sábado, 1 de agosto de 2020

Terminal portuário da Enseada, em Maragojipe, começa a operar com exportações de minério

Do - jornaldamidia.com - O dia 31 de julho de 2020 vai ficar para a história do moderno complexo naval, portuário e industrial da Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo baiano. O navio Star Athena, de bandeira Norueguesa, atracou no Terminal de Uso Privativo (TUP) da Enseada na manhã de ontem (31) para receber o carregamento de 44 mil toneladas de minério de ferro baiano. A operação de carregamento está prevista para ocorrer até o próximo dia 5 e marca o início das operações portuárias no TUP da Enseada.

Para o diretor Industrial da Enseada, Mário Moura, a operação certificará o complexo industrial, portuário e naval baiano como um importante player nacional para operações logísticas seguras e eficientes. “Estamos oferecendo a Bahia mais uma alternativa para escoamento de suas riquezas um TUP com posição privilegiada, águas abrigadas e calado profundo”, revelou Moura.

O navio Star Athena é um transportador de granéis construído em 2012 e com capacidade de carga de 57809 toneladas. Possui calado de 6,5 metros, comprimento total de 189,99 metros e largura de 32,26 metros. Após o carregamento, a embarcação segue com as 44 mil toneladas de minério baiano para a China.

“Esta retomada das operações do Estaleiro Enseada é muito importante para a economia baiana, gerando impacto positivo na nossa balança comercial. Tivemos reunião hoje com o presidente do Estaleiro, Maurício Almeida, e estamos discutindo, inclusive, a utilização do equipamento como terminal de granéis líquidos, para a fabricação de torres eólicas e navios, desmonte de grandes navios e manutenção de plataformas e embarcações, além de seu uso como porto para o escoamento de grãos. Tínhamos uma reunião com o Porto de Barcelona, que estava agendada para 18 de março, além da recepção uma missão de empresários espanhóis para prospectar novas oportunidades de negócios para o Estaleiro. Veio a pandemia e tivemos que adiar esta agenda que vamos retomar com todo vapor, assim como a negociação com outros parceiros do exterior”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, o reaquecimento de atividades da Enseada é estratégico para o setor naval, portuário e para a mineração baiana. “A Bahia é líder nacional na produção de 11 bens minerais, temos a perspectiva de crescimento do segmento mineiro com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, de um lado, e, agora, com o estaleiro, do outro lado. Este é o maior estaleiro do país, que já foi celeiro de oportunidades e gerou mais de 7 mil empregos. Estamos prospectando novas províncias minerais, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), e esse conjunto de ações vai contribuir significativamente com a retomada do desenvolvimento em nosso Estado”, afirmou.

“A Enseada será uma ferramenta importante para a geração de emprego e renda para a Bahia durante processo de retomada das atividades econômicas no período pós-pandemia. A construção da ponte sobre o Rio Baetantã, em Maragogipe, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, facilita o transporte das cargas que seguem em direção ao terminal. Agora, o deslocamento dos produtos que embarcarão do estaleiro será facilitado”, destaca o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

Bolsonaro visita a Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve ontem na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, para fazer a inauguração da segunda etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do município
Tribuna da Bahia - Por: Henrique Brinco -  O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve ontem na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, para fazer a inauguração da segunda etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do município. Ele chegou ao local da cerimônia por volta das 10h50 desta quinta-feira e retirou a máscara para discursar. Na cerimônia, ele disse que precisa de apoio dos parlamentares para resolver os problemas do país. 
Durante a passagem pela cidade, o presidente provocou aglomerações. "Ouvi de parlamentares e prefeitos alguns problemas da região, esses problemas quem vai resolver não é o Jair Bolsonaro sozinho, vai ser ele e o Parlamento brasileiro", declarou em um breve discurso para apoiadores. "Começamos enfrentando uma pandemia, ninguém esperava isso, mas ela veio e nós fizemos todo o possível para que seus efeitos fossem minorados. Mas fizemos isso tendo ao nosso lado valorosos senadores e deputados", completou. Uma comitiva de parlamentares baianos esteve no evento. Marcaram presença João Roma (Republicanos), Adolfo Viana (PSDB), Elmar Nascimento (DEM) e João Carlos Bacelar Filho (PL), entre outros. 

Ele também recebeu os cumprimentos do prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Marcelo Rodrigues da Silva. Marcaram presenças ainda o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O investimento do governo federal na obra foi de R$ 90 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A captação ocorre no lago de Sobradinho, do Rio São Francisco, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. A região integra o chamado Polígono da Seca. A captação ocorre no lago de Sobradinho, do Rio São Francisco, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No total, 71 comunidades serão beneficiadas nos dois municípios. Essa é a primeira viagem de Bolsonaro após 17 dias de isolamento após contrair o novo coronavírus. 

O presidente anunciou no último sábado o resultado "negativo" de seu quarto teste para a doença. A viagem para a Bahia estava prevista para o início do mês. Crítica O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou, em entrevista concedida pela manhã à Rádio Gaúcha, que não foi convidado pelo cerimonial para participar da agenda de Bolsonaro. O petista ainda classificou a atitude do opositor como "retrocesso". “Todas as vezes que eu fui convidado a participar de uma reunião, eu fui e irei. Ao contrário, nós pedimos algumas reuniões com governadores do Nordeste, e não fomos atendidos. Por exemplo, o presidente está vindo hoje (ontem) pra Bahia e (nem) sequer comunicou ao governo do Estado que estava vindo. Se eu não estou presente, não foi por falta de vontade. 

Foi porque simplesmente eles não convidaram. Esse é o padrão”, declarou o governador. "Quem imaginaria que o presidente da República começaria a ir nos estados e nos municípios e não avisar ao prefeito, não avisar ao governador? Isso é um retrocesso absoluto. O país é uma República. Eu vou no município, em todos os atos que eu vou, o prefeito pode ser de oposição, pode ser do DEM, do PMDB, do PSDB, de qualquer partido, o prefeito é convidado. Entra no carro comigo, fala no ato que eu vou falar. Por quê? Porque eu respeito. O prefeito foi eleito democraticamente. Independente de ele ser eu aliado ou meu adversário, eu tenho que respeitar a decisão daquela população", acrescentou. Compartilhe

FLAMENGO ANUNCIA NOVO TREINADOR! Veja o nome do novo técnico Rubro-negro...

Desembargador do TJ do Amapá aparece em sessão sem camisa e depois fez piada sexual

Desembargador do TJ do Amapá aparece em sessão sem camisa e depois fez piada sexual

Colegas do TJ do Amapá arquivaram o caso, mas o desembargador Carmo Antônio não escapou da corregedoria nacional do CNJ

O desembargador Carmo Antonio responde a investigação da corregedoria nacional de Justiça por aparecer sem camisa durante sessão virtual do Tribunal de Justiça do Amapá, e na sequência, queixou-se a colegas de que não lhe sobra tempo “nem para uma trepadinha”, segundo relato recebido pelo próprio corregedor nacional, ministro Humberto Martins. O caso foi arquivado pelos colegas do TJAP, mas não escapou da corregedoria nacional do CNJ. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O ministro Humberto Martins, corregedor nacional, abriu procedimento para contra o desembargador do Amapá adepto da pornografia.

Também virou alvo o desembargador José Manzi, que fez piadinha pornô contra uma colega no Tribunal Regional do Trabalho catarinense.

NotíciasRelacionadas

O corregedor do CNJ tem tido trabalho redobrado, durante a pandemia, em razão de ofensas ao decoro, à ética e à lei, como no caso Santos.

Foi Humberto Martins quem adotou as primeiras providências contra o desembargador Eduardo Siqueira, do TJSP, que humilhou um guarda.

No caso ocorrido no TJ do Amapá, a informação inicial do corregedor do CNJ era de que o desembargador alvo do procedimento se chamava Carlos Tork, por isso esta reportagem era ilustrada com sua foto. Mas houve um equívoco: o desembargador alvo de investigação é Carmo Antônio. Pedimos desculpas ao desembargador Carlos Tork e aos leitores pela confusão.

Fiocruz alerta para uma possível segunda onda em quatro estados

Todos os continentes

Amapá, Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro tiveram crescimento de casos


Do - Diário do Poder - O boletim Infogripe, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que Rio de Janeiro, Amapá, Maranhão e Ceará podem apresentar uma “segunda onda” da doença, com tendência de retomada do crescimento no número de novos casos semanais, após período de queda. Os dados foram colhidos na semana epidemiológica 30, entre os dias 19 e 25 de julho.

De acordo com o boletim, a tendência de crescimento é maior nos estados de Amapá e Rio de Janeiro. As cidades de Macapá, Rio de Janeiro e São Luís mostram sinais de crescimento da doença. Já Fortaleza apresenta sinal de estabilização de covid-19, com uma possível retomada de crescimento lento.

O InfoGripe indica estabilização no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, após a retomada do crescimento observado em junho. Os valores semanais, no entanto, ainda estão muito acima do nível de casos considerados “muito alto”. É importante ressaltar que os dados de SRAG estão associados à covid-19. Entre as ocorrências com resultado positivo para os vírus respiratórios, 96,7% dos casos e 99,1% dos óbitos ocorreram por novo coronavirus.

Em alta

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta que o cenário nacional atual sugere que os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, mostram tendência de crescimento, com ocorrência de casos semanais muito alta. Foram reportados um total de 316.984 casos este ano, sendo 161.927 (51,1%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 91.163 (28,8%) negativos e cerca de 42.179 (13,3%) aguardando resultado laboratorial. Levando em conta a oportunidade de digitação, estima-se que já ocorreram 356.149 casos de SRAG, podendo variar entre 342.547 e 375.218 até o término da semana 30. Entre os positivos, 0,7% foram de influenza A, 0,3% influenza B, 0,6% vírus sincicial respiratório (VSR) e 96,9% Sars-CoV-2 (Covid-19).

Ele explicou ainda que “o estado do Paraná, com sinal de estabilização após período de crescimento, apresenta sinal fraco, sendo recomendada reavaliação no próximo boletim para confirmação. Amazonas, Roraima e Pará mostram estabilização após período de queda. Apresentam tendência de queda, após período de estabilização, Paraíba, Minas Gerais e Distrito Federal. “Em Minas Gerais e Distrito Federal, o sinal ainda é fraco, sendo recomendada reavaliação no próximo boletim para confirmação”, observou Marcelo Gomes.

Em Amazonas, Roraima e Pará, que apresentavam sinal de queda nos boletins anteriores, foi observada possível estabilização. Nesses estados, a mesma tendência se observa na capital, sendo que no Pará há indício de possível retomada do crescimento em Belém. Já Pernambuco e Espírito Santo voltaram a apresentar a tendência de queda.  Já no Recife há ainda sinal de possível estabilização, enquanto em Vitória se mantém o sinal de queda.

Dados provenientes de sistemas de notificação de caso, como é o banco de dados do Sivep-gripe, que alimenta o InfoGripe, podem conter eventuais erros de digitação ou preenchimento afetando um ou mais dos diversos campos de registro. Em função disso, as notificações estão em constante avaliação para correções que se façam necessárias mediante análise da rede de vigilância e das equipes locais responsáveis por cada registro.

Dados de óbitos são reportados com base na data de primeiros sintomas. Recomenda-se utilização do boletim com base nos dados sem aplicação do filtro de sintomas relacionado à presença de febre, conforme indicação do Ministério da Saúde.

Marcelo Gomes explicou ainda a importância que os dados apresentados pelo InfoGripe sejam utilizados em combinação com demais indicadores relevantes – como a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, por exemplo. “Além disso, acrescentou o pesquisador, como a situação nas regiões e estados é bastante heterogênea, o dado nacional não é um bom indicador para definição de ações locais”, disse o coordenador do InfoGripe.(ABr)

A situação nas capitais e no Distrito Federal

 
Estabilização:Manaus, Palmas e Rio Branco
Possível retomada de crescimento:Belém, Fortaleza, Macapá, São Luís e Rio de Janeiro
Crescimento:Distrito Federal, Florianópolis e Porto Velho
Queda com possível estabilização:Boa Vista
Queda:Cuiabá, Goiânia, João Pessoa, Salvador, Teresina e Vitória
Possível início de queda:Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba
Possível estabilização:Recife
Estabilização com possível início de queda:Aracaju
Estabilização com possível retomada de queda:São Paulo
Possível início de estabilização:Porto Alegre
Retomada de crescimento:Maceió
Queda com possível início de estabilização:Natal


Governo Federal publica novas regras para o Minha Casa, Minha Vida

As pessoas em situação de rua farão parte de um grupo específico

Caixa suspende Minha Casa Minha Vida para faixa intermediária

Do - Diário do Poder - O governo federal publicou no Diário Oficial da União novas regras para o programa Minha Casa, Minha Vida. As normas tratam das condições de acesso ao programa, dos procedimentos de acesso, da seleção dos participantes e das prerrogativas dos órgãos públicos envolvidos na iniciativa.

As novas regras disciplinam a destinação de 2 mil unidades habitacionais já contratadas. No total, o programa Minha Casa, Minha Vida tem 285,66 mil unidades habitacionais. A principal mudança é a definição de critérios pela União e condicionamento de acesso à presença no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Antes, os requisitos eram definidos pelos municípios. As prefeituras poderão manter seus próprios sistemas, desde que comprovem que esses possam ser auditáveis.

Para acessar o programa, os candidatos devem cumprir requisitos específicos de renda, como renda familiar mensal de R$ 1.800. Não são considerados para o cálculo benefícios como o de prestação continuada (BPC), Bolsa Família, auxílio-doença, auxílio-acidente e seguro-desemprego. Os candidatos não podem ser proprietários ou ter financiamento de imóvel.

Também ficam proibidas de pleitear o programa as pessoas que receberam outros subsídios ou auxílios habitacionais da União, do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e descontos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A portaria acaba com o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional e fixa os critérios de acesso e seleção dos participantes para a modalidade do Minha Casa, Minha Vida financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Critérios

Para se colocar como candidato ao programa, o cidadão precisa atender a um desses critérios: 1) viver em casa que não tenha parede de alvenaria ou madeira aparelhada, 2) morar em local sem finalidade residencial, 3) estar em uma situação de “coabitação involuntária”, 4) dividir o domicílio com mais de três pessoas por dormitório, 5) comprometer mais de 30% da renda familiar com aluguel, ou 6) estar em situação de rua.

Em etapa posterior de análise, as pessoas devem atender a, no mínimo, cinco critérios entre os já mencionados e outros como: mulher como responsável familiar, beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada, família com pessoa com deficiência, ter dependente de até 6 anos ou de 6 a 12 anos, ter idoso na família, possuir negro na composição familiar ou fazer parte de grupos populacionais específicos.

As pessoas em situação de rua farão parte de um grupo específico, não precisando atender a esses cinco critérios. Idosos e pessoas com deficiência devem ter reserva de pelo menos 3% das residências, ou índices maiores se houver normas estaduais ou municipais neste sentido.

Na seleção, pelo menos até três critérios poderão ter “peso dobrado”. Essa valoração deverá ser feita antes da seleção pelo conselho local de habitação ou órgão semelhante.

O governo em questão poderá indicar diretamente pessoas desde que se enquadrem nas faixas de renda e estejam em áreas de risco alto ou muito alto. Esses participantes podem ocupar até 20% das unidades residenciais.(ABr)

Compartilhe:


sexta-feira, 31 de julho de 2020

Shopping Jequitibá, Academiqas e Salões de Beleza voltam a funcionar em Itabuna

20160306_131236_large.jpg - Foto de Shopping Jequitibá, Itabuna ...
ITABUNA: Saiba quais são os setores que poderão funcionar nos finais de semana

O município de Itabuna retomou suas atividades comerciais com o avanço para a 3ª Fase do Plano de Retomada Parcial e Progressiva do funcionamento do comércio. De acordo com o Decreto de n° 13.762, de 30 de Julho de 2020, foram autorizados a funcionar esta semana: o Jequitibá Plaza Shopping (das 11 às 19 horas), Academias de Musculação, Dança e Ginástica (das 05 às 19 horas), Salões de Beleza e Barbearias. O comércio normal está autorizado de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas.

De acordo com o decreto N° 13.764, publicado nesta sexta-feira, os estabelecimentos comerciais que podem abrir nos finais de semana são: Shopping Jequitibá, aos sábados e domingos. Somente aos sábados: óticas, lojas de materiais de construção, bancos e lotéricas, postos de combustíveis, lojas de produtos veterinários, lojas de Pet Shop, oficinas e lojas de peças, no horário de 9h às 13h. Supermercados, açougues, frigoríficos e padarias até às 19h. Funcionamento aos domingos: farmácias, supermercados, açougues e frigoríficos e postos de combustíveis. Vale ressaltar, que neste mesmo decreto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local em shopping center e restaurantes. 

Toque de Recolher
Já o Toque de Recolher, permanece em vigor, todos dos dias, das 20 às 05 horas, ficam excetuadas da limitação de horário de funcionamento as farmácias, hospitais, instituições médicas de combate direto a Covid-19, empresas de abastecimento de água e saneamento e empresas de energia elétrica e telecomunicações, para os serviços de urgência, empresas de coleta de resíduos sólidos, empresas de segurança privada e delivery de alimentação. ascom

Bahia registra hoje 4.524 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.524 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,8%) e 4.052 curados (+2,8%). Em virtude da metodologia utilizada, que envolve uma dinâmica investigativa e analítica no sentido de validar a causa básica do óbito e, assim, conferir maior fidedignidade aos dados epidemiológicos divulgados, ocorreu um represamento temporário, elevando artificialmente o número de ocorrências diárias. As 72 mortes (+2,1%) registradas neste boletim não representam o quantitativo de óbitos nas últimas 24 horas.

http://www.saude.ba.gov.br/2020/07/31/bahia-registra-4-524-novos-casos-de-covid-19-nas-ultimas-24-horas/

PREFEITO DECIDE MANTER CONTRATADOS REDAS EM FOLHA

 DE PAGAMENTOS DA SME SÃO RETOMADOS NESTA SEXTA (31)
prefeito de Itabuna, Fernando Gomes,prefeito de Itabuna, Fernando ...

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decidiu, na manhã dessa sexta-feira (31), que não vai recorrer de decisão proferida pelo Poder Judiciário, de manter os contratados sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) da Secretaria Municipal da Educação (SME) na folha de pagamento. O prefeito disse que, “foi observada como está a saúde financeira da secretaria e, embora estejamos com o sinal de alerta ligado, porque estamos tendo perdas de recursos, tanto do FUNDEB quanto do MDE, os dados indicam a possibilidade de preservar esses pagamentos. 

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, disse que o posicionamento da prefeitura de não recorrer reflete que “o prefeito a todo o momento esteve e está bastante sensibilizado, por isso ponderou bastante, se sentou à mesa junto com o pessoal da SME, analisou todas as perspectivas e deu sua decisão final”, pontuou.

Segundo o diretor financeiro da SME, professor Fábio Bittencourt, “seguindo a programação de pagamentos definida pela Secretaria Municipal da Educação, neste dia 31/07, serão realizados os créditos salariais dos profissionais da Educação associados ao centro de custo FUNDEB 40 (808 profissionais) no valor líquido de 1.444.895,31. E ainda, após reavaliação do prefeito Fernando Gomes sobre a decisão de suspensão dos profissionais contratados REDA, todos serão retornados para o vínculo ativo e terão seus salários pagos integralmente até o quinto dia útil do mês agosto/2020”.

A professora Nilmecy Gonçalves ratificou ainda que a SME vem sobrepujando os efeitos da crise e vem pagando rigorosamente dentro do prazo, os proventos salariais de todos os colaboradores. “Os pagamentos aquecem a economia local, num momento importante em que o comércio reabre as portas e as atividades econômicas vão aos poucos sendo retomadas”, finalizou.  ascom

Centro de Assistência Toxicológica completa 40 anos de fundação com uma série de “lives” completa 40 anos de fundação com uma série de “lives”

Os 40 de fundação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA (Centro de Informações Antiveneno\(Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado, esse ano, por conta da pandemia do Covid-19, serão comemorados diferentemente do habitual. A programação, a ser iniciada no próximo dia 3 de agosto, terá uma série de lives e um webinar, intitulada “Intoxicações no Período de Pandemia”. O centro, cuja data de inauguração foi 30 de agosto, completa 40 anos contabilizando mais de 213 mil atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos.


Contando com uma equipe multiprofissional, com biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, psicólogo e terapeutas ocupacionais, o CIATox-BA é o único serviço do gênero no estado. Por estar localizado em um hospital geral, o Roberto Santos, a equipe do serviço mantém sua expertise, propiciando um atendimento especializado e embasado no conhecimento prático, sendo um centro de informação e assistência toxicológica de referência para o país, considerado modelo pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para os países em desenvolvimento.


Nessas quatro décadas de atuação, o centro também disponibilizou campo de estágio para mais de 1.200 estudantes da área de saúde, capacitou cerca de 5.700 emergencistas e 15.000 profissionais de saúde de nível médio, em todas as regiões do Estado. No serviço, durante o ano passado, foram atendidos 9.702 casos de exposição humana a agentes tóxicos.


Esse ano, até agora foram registrados 4.844 atendimentos de casos de intoxicação por diferentes agentes, com maior incidência por animais peçonhentos (2.821), medicamentos (817), animais não peçonhentos (180), agrotóxicos (164), produtos domissanitários (155), produtos químicos (139) e raticidas (82).

http://www.saude.ba.gov.br/2020/07/31/centro-de-assistencia-toxicologica-completa-40-anos-de-fundacao-com-uma-serie-de-lives/


...

Câmara de Itabuna lança Sistema de informação ao Cidadão

A Câmara de Itabuna acaba de disponibilizar, no site www.cmvitabuna.ba.gov.br, o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão). Como o nome sugere, trata-se de uma ferramenta exigida pela Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), para que a população tenha livre acesso às atividades do Legislativo.

Através desse sistema, todo cidadão poderá requerer ao órgão informações relativas a atividades institucionais. É o caso, por exemplo, de documentos relativos ao processo legislativo; licitatório; de pagamento e processo relativo a pessoal. Enfim, tudo pode ser solicitado através do portal que acaba de ser lançado e, na prática, funciona como um canal com a população.

De acordo com o presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), o novo serviço dá continuidade a metas da gestão. Entre elas, “primar pela transparência e recorrer à tecnologia para garantir ao itabunense a possibilidade de acompanhar de forma ampla a ação dos vereadores”. ascom


Rede hoteleira de Bom Jesus da Lapa está fechada

Obras da Praça do Largo da Esplanada na entrada do Santuário do ...


A romaria a Bom Jesus da Lapa a mais antiga do Brasil com 328 anos, não poderá contar com a presença de fiéis pela primeira vez, devido à existência da pandemia do novo Coronavírus.

Imagens do Santuário do Bom Jesus da Lapa | Detalhes | By Ivanor ...

 Tenha piedade de nós, Bom Jesus!

Apuramos que a entrada da cidade tem barreiras sanitárias e a rede de hotéis está fechada aos turistas, aos visitantes. Portanto, contente-se em ver as celebrações da Romaria do Bom Jesus, através das redes sociais ou das TVs, Rede Vida, Pai Eterno ou Rede Aparecida.  


Radios de Itabuna

Em relação ao sul da Bahia, já uma tradição das emissoras, os fiéis podem ouvir e assistir online pelas radios: Nacional (Hélio Fonseca), Difusora Sul da Bahia (Nadson Monteiro e Alex de Souza) e a Jornal, com Ciro Sales. Uma grande tadição de todos os anos, com os nossos profissionais que fazem um grande trabalho e já estão àcaminho.

 

Desde a noite da última terça (28) até 6 de agosto, quando tiveram o início dos festejos no santuário a Bom Jesus, os fiéis só poderão acompanhar a festa apenas on-line.

 

Então todos os romeiros principalmente, aqui do sul da Bahia, acompanhem de casa a programação. Para o ano com fé em Deus já livres, desta pandemia, na fé, todos poderão pagar presencialmente as suas promessas.   Mas, mesmo assim, muitos romeiros estão cruzando o país, rumo aquela cidade, Capital Santa da Bahia, há 780 km de Salvador, com destino a Esplanada, onde fica localizado o grande altar de Bom Jesus.


“O prejuízo que será causado devido a esta pandemia vai ser incalculável para com o nosso município”, diz o prefeito Eures Ribeiro Pereira, que pede a compreensão de todos, deixando uma mensagem de fé, que a situação logo, logo, se normalize.   

Bolsonaro no Nordeste Ovacionado

Presidente retoma viagens, vai ao Piauí e à Bahia para inauguração, e garante que erguerá o Nordeste ao mesmo grau de desenvolvimento social e econômico das regiões mais ricas. Agradeceu ainda votos que recebeu, que o colocaram no comando do país


Bolsonaro colocou chapeu de vaqueiro, subiu no cavalo e fez questão de cumprimentar os apoiadores(foto: Alan Santos/PR)
Sem máscara e a cavalo, Bolsonaro causa aglomeração em viagem ao ...Bolsonaro colocou chapeu de vaqueiro, subiu no cavalo e fez questão de cumprimentar os apoiadores(foto: Alan Santos/PR)
O presidente Jair Bolsonaro retomou, ontem, a agenda de viagens pelo país e participou da cerimônia de acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, em Campo Alegre de Lourdes, na fronteira da Bahia com o Piauí. Em clima de campanha eleitoral, escolheu a reestreia no Nordeste por tem os estados cuja população é a mais dependente do auxílio emergencial de R$ 600, e porque há décadas é um reduto de votos petistas. Além disso, prometeu elevar a região para o mesmo nível de desenvolvimento econômico e social das mais ricas do país.

À vontade, logo na chegada ao aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, horas antes de seguir para a Bahia, Bolsonaro parecia em plena corrida presidencial: vestiu um chapéu de vaqueiro, rodopiou-o sobre a cabeça, montou em um cavalo numa aglomeração de apoiadores, retirou a máscara de proteção que utilizava e cumprimentou os apoiadores com apertos de mãos.

Foi a primeira viagem depois de ter se recuperado da covid-19 –– já estava prevista para o início do mês e foi adiada depois de diagnosticada a doença. Bolsonaro agradeceu pela recuperação e afirmou que, apesar da pandemia, o Brasil tem grande potencial de crescimento. Mas que, para governar, necessita da ajuda dos outros Poderes e da população.

“Estou muito feliz em estar aqui. Mas, antes de qualquer coisa, quero agradecer a Deus pela minha vida e agradecer o mandato, que pelas mãos de muitos de vocês foi conferido a mim. A nós, sempre Deus, pátria, família. Somos um povo conservador, humilde e em sua grande maioria, um povo cristão. Sempre colocamos Deus em primeiro lugar. Por vezes me pergunto como consegui chegar à Presidência da República se não fosse pelas mãos dele. Nós chegamos, fomos buscando parceria, em especial dentro da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Elas foram aparecendo e, pouco tempo depois, muita coisa começa a surgir em nosso país”, disse.

Isonomia


Bolsonaro fez elogios à bancada da Bahia e ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que o acompanhou na viagem –– e deixou claro que sua meta É tornar o Nordeste uma base eleitoral forte. “Quando escolhi Rogério Marinho (que é potiguar) para ser ministro do Desenvolvimento Regional, ele só fez um pedido para mim: ‘eu quero abraçar o Nordeste’. Eu falei: ‘Rogério, o Nordeste é seu’. E ele vem fazendo um brilhante trabalho, que orgulha a todos nós e que atinge em grande parte aos mais necessitados”, destacou.

Bolsonaro ainda prometeu isonomia entre as regiões do país. “Somos um só povo, uma só raça. Temos todo o potencial que Deus nos deu, em especial esse povo maravilhoso do nosso querido Nordeste”, exortou. Segundo o governo, cerca de 40 mil moradores serão atendidos pela obra, que custou R$ 90 milhões.

Depois, Bolsonaro seguiu para Coronel José Dias, no Piauí, e visitou o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Museu da Natureza. Hoje, o presidente continua o roteiro de viagens: desembarca em Bagé (RS), onde entrega do Condomínio Residencial, no bairro de Tarumã.

Primeira-dama infectada pela covid

A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo, ontem, para o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, ela “apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos”. A infecção ocorre após o presidente Jair Bolsonaro ter informado, no último dia 7, que havia contraído a doença. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, também informou ontem ter recebido diagnóstico confirmando a covid-19 –– disse que vai trabalhar em isolamento e seguirá despachando normalmente. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cancelou a agenda após o diagnóstico da primeira-dama, e se submeterá a exame. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também fará teste contra covid, pois também se reuniu com Michelle.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...