dos ambulantes, ações de coleta seletiva, além da campanha de combate ao assédio e à violência contra a mulher, reforçando o compromisso com o respeito, a cidadania e a sustentabilidade.
O impacto econômico da Virada Ilhéus 2026 foi expressivo, com aumento significativo no movimento da rede hoteleira, aeroporto, rodoviária, restaurantes, bares, mercados e no comércio em geral, aquecendo a economia e gerando renda para diversos setores.
Para o prefeito Valderico Junior, o resultado comprova que investir em grandes eventos é também investir no desenvolvimento da cidade. “A Virada Ilhéus foi pensada para ser uma festa democrática, segura e inclusiva, que valorizasse nossa cultura e, ao mesmo tempo, movimentasse a economia. O retorno é visível”, destacou.
Com um balanço positivo, a Virada Ilhéus 2026 reafirma o potencial do município como destino turístico e de grandes eventos, fortalecendo a imagem da cidade e deixando um legado para os próximos anos.' Fotos: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus orienta contribuintes sobre mudanças na emissão de NFS-e
Nova reforma tributária nacional integra informações fiscais e padroniza procedimentos
Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 132/2023 e da Lei Complementar nº 214/2025, o Brasil iniciou a transição para um novo modelo de tributação sobre o consumo, baseado no IBS – Imposto sobre Bens e Serviços e na CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços.
O novo modelo tem como principais objetivos a simplificação do sistema tributário nacional, a padronização de procedimentos e a integração das informações fiscais em âmbito nacional, por meio do Ambiente de Dados Nacional (ADN).
Para garantir que essa transição ocorra de forma simples, segura e com o menor impacto possível aos contribuintes, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento, informa sobre as mudanças relacionadas à emissão de notas fiscais, tanto via webservice quanto por emissão web, assegurando a compatibilidade dos dados enviados às novas exigências do sistema nacional.
Emissão via Webservice
A emissão via webservice é destinada aos contribuintes que possuem sistema próprio de faturamento ou software emissor de notas fiscais, integrado diretamente ao sistema da Prefeitura.
Nesse modelo, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida de forma automática, por meio da comunicação entre o sistema do contribuinte e o sistema municipal, sem necessidade de acesso manual ao portal.
Confira o comunicado oficial: https://www.ilheus.ba.gov.br/arquivo/download/11422/categoria/193/integracao_a_nfse_nacional__ambiente_de_dados_na
Emissão Web
A emissão web é realizada diretamente no portal eletrônico da Prefeitura, mediante login e senha, sem a necessidade de sistema próprio.
Nesse caso, o contribuinte acessa o ambiente online e preenche manualmente os dados da NFS-e, realizando a emissão de forma simples e direta.
Instruções importantes
A Lista de Serviços deverá ser informada de acordo com o Código de Tributação Nacional (cTribNac), conforme o padrão nacional.
Link oficial – cTribNac:
https://www.gov.br/nfse/pt-br/mei-e-demais-empresas/codigos-de-tributacao-nacional-nbs
O Código NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) passa a ser campo obrigatório.
Link oficial – Código NBS:
Em caso de dúvidas, os contribuintes poderão obter esclarecimentos adicionais e orientações técnicas junto ao Setor de Nota Fiscal, pelo e-mail nfe@ilheus.ba.gov.br ou pelo WhatsApp (73) 99107-0433.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização e garante segurança alimentar na Virada Ilhéus 2026
Ação ocorreu entre os dias 28 e 31 de dezembro, com atuação de fiscais em todo o circuito da Avenida Soares Lopes
A Vigilância Sanitária de Ilhéus (VISA) realizou uma ação intensiva de fiscalização durante a Virada Ilhéus 2026, entre os dias 28 e 31 de dezembro, com o objetivo de assegurar a segurança alimentar e a conformidade sanitária durante um dos maiores eventos do calendário festivo da cidade. A iniciativa contou com a atuação de cinco fiscais sanitários ao longo de todo o circuito da Avenida Soares Lopes.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Shirlen Carvalho, o trabalho teve como foco principal garantir que moradores, turistas, artistas e toda a comissão de frente do evento pudessem desfrutar das festividades de fim de ano com total segurança. “Concentramos esforços em áreas estratégicas do evento, garantindo uma cobertura completa de todos os pontos de manipulação de alimentos e bebidas”, destacou.
A equipe percorreu todo o circuito da festa, realizando fiscalizações no Food Park, com verificação das condições de armazenamento e preparo dos alimentos; nos ambulantes credenciados que atuavam nos boxes instalados ao longo da avenida; e nos camarotes, onde foram inspecionadas as áreas VIP, cozinhas de apoio e serviços de buffet, observando rigorosamente as condições higiênico-sanitárias.
Durante os quatro dias de atuação, os fiscais também orientaram comerciantes e trabalhadores sobre a temperatura adequada dos produtos, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o descarte adequado de resíduos, a importância das boas práticas de manipulação de alimentos e reforçaram a utilização de gelo filtrado no preparo das bebidas.
A presença ativa da Vigilância Sanitária foi fundamental para a prevenção de riscos à saúde pública e para a garantia da qualidade dos serviços oferecidos em um período de grande movimentação turística no município. Durante as fiscalizações, foram apreendidos alguns alimentos, bebidas e gelo considerados impróprios para o consumo.
A ação foi bem recebida pelos trabalhadores do evento. O ambulante João Santos, vendedor de cachorro-quente, elogiou a postura da equipe da Vigilância Sanitária e destacou a importância da fiscalização para a segurança de todos.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou que a atuação da Vigilância Sanitária durante a Virada Ilhéus demonstra o compromisso da gestão com a saúde pública. “A Prefeitura de Ilhéus zela pelo bem-estar da população em todos os momentos, inclusive em grandes eventos como este, garantindo que a festa aconteça com alegria, responsabilidade e segurança para moradores e visitantes”, afirmou.- Por ASCOM SESAU - Sucom.















Nenhum comentário:
Postar um comentário