terça-feira, 16 de abril de 2024

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão

Uma verdadeira peneira@

Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emancipação política, com uma história de desbravamento e progresso, contudo os moradores do bairro São Judas Tadeu, vivem uma realidade bem diferente, que se confunde com o século passado, com uma memória viva da rotina dos tropeiros percorrendo as principais ruas de terra batida de Tabocas. No bairro São Judas encaramos a realidade da  falta de esgotamento sanitário, falta de pavimentação e a livre circulação de animais dia e noite, nos remetendo a essa estranha e deprimente rotina de vida: solidão e abandono em pleno ano da graça de 2024.

Gado solto, traz constrangimento

Abandono: muitos moradores diante da perplexidade da situação ficam se perguntando porque o bairro São Judas enfrenta esse total descaso do poder público municipal, já que as cobranças de impostos como IPTU, crescem assustadoramente. Embora não seja um privilégio da administração de Augusto Castro, já que esse abandono vem desde a criação do bairro, em algum momento a prefeitura terá que nos dar uma resposta sobre esse olhos fechados para o São Judas. Se não somos considerados zona urbana, se não merecemos o retorno dos impostos que pagamos, faça nosso enquadramento para cobrança como zona rural.

Quando chove, um tormento

Lama ou poeira: a falta de pavimentação nas ruas do bairro São Judas geram transtorno para a população em duas vertentes diferentes: na época de sol a poeira é um inimigo natural para a saúde das pessoas, além de transformar a vida dos moradores num inferno com a associação da poeira com a umidade, encardindo tudo que encontra pela frente, fora da proteção de paredes, portas e janelas. 

Na época da chuva a lama se propaga de uma forma que atrapalha a vida de motoristas e pedestres que se vêem forçados a enfrentar esse desafio. A falta de nivelação das ruas, que são tomadas pelos buracos, também é uma realidade. Precisamos implorar de forma vergonhosa para uma motoniveladora aparecer no São Judas para colocar a rua num nível mínimo transitável. A adição de cascalho é outro problema. Como nunca acontece, as ruas vão descendo o nível deixando os passeios altos. A qualquer momento alcançam os canos da tubulação de água ou se descobre um poço de petróleo.

O Gado sempre solto!

Canal: o bairro São Judas foi agraciado pela geografia com um canal que passa por baixo de vários domicílios, incluindo a AABB. Na rua Espanha três residências sofrem com as chuvas por conta dos alagamentos já que o canal neste trecho está sem tubulação. O loteamento que tem após essas residências provavelmente não acompanhou o diâmetro da manilha que é de 1 metro. A água chega em grande volume e não tem escoamento, resultando nas inundações. 

No dia 05/04/24 três moradores estiveram no gabinete da Secretária de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna, Sonia Fontes, para relatar os problemas pessoalmente. Um atendimento regado a muitos sorrisos, muita simpatia e muitos assessores. Em pauta uma conversa franca a respeito dos problemas do bairro, mas no quesito resolução a Sedur deixou a desejar. Foram dois agendamentos feitos pela secretária da pasta para verificar “in loco” a situação, mas o bairro São Judas continua esquecido pelo Poder Público Municipal.

Acesso a AABB
Animais: se já não tivessem problemas demais, na rotina dos moradores do São Judas, ainda tem a “bendita” presença de bois, vacas e bezerros circulando livremente, colocando em risco motoristas, “adubando” ruas e passeios, contribuindo para infestações de carrapato, além de transmitir doenças. E como diria Cazuza: “Vamos sobrevivendo sem nenhum arranhão com a caridade de quem nos detesta”.

Fotos: Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...