quinta-feira, 8 de junho de 2023

ITABUNA EM FOCO:

Estudantes de enfermagem da Anhanguera realizam oficina no Hospital de Base

Acompanhantes de pacientes e profissionais de enfermagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram das oficinas de “Risco de Infecção Cruzada” e “Mudança de Decúbito”. O evento, que aconteceu no auditório da unidade hospitalar, foi realizado pelos alunos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, sob a supervisão das preceptoras, Islane Santana e Thalita Oliveira. O conteúdo apresentado pelos estagiários chamou a atenção dos participantes que aprenderam um pouco sobre os riscos de infecção cruzada.

O objetivo foi de salientar sobre a importância da lavagem das mãos, a organização do ambiente e diminuir a visita de uma enfermaria para outra e nos corredores, a fim de evitar o acúmulo de microrganismos, bactérias e vírus nos pacientes internados. A outra oficina fez a abordagem de prevenção da lesão por pressão, ensinando quando eles devem iniciar a mudança de decúbito com o paciente acamado.

Marluce de Jesus, que acompanha a mãe no hospital, disse que gostou das oficinas. “Aprendi muita coisa nas palestras”, disse. Já a acompanhante Ivanê Novais, falou da satisfação em ter participado das oficinas e elogiou o atendimento da equipe. “Eu adorei. O atendimento daqui é muito bom. Meu irmão fez cirurgia e o tempo todo as enfermeiras vinham dar uma satisfação. Foram muito atenciosas. Fiquei muito satisfeita!”, declarou.

As oficinas contaram com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), do Centro de Estudos, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Comissão de Feridas e da Assistência Social do Hospital de Base.

CHAMAMENTO PARA O MEGA MUTIRÃO DE SAÚDE

A Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria Municipal de Saúde convoca todos pacientes que estejam cadastrados na fila de espera, independente do tempo e posição da fila, e que estejam interessados em participar do Mega Mutirão de Saúde, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde nesta sexta-feira, 09, das 07h às 16h30.

A medida acontece em virtude da disponibilidade de vagas para o mutirão. Nas semanas anteriores, o município realizou busca ativa dos pacientes que estavam há mais tempo aguardando atendimento e após a filtragem daqueles que confirmaram presença, sobraram vagas, o que ajudará ainda mais a desafogar a demanda reprimida.  

O Mega Mutirão de Saúde disponibilizará oferta para diversos procedimentos médicos e exames que são de longa espera nas filas por conta da alta demanda, a exemplo de ultrassonografias, mas que no mutirão, terão a oportunidade de passar por todo ciclo de atendimento com profissionais qualificados e de forma organizada.

As unidades que estarão abertas na sexta-feira (09) são: UBS Alberto Teixeira(Califórnia), USF Calixto Midlej (Nova Itabuna), UBS José Edites (São Caetano) e USF José Maria de Magalhães Neto (Centro). Para mais informações, procure uma dessas unidades que seja próxima da sua residência.

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde comunica à população de Itabuna que a partir desta quinta-feira, 08, o município passa a dispor do serviço de atendimento antirrábico  humano também nos finais de semana e feriados, das 09h às 14h, na UPA 24 horas, bairro Monte Cristo. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o fluxo para atendimento antirrábico humano acontece nas unidades básicas de saúde, no expediente normal. Necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência e cartão 

Palestra sobre o Combate à 
violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Itabuna por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Promoção Social  Combate à Porbreza,  realizou uma palestra na tarde de quarta-feira, 07, para mães e crianças, como parte da programação pela passagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que será celebrado na próxima segunda-feira, 12. A palestra teve como tema "Combate à Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes".

O encontro aconteceu no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Rua Góes Calmom, Nº 13, Bairro Lomanto Júnior. 

A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D´ajuda Cavalcante Lucas (Preta), aproveitou o momento para explicar sobre os diversos modos de exploração infantil.

“Essa mobilização serve para alertar e mobilizar a população sobre a problemática que envolve o trabalho infantil, a exemplo de crianças que ficam nas ruas pedindo ajuda, vendedo doces no semáforo ou catando latinha. Nosso objetivo com essa ação é evitar esse tipo de situação”, reforça Maria D’ajuda.

Segundo a coordenadora do PETI, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) determinou que até 2025 as cidades reduzam as ações de trabalho infantil. “É dever do estado, do município e de toda a sociedade, proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Por isso estamos realizando nas escolas e serviços de convivência ações que coíbam o trabalho infantil”, concluiu.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...